cameras analogicas

De volta ao passado – O charme das câmeras analógicas

setembro 9, 2020

COMPARTILHE

Elas têm um charme particular, soam cool e por mais que pareçam obsoletas, muitos fotógrafos as vêm redescobrindo. Estamos falando das câmeras analógicas, que nos últimos anos ganharam destaque e se tornaram queridinhas de muitos profissionais. As digitais ainda dominam o mercado, afinal são bem dinâmicas, têm qualidade e o acesso é bem mais fácil, mas quem não resiste a todo o charme de mexer em um rolo de filme, encaixar a bobina e revelar aquela fotografia tão bem tirada? Há todo um ritual para esse tipo de registro.

Essa tendência vem acontecendo principalmente no mundo da moda. Os fotógrafos estão preferindo fazer seus cliques com as câmeras analógicas e assim recriando o cenário, brincando com a luz, redescobrindo poses e cores e resgatando memórias. Nesse caso, a instantaneidade dá lugar à tradição. Uma prova de que esse retorno está realmente em alta é a hashtag #35mm que está cada vez mais sendo usada no Instagram. Uma pesquisa rápida mostra mais de 27 milhões. Claro que os filtros ajudam nisso, mas muitos se renderam mesmo às analógicas.

 

Blog IpsisPro 1 De volta ao passado - O charme das câmeras analógicas

 

O mercado, de olho nesse nicho, também está investindo em algumas câmeras que trazem esse charme do passado. Também temos aquelas que já fazem parte da história. Confira alguns exemplos:

OLYMPUS IS-10

Esse modelo foi muito comum nos anos 70, 80 e 90 e é bem fácil de encontrar no mercado. Muitas são do tipo mono-reflex e oferecem ampla gama de recursos, apresentando visor de LCD ou leds onde se encontram os ajustes da câmera.

CANON FT QL 

A câmera da Nikon lançada em 1976 é um dos modelos mais fáceis de encontrar ainda hoje e em pleno funcionamento. Com um tamanho acessível e prático, essa câmera possui um dispositivo que torna o carregamento de filme mais simples do que as câmeras concorrentes da época. Além disso, ela oferece um bom controle dos principais parâmetros: tempo, abertura e foco.

 

Blog IpsisPro canon-1992410_1920-1024x768 De volta ao passado - O charme das câmeras analógicas

 

Câmera Descartável Kodak Funsaver 800 27p

A Kodak lançou há pouco tempo essa câmera que vem conquistando o público amante de fotos. Ela traz um ar retrô, ideal para quem deseja fazer um teste em algum evento específico ou um momento especial. O preço é baratinho e é possível fotografar 27 poses. Lembrando que ela é descartável.

Câmera Vivitar 35mm

Essa não é descartável, então garante muitas sessões de fotos comprando apenas os filmes. Por isso, também é mais cara. Ela está disponível em alguns sites brasileiros e vem com filme de 36 poses.

 

Blog IpsisPro 3 De volta ao passado - O charme das câmeras analógicas

 

Modelos antigos de câmeras analógicas

Conforme vai passando o tempo, as câmeras vão sendo aprimoradas, e com isso, melhora também a qualidade de tirar fotos além de receber funções a mais. Porém, algumas pessoas se sentem mais a vontade utilizando os modelos antigos. Portanto, se você quer investir em uma máquina daquela época das fotos de nossos pais ou da nossa infância – dependendo da sua idade, claro! –, há no mercado vários sites com vendas desse tipo de equipamento. Por exemplo: Mercado livre, Enjoei!, e muitos outros.

 

Blog IpsisPro 4 De volta ao passado - O charme das câmeras analógicas

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades