Astrofotografia 00

Astrofotografia – Referências mundiais liberam workshop grátis no Youtube

janeiro 13, 2021

COMPARTILHE

Desde 1840, quando foi registrada a primeira fotografia de um corpo celeste – a Lua, a astrofotografia foi avançando e ganhando novos contornos. Desde o final do século XIX, foi possível fotografar satélites naturais da Terra com mais precisão e rico em detalhes. Hoje, podemos ver além, inclusive nebulosas e galáxias. Aliás, isso tem despertado a atenção de fotógrafos e amantes dos céus para a astrofotografia, um ramo em bastante crescimento no Brasil e no mundo.

E, para os admiradores desse tipo de fotografia, temos uma grande novidade: os fotógrafos Ian Norman e Diana Southern, do site LonelySpeck, liberaram gratuitamente no Youtube um workshop completo de astrofotografia. É ou não é imperdível? Com duração de 1h40 minutos, o vídeo ensina todo o processo, desde maximizar seus resultados na câmera sem comprar novos equipamentos, obtenção da foto até a edição das imagens, empilhamento de imagens e montagem de panorama.

Ian e Diana são grandes nomes do mundo da astrofotografia. Seus registros estão entre os 10 mais incríveis do mundo. Eles sempre disponibilizaram material sobre técnicas para astrofotografia em seu blog e site, mas essa é a primeira vez que eles compartilham um curso tão completo em seu canal. O material está em inglês, mas é possível ativar a legenda em português. Não dá para perder essa, não é mesmo?

Segue o link do workshop no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xHDa2rxDiJI&feature=emb_title.

 

Blog IpsisPro Astrofotografia-01 Astrofotografia - Referências mundiais liberam workshop grátis no Youtube

 

Mas quais são os tipos de astrofotografia?

De modo geral, são quatro tipos de astrofotografia que existe:

Deep Space: é o nome das imagens que, contando com um telescópio, conseguem capturar objetos localizados além do nosso Sistema Solar. Galáxias distantes e nebulosas fazem parte desta categoria.

Sistema Solar: aqui entram as fotografias dos planetas do nosso sistema, bem como suas luas. Também é preciso usar um telescópio para conseguir registrar objetos mais distantes, mas uma super teleobjetiva já serve para começar a brincar. Já para fotografar a nossa Lua e o céu noturno, um equipamento mais básico dá conta do recado.

Campo amplo: quando se usa uma lente grande angular, com um amplo campo de visão, é possível fotografar um céu estrelado, ou estrelas acima de uma paisagem. Esse é o tipo de astrofotografia preferido dos iniciantes, já que não exige equipamentos rebuscados.

Time-lapse: parecida com a categoria de campo amplo, com a diferença de tirar muitas exposições ao longo do tempo para, em seguida, combinar os quadros e criar um vídeo time lapse, ou, ainda, fotografar o movimento das estrelas ao longo da noite.

 

Blog IpsisPro Paisagem-de-noite-estrelada Astrofotografia - Referências mundiais liberam workshop grátis no Youtube

 

Por fim, esperamos que tenha curtido este conteúdo destinado a você 🙂 Temos outros conteúdos também, clique aqui para ver sobre composição fotográfica. Você vai adorar *-*

Já conhece nossos fotolivros? Venha dar uma olhada, comece a diagramar com suas fotos incríves 😀 Acesse aqui para conhecer mais 🙂

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades