como enviar fotos para o cliente escolher

Aprenda como enviar fotos para o cliente escolher promovendo seu trabalho e vendendo mais

dezembro 4, 2018

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Uma dúvida frequente de quem está começando como fotógrafo profissional é como enviar fotos para o cliente escolher. Sempre surge aquela dúvida: “Será que devo enviar todas as fotos?” “Devo editá-las antes de enviar?” “Coloco ou não a minha marca d’água?”

Se você está vivendo isso neste momento, fique tranquilo porque neste artigo vamos te ensinar as melhores práticas na hora de enviar fotos para o cliente escolher, promovendo seu trabalho e vendendo mais!

Como enviar fotos para o cliente escolher: Confira 6 dicas

A primeira coisa que você tem que fazer quando começa a fotografar profissionalmente, seja fazendo ensaios ou eventos, é definir pacotes de fotos. Você pode criar pacotes de 20, 40, 80, 120 fotos e assim por diante.

Saber a quantidade de fotos que o cliente deseja comprar irá te ajudar na hora de fotografar e na hora de enviar as fotos para ele escolher.

Vamos supor que o seu cliente irá fazer um ensaio em estúdio e deseja um pacote de 20 fotos. Na hora de fotografar, você sabe que o ideal é fazer uma média de 200 fotos para que ele possa ter fotos diferentes e opção para escolher as 20 fotos contratadas.

Um bom parâmetro é usar a relação de que em cada dez fotos, o cliente vai gostar de uma.

1) Selecione as fotos que irá enviar para o cliente escolher

Sim, você deve selecionar as fotos que irá mandar para o cliente escolher. O primeiro motivo é que, provavelmente, terão fotos com algum problema, seja porque a pessoa piscou ou porque você errou o foco. Essas fotos não precisam ser entregues para o cliente, assim como fotos muito parecidas.

Também é interessante não enviar as fotos que você detestou porque a chance de o cliente escolher essa foto será grande. Você é autor do trabalho e o trabalho só termina na entrega. Por isso, você deve imprimir a sua assinatura, sua marca até o final.

Como fazer essa seleção?

Primeiro, você vai precisar de um programa que faça a leitura rápida das fotos para ter agilidade na hora de fazer a seleção.

Programas que costumam ler os arquivos rapidamente, mesmo em RAW, são o Lightroom e o Photo Mechanic. Ainda não sabe a diferença entre RAW e JPEG? Clique aqui.

Ambos os programas também permitem que você marque as fotos que gostou ou não gostou e até avalie cada imagem.

Uma metodologia que você pode usar é a seguinte: coloque 5 estrelas para as fotos que você gostou muito; 4 estrelas para as fotos que você gostou; e 3 estrelas para as fotos que talvez a pessoa queira e você não se importaria que essa foto fosse divulgada como sua.

Após essa primeira seleção, você vai repassar as fotos que você já gostou. Por exemplo, se você selecionou 3 fotos numa mesma situação de luz e enquadramento, essa é a hora de comparar as fotos. Assim, você vai escolher o que mais gostou de cada situação.

Ao terminar a seleção, você pode apagar as fotos que não foram selecionadas, ou colocá-las em uma pasta separada.

Lembrando que é preciso sempre dar opções para os clientes. Se o pacote do cliente é de 20 fotos, envie pelo menos 200 para eles escolher. Se o pacote é de 40 fotos, você precisa enviar 400 fotos ao cliente e assim por diante.

2) Faça uma edição prévia

Eu sei que muitas das fotos que você vai enviar para o cliente não serão escolhidas. No entanto, se você quer saber como enviar fotos para o seu cliente escolher e te considerar um bom fotógrafo, você precisa realizar uma edição prévia.

Por que realizar essa edição prévia? Por dois motivos. O primeiro motivo tem relação com o seu marketing. Isso mesmo. Quando uma pessoa faz um ensaio, ela fica ansiosa para ver as fotos. Assim que ela receber o material, a primeira coisa que ela irá fazer é postar algumas dessas imagens nas redes sociais, mesmo que o material esteja em estado bruto.

Se o cliente postar as fotos em redes sociais será um ótimo marketing orgânico para você, pois ele estará divulgando o seu trabalho. Então, não mande fotos para ele sem tratamento nenhum para que você não pareça descuidado com o seu material.

O segundo motivo pelo qual você deve realizar um tratamento básico nas fotos antes de enviá-las ao cliente é porque você irá vender mais. Quando as fotos estão pré-editadas, o cliente acaba gostando de mais fotos e selecionando um número maior de imagens do que o contratado no pacote.

Coloque um valor para cada foto extra e pode ter certeza que enviando as fotos pré-tratadas, você irá vender mais.

Mas faça um tratamento básico, corrigindo cor e dando uma nova cara para a foto. Não faça nenhuma edição que vá ocupar muito do seu tempo.

3) Coloque a sua logomarca

Como falamos anteriormente, muito provavelmente seu cliente irá publicar as fotos nas redes sociais. Inserir sua logomarca irá ajudar na divulgação do seu trabalho.

Assim, mesmo que o cliente não cite no post o nome do fotógrafo (no caso, o seu nome), o nome da sua empresa estará lá na marca d’água. Mas coloque sua logomarca de forma discreta.

Não coloque marca d’água por toda a foto. Isso impede que as pessoas consigam admirar o seu trabalho.

4) Enviando as fotos para o cliente

Após fazer um tratamento prévio e inserir a sua logomarca nas fotos, é hora de aprender como enviar fotos para o cliente escolher.

A melhor forma de enviar fotos para o seu cliente é usando uma ferramenta de transferência de arquivos, como Dropbox, We Transfer e Google Drive. Todas elas suportam arquivos grandes e são fáceis de manusear.

Ao receber as 200 fotos, por exemplo, o cliente irá escolher 20 imagens que ele mais gostou. O cliente poderá retornar para você as fotos que selecionou ou apenas a numeração das imagens para você dar seguimento ao trabalho.

Fotolivro

Se o ensaio ou evento for ser transformado em um fotolivro, o ideal é fazer uma pasta separada com as fotos que melhor contam a história que você quer registrar no álbum.

Assim, você dá uma sugestão para o cliente do que seria ideal para um fotolivro e facilita o seu trabalho na hora de diagramar. Aqui damos algumas dicas de como diagramar um fotolivro.

Para se montar um fotolivro, o ideal é cobrar por lâmica. Um livro de 20 lâminas, por exemplo, fica legal com 50 fotos. É uma média de duas fotos por lâmina.

5) Tratando as fotos selecionadas pelo cliente

Após receber a lista de fotos, você deve editá-las mais profundamente, fazendo as correções de pele necessárias, entre outras. Para essas edições mais apuradas, a melhor ferramenta para se utilizar é o Photoshop.

Após editar as fotos selecionadas, reenvie essas fotos para o cliente. O ideal é que você envie as fotos finalizadas em baixa e em alta resolução.

A baixa resolução é mais indicada para se utilizar nas redes sociais. Já a alta resolução é necessária para caso o cliente queira imprimir as fotos.

Essa entrega final pode ser feita por meio de um pen drive customizado ou diretamente pela internet, da mesma forma que foi realizada a primeira entrega.

6) Prazo de entrega

Respeitar o prazo de entrega é muito importante para que você seja considerado um bom fotógrafo. Para que você consiga sempre entregar as fotos no prazo, estipule o dobro do tempo que você gastará para finalizar o material.

Por exemplo, se você consegue finalizar o material em 15 dias, estipule 30 dias como prazo final de entrega. Assim, se você entregar com 16 dias, o cliente ficará super feliz porque você entregou adiantado.

Aqui na IpsisPRO nossos prazos são reduzidos e ainda conseguimos surpreender nossos clientes entregando antes do previsto com o menor preço do mercado. Conheça nosso trabalho.

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