combinação de cores na fotografia

Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

janeiro 24, 2019

COMPARTILHE

Muitos fotógrafos se preocupam com enquadramento, composição, regra dos terços e luzes, entre outros detalhes, mas se esquecem da importância de prestar atenção na combinação de cores na fotografia.

As cores em harmonia na composição são fundamentais, pois movimentam o olhar, fazendo com que as pessoas gostem ou não de uma determinada imagem.

Elas possuem uma influência muito forte sobre as emoções humanas, evocando reações como, alegria, felicidade, medo, paz, tranquilidade e outros sentimentos. Ela impacta o observador.

Saber fazer a combinação de cores na fotografia é uma arma importante para dar ainda mais credibilidade ao seu trabalho. Por isso, neste artigo vamos mostrar alguns conceitos, ferramentas e como fazer combinação de cores nas suas fotos.

O que é o círculo cromático?

O círculo cromático é uma ferramenta básica para fazer combinação de cores na fotografia. Se trabalhado de forma assertiva, o círculo cromático pode levar a resultados incríveis.

Tradicionalmente, o círculo cromático é representado como o próprio nome indica, por um círculo com 12 cores:

– Três cores primárias: não podem ser obtidas através de outras, como o amarelo, azul e vermelho.

– Três cores secundárias: formadas pela mistura das cores primárias, obtemos laranja, violeta e verde.

– Seis cores terciárias: compostas pela mistura das cores secundárias.

Além dessas cores, podemos criar milhares de outras adicionando o preto, e resultando em sombras e cores mais escuras, ou o branco para representar a luminosidade e cores claras.

Como funciona o círculo cromático para fotos

Sabe-se que a combinação de cores na fotografia é indispensável. A partir de boas combinações podemos contrastá-las, harmonizá-las e iluminá-las de forma espetacular.

O círculo cromático é um instrumento que facilita esse trabalho, já que mostra a composição das cores, luminosidade, saturação e sombra que devem ser utilizadas.

Existem diversos tipos de combinações no círculo cromático. Tem as combinações chamadas complementares, ou seja, que ocupam posições inversas no círculo e que funcionam extraordinariamente bem juntas.

Temos, também, as chamadas harmonias:

Harmonia monocromática

Neste caso, apenas uma cor primária é utilizada, podendo estar presente no objeto a ser fotografado, plano de fundo ou cenário.

Para que não fique sem graça e monótono, pode-se utilizar o preto e branco para destacar os detalhes.

Este método não distrai a visão, levando o foco para o objeto em destaque. É utilizado para criar uma imagem calma e não deixar que nenhum dos elementos da fotografia fique de fora.

Blog IpsisPro monocromático-1024x683 Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Harmonia análoga

Sutilmente outra cor é introduzida ao elemento a ser fotografado, sendo que ambas devem estar próximas no círculo cromático.

O esquema de cores análogo a ser utilizado é um guia para que você prepare suas fotografias de maneira que haja pouco contraste.

Utilizando este tipo de combinação, o efeito de harmonia entre o fundo e o objeto pode ser alcançado.

Blog IpsisPro análogo-1024x683 Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Harmonia complementar

A harmonia complementar é realizada quando é escolhida uma cor no círculo de cores e a oposta a ela. Geralmente utiliza-se uma cor quente e uma fria, atribuindo uma como principal e outra aos detalhes.

Geralmente sendo o objeto de uma cor, e o fundo que ele se encontra na cor oposta, criando forte contraste.

Blog IpsisPro complementares-1024x683 Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Harmonia triádica

Nessa composição, escolhe-se três cores que possuem a mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os detalhes. Esse método dá um ar uniforme às fotografias.

Blog IpsisPro triade-1024x683 Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Aprendendo a usar o contraste

Na combinação de cores na fotografia e em outras manifestações artísticas são utilizados basicamente seis tipos de contrastes que explicamos abaixo.

Contraste Claro Escuro

Ele é muito explorado pelos fotógrafos e demais profissionais de imagem por meio da luminosidade.

Por exemplo, contrastando o rosto de uma modelo com um fundo escuro, é possível dar volume à fotografia.

Blog IpsisPro contraste-claro-escuro-1024x768 Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Contraste Quente Frio

Como o próprio nome já diz, se dá através de cores quentes e frias. Quando suas matizes são puras, tendem a ser mais intensos.

Este contraste depende muito das cores utilizadas em conjunto, pois dependendo do contexto elas podem desempenhar papéis diferentes.

Blog IpsisPro contraste-quente-frio Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Contraste complementar

Com as cores nos seus estados puros, a combinação se torna agradável aos olhos.

Porém, quando falamos de fotografias, não de peças gráficas que podem ser manipuladas por diversos programas, as matizes podem não ter total fidelidade.

Logo, chegamos ao que existe de mais próximo desses elementos, podendo atingir uma harmonia significativa através de cores complementares.

Blog IpsisPro contraste-de-cor-complementar Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Contraste de cores puras

Caso sua fotografia tenha elementos trabalhados no preto e branco, o contraste entre estas cores deixa tudo mais vivo e saturado.

Tal resultado pode ser alcançado através de manipulação no Photoshop.

Blog IpsisPro Contraste-de-cores-puras Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Contraste de saturação

Trabalhar com cores muito vivas e tons pastéis acaba dando destaque a um objeto colorido em meio a uma cena monocromática.

É um efeito raro de ser percebido, que pode ser atingido ao utilizar um software de imagem ou através da escolha assertiva dos objetos que irão compor a cena.

Blog IpsisPro Contraste-saturação Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Contraste de quantidade

Para atingir uma harmonia na composição da fotografia, é necessário que as cores sejam distribuídas de acordo com a luminosidade.

Caso uma cor seja naturalmente mais clara, ela deverá ser combinada com uma outra que seja mais escura, para que exista diferença perceptível entre as duas.

Blog IpsisPro Contraste-de-quantidade Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Por que fazer combinação de cores na fotografia?

A influência das cores

As cores influenciam fortemente as emoções, estando ligadas ao bem-estar e estimulando de várias maneiras os sentimentos das pessoas.

O cérebro humano é capaz de identificar primeiramente a cor antes de qualquer outro elemento do objeto, como forma e textura.

Todas as cores possuem uma interpretação, sensações e sentimentos associados. A comunicação das cores com o observador depende da sua cultura, mas algumas cores tem um senso comum:

As cores claras são percebidas como mais amigáveis, informais;

As cores vivas passam uma mensagem de energia, entusiasmo, diversão;

As cores escuras são percebidas como mais autoritárias, fortes, dramáticas;

As cores opacas enviam uma mensagem de conservadorismo e às vezes até timidez;

As cores intermediárias são clássicas e neutras;

As cores claras, vivas e quentes “avançam” ao olhar;

As cores escuras, opacas e frias retrocedem o olhar.

Há estudos que comprovam o significado psicológico de cada cor e a maneira com que se relacionará com cada indivíduo, veja abaixo:

Blog IpsisPro Sensações-cromáticas Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Combinação de cores na fotografia

Ao fotografar uma imagem, o fotógrafo registra o sentimento, o amor, o momento feliz de alguém. Como meio de comunicação, a fotografia transmite uma mensagem e é composta por uma narrativa.

O fotógrafo trabalha a composição, o enquadramento, o contexto da cena fotografada. Quando pronta, um ponto trabalhado de maneira impensada na temperatura da cor, por exemplo, pode mudar completamente o sentido da mensagem, pode agregar ou inverter o conceito passado.

Nesse exemplo abaixo do Lightroom Brasil, temos a mesma composição, capturada de forma neutra e trabalhada com diferentes temperaturas da cor. No entanto, uma parece mais fria e sombria, enquanto a outra está mais aconchegante e quente.

Blog IpsisPro Temperatura-de-cor Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Blog IpsisPro Temperatura-de-cor-2 Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

5 ferramentas e sites para criar paleta de cores

Uma maneira interessante de descobrir uma paleta de cores que irá representar perfeitamente o ensaio do seu cliente, o evento ou a história a ser contada por meio da fotografia é utilizando ferramentas e sites que irão sugerir as melhores paletas de cores para serem utilizadas naquela ocasião.

Por exemplo, se você quer saber qual paleta de cor melhor representa o gosto do seu cliente, peça para ele te mandar uma foto que ele ache perfeita e queira reproduzir em seu ensaio. Pegue essa imagem e jogue no Adobe Color CC.  A ferramenta irá te dizer qual é a paleta de cor esperada pelo seu cliente para esse trabalho.

Blog IpsisPro Adobe-Color Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes

Abaixo listamos 5 ferramentas que realizam essa função:

1 – Adobe Color CC

O Adobe Color CC é ótimo para experimentar códigos de cores e localizar os tons mais adequados para a combinação em seus projetos. A ferramenta funciona após perguntar para você o tipo de regra você gostaria de basear seus testes. Isso inclui opções de cores análogas e complementares, máscaras e muito mais.

Arraste o mouse em torno da roda de cores para fazer alterações e definir algumas como base, depois para ver os resultados delas juntas. Além disso, você recebe os códigos para o layout, facilitando o processo.

2- Check My Colours

O Check My Colours é um site interessante, pois permite que você cole a URL de um site para verificar se os elementos de primeiro plano e fundo tem um bom contraste, além de verificar se as pessoas com deficiências visuais (daltônicos, por exemplo) enxergam seu conteúdo de acordo.

3- Color Combos

No Color Combos, o processo começa com um teste de combinação, que permite aos usuários examinarem as diferentes paletas de cores para trabalhar em harmonia. O site também tem uma biblioteca para você escolher algumas combinações que já foram testadas.

4- Material Pallette

Aqui está um belo site para seleção de paletas de cores quando projetamos um material. O Material Pallete solicita que você escolha duas cores base que você quer trabalhar e revela uma prévia da visualização delas se você quiser.

Uma gama de cerca de oito cores é apresentada. Você pode copiar os códigos também com o clique de um botão. As cores são mais básicas, mas dá para escolher os tons, como azul escuro, verde claro, laranja vibrante e mais.

5- Pictaculous

O Pictaculous tem como objetivo encontrar as cores certas para você usar com uma imagem. Mas, ao invés de clicar em uma imagem, ele pede para você fazer upload dela de seu computador. Você seleciona o botão Get My Palette e vê uma grande variedade de cores com base na figura carregada.

Se você quer mais dicas sobre fotografia e como melhorar seu trabalho cada vez mais, siga a gente nas redes sociais e seja o primeiro a saber toda vez que tiver artigo novo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades