balanco de branco

Balanço de branco (WB) [Por onde eu começo?]

agosto 26, 2020

COMPARTILHE

Quando vemos uma foto de paisagem, por exemplo, e percebemos uma flor com mais cor do que em outra, ou uma árvore mais verde do que em outra imagem, isso tudo é possível graças ao Balanço de Branco (WB), um dos grandes trunfos dos fotógrafos e uma das funções mais importantes de uma câmera digital. Com ele, é possível ajustar as cores da imagem, fornecer tonalidades mais naturais, esfriando ou aquecendo a foto. Essa função é muito útil na hora de fazer seus cliques, pois ela capta a cor mais próxima da realidade a partir das luzes do ambiente.

O Balanço de Branco funciona como nossos olhos – e o cérebro também – que são muito bem treinados para julgar o que é branco em diferentes situações de luz. Mas as câmeras digitais normalmente encontram grande dificuldade ao fazê-lo usando o ajuste de branco automático.

De acordo com o site Cambridge Colour, “um balanço de branco incorreto pode gerar imagens ‘lavadas’ com azul, laranja e mesmo verde; que são irreais e podem chegar a estragar fotografias. Para fazer o ajuste de branco na fotografia tradicional é necessário recorrer ao uso de filtros ou filmes para as diferentes condições de luz. Mas, felizmente, isso não é mais necessário na fotografia digital. Compreender como o balanço de branco digital funciona pode ajudá-lo a evitar a aparição de tons indesejados gerados pelo AWB, e assim melhorar suas fotos numa grande gama de condições de luz”.

Blog IpsisPro 02-1 Balanço de branco (WB) [Por onde eu começo?]

Entendendo o balanço de branco

Para entender um pouco mais sobre o balanço de branco, é preciso compreender o conceito de temperatura de cor, que uma característica da luz visível.

Há um método de descrever essas características da luz visível, através da medida Kelvin (K). Funciona assim: quanto maior a temperatura de cor mais alta, maior o valor Kelvin, em comparação com luz mais baixa, que tem menor valor Kelvin. Isso é importante para conseguir fazer o registro com mais precisão de cor.

Outro ponto importante é, ao fazer uma foto em um ambiente com luz fluorescente, tudo o que for branco no ambiente ficará com um tom azulado. No caso da incandescente, ficará com um tom amarelado. Por mais que parece algo leve, essa não é a cor que você quis captar.

Isso pode ser feito em programas de correção e edição de imagens, mas faça isso ao tirar as fotos, tornando seu trabalho mais fácil. Ao fazer isso, ajustando o balanço de branco, tudo que é branco permanecerá branco e também as outras cores não sofrerão mudanças, já que acontecerá automaticamente.

Blog IpsisPro 03-1 Balanço de branco (WB) [Por onde eu começo?]

Ajustes

O Site Fotos Dicas Brasil traz ainda duas dicas muito importantes:

“Se o seu propósito é brincar com as tonalidades do ambiente, você pode selecionar diferentes tipos nas configurações. Por exemplo, para obter imagens mais amareladas, ajuste luz solar em dias nublados no balanço de brancos. Faça testes, brinque e escolha o melhor modo! Não tenha medo de treinar!

O mais importante é entender a finalidade deste ajuste e existem várias técnicas tanto para ajudar no ajuste, quanto na correção! Em seu manual (Sim, eles são úteis), vai estar descrito como você configura o balanço de branco personalizado e isso varia de marca para marca, e nem tanto de modelo para modelo.

Algumas câmeras “exigem” que você primeiro fotografe uma superfície para ajudá-la na calibragem. O ideal seria um cartão cinza, mas você pode escolher uma superfície que seja completamente branca no ambiente que está fotografando, outras, que você diga que irá fazer o ajuste personalizado e depois fotografe a superfície, outros ainda, fazem a calibragem em tempo real. Você precisa descobrir na sua câmera a melhor forma”.

Para descobrir mais, “brinque” com essa função de balanço do branco, teste as funcionalidades de sua câmera. Essa é uma ótima lição.

Blog IpsisPro 04-1 Balanço de branco (WB) [Por onde eu começo?]

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades