camera fotografica

Câmera fotográfica [Por onde eu começo?]

março 24, 2020

COMPARTILHE

Para ser um bom fotógrafo, é preciso um olhar apurado e sensível, criatividade, ter comprometimento e saber se relacionar. Ir além das técnicas também é fundamental, afinal a sua percepção dará o diferencial a um momento ímpar de alguém. Mas também não adianta ter tudo isso e não ter a câmera ideal para o seu trabalho. Muitos fotógrafos iniciantes sempre se perguntam: “qual a melhor câmera? Qual atende a tudo que eu preciso?”.

É preciso ter em mente que não há uma resposta exata, precisa e definitiva para essa pergunta. Em primeiro lugar, você deve ter em mente qual nicho você quer atingir – seja registrar viagens, eventos em geral (casamentos, formaturas, aniversários, entre outros), newborn, fotografar a cidade, e muito mais. Dependendo do seu objetivo, há uma câmera diferente que atenderá suas necessidades e expectativas.

Tenha em mente

– Se for fotografar eventos sociais, você precisará de uma câmera mais robusta, com sistema de foco rápido para não perder momentos importantes, que tire mais fotos por segundo e ter um melhor desempenho em relação à iluminação;

– No caso de paisagens e cenários naturais, as ideais são as que resistem às mudanças climáticas;

– Se for tirar fotos de objetos pequenos, como joias, por exemplo, e flores e insetos, invista em uma que aceite uma objetiva própria para este tipo de foto;

– Para vídeos, procure uma de boa tecnologia e qualidade de imagem em movimento.

Em segundo lugar, pesquise. Pesquise muito. Saiba a diferença entre uma câmera profissional e uma comum. Veja ainda as opções que estão disponíveis no mercado, as marcas mais famosas e recomendadas, entenda o seu funcionamento e as características de cada uma. Se você conhece algum profissional da área, converse com ele, troque informações, isso ajudará bastante na hora de adquirir a sua e você consiga se destacar no mercado. Outra dica importante é, além de ver na internet, tente ir em uma loja para testá-la na sua mão, poder conhecer suas características e manuseá-la.

Muitos logo perguntam: “e a quantidade de megapixels? E o zoom? São realmente importantes?”. A resposta para as perguntas é NÃO. Os megapixels representam o tamanho máximo que se pode imprimir uma imagem sem perder detalhes. Só que atualmente qualquer câmera moderna tem megapixels suficientes para 99,9% dos usos. Para o zoom a mesma coisa. Como na maioria das vezes você tirará fotos próximas, não há necessidade de nada muito distante. Caso precise, invista em lentes.

Um ponto fundamental: orçamento

Existem câmeras fotográficas de todos os preços. Cabe a você saber a que melhor se adequa à sua atividade e, principalmente, ao seu bolso. Mais uma vez o conselho é pesquisar. Tente comparar as vantagens que cada uma proporciona. Se couber no seu orçamento, invista. Agora fique atento que você precisará também de lentes, então coloque isso no papel. O melhor é definir o teto e faça o possível para não ultrapassar esse limite.

Importante: ao escolher a câmera, certifique-se de que todos os acessórios são vendidos no Brasil. Em alguns casos, são importados e custam muito caro, e há dificuldade de encontrar locais adequados para a manutenção em caso de defeito.

Outra dica é pesquisar em blogs e fóruns de fotografia. Informe-se sempre e opte por um modelo de entrada da marca de sua preferência, estude o manual e discuta com outros profissionais.

Com isso tudo, temos certeza que você irá longe e fará fotos incríveis.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades