bob wolfenson

Bob Wolfenson [Grandes Nomes da Fotografia]

julho 8, 2020

COMPARTILHE

Bob Wolfenson: entre projetos artísticos e a publicidade

Poucos fotógrafos brasileiros transitaram tão bem entre projetos artísticos e publicidade quanto Bob Wolfenson. Afinal, ao longo dos seus 50 anos de carreira, trabalhou por diversos gêneros da fotografia, tornando-se referência nacional como retratista, fotógrafo de nus e de moda.

Bob Wolfenson nasceu em São Paulo no ano de 1954. Foi aos 16 anos que descobriu sua paixão pela fotografia trabalhando como assistente na Editora Abril, durante quatro anos. No entanto, não demorou muito para que retornasse à editora. No entanto, retornara como freelancer, para várias publicações técnicas, como Químicos e Derivados, Máquinas e Metais, entre outras.

Montou o seu primeiro estúdio em 1978, quando também passou a estudar Ciências Sociais. Logo depois, em 1982, mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou como assistente do fotógrafo norte-americano Bill King. Em síntese, Bill foi um dos responsáveis por colocar Twiggy e Cindy Crawford na capa da Vogue americana. “Tinha alguns anos de carreira e me considerava medíocre. Precisava dar um salto, aprender mais.

Fui ser assistente em Nova York e nem levei câmera, vendi tudo o que eu tinha. Queria reaprender e me recolocar. Foi, talvez, o gol que eu fiz. Opção que eu tive muita sorte também”, disse uma vez em entrevista ao Correio Braziliense. Posteriormente, em 1985, voltou ao Brasil, e começou a trabalhar para as principais revistas brasileiras.

Sua primeira exposição individual era chamada “Minhas Amigas do Peito”. Foi lançada em 1989, com imagens de mulheres, amigas ou não, com os seios de fora, na Galeria Fotóptica. No ano seguinte, lança o livro e a exposição Portfolium, na Galeria Collector’s. Duas fotos foram adquiridas pelo MASP para fazer parte do seu acervo.

Anos de Ouro

Os anos de 1995 e 1996 foram anos bem especiais para Bob Wolfenson. No primeiro ano, ganhou o Prêmio Funarte, do Ministério da Cultura, de melhor fotógrafo do ano na categoria Arte aplicada pela campanha para a grife Viva Vida, realizada em Israel. Além disso, a revista Vogue publicou uma edição especial sobre seus trabalhos.

E no segundo ano, realizou a exposição Jardim da Luz, no MASP e lança o livro de mesmo nome, co-editado pelo Cia das Letras e DBA Books andArts e a revista Photo francesa publica quatro páginas a seu respeito dentro de um número especial sobre o Brasil. As principais publicações do país, como Folha de São Paulo, Veja, Vogue, Elle, Playboy, Harper’sBazaar, Marie Claire, Rolling Stone já tiveram fotos dele em suas páginas.

Ensaios nus

É impossível falar de Bob Wolfenson sem lembrar suas famosas fotos para a Revista Playboy em seus tempos áureos. Ele conseguiu imprimir uma assinatura em todos os seus ensaios, trazendo uma história e um elemento artístico. “Isso facilita a autoexposição, pois ajuda bastante estar travestida de alguma coisa que não é você exatamente. Deixa-se de vender o corpo à toa para estar envolvida em uma trama, uma narrativa”, disse em entrevista ao site Uai. Na Playboy, ele clicou nomes como Fernanda Young, Alessandra Negrini, Maitê Proença, Nanda Costa, entre outras.

Também foram fotografados, em diferentes momentos de suas carreiras, artistas como Gisele Bündchen, Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Rita Lee, Lula e Elis Regina. Sobre a arte de fotografar, Bob Wolfenson disse recentemente: “Não me veria, hoje, como outra pessoa que não fosse esse fotógrafo. É a minha paixão. Todas as coisas que eu penso são a partir do fato de eu ser fotógrafo. Essa comunicação feita por meio do meu trabalho é a minha relação com o mundo, a minha inserção no cenário cultural brasileiro se dá por esse viés”.

Dá uma olhada em algumas fotos dele ? São só algumas, mas já da pra sentir um gostinho rs

@bobwolfenson

Blog IpsisPro Blog-IpsisPRO-01-1 Bob Wolfenson [Grandes Nomes da Fotografia]

 

 

Blog IpsisPro Blog-IpsisPRO-02-1024x683 Bob Wolfenson [Grandes Nomes da Fotografia]

 

Blog IpsisPro Blog-IpsisPRO-03-1024x1024 Bob Wolfenson [Grandes Nomes da Fotografia]

 

Blog IpsisPro Blog-IpsisPRO-04 Bob Wolfenson [Grandes Nomes da Fotografia]

 

Blog IpsisPro Blog-IpsisPRO-05 Bob Wolfenson [Grandes Nomes da Fotografia]

 

Enfim, por hoje é só pessoal. Espero que você tenha gostado =) Temos muitas histórias de outros fotógrafos além de dicas maravilhosas especialmente para você. Vem dar uma olhadinha.

Conhece a IpsisPRO? Clica aqui para conhecer nossos produtos. Fotolivros incríveis que você irá amar!

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades