como conseguir clientes na fotografia

Veja 10 formas de como conseguir clientes na fotografia

maio 16, 2019

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De uns tempos para cá, muitas pessoas decidiram largar seus empregos formais e adentrar no mundo da fotografia, movidos, principalmente, pelo sonho do próprio negócio. Mas como conseguir clientes na fotografia? Esse com certeza é o maior desafio de quem está entrando nesse mercado e até dos profissionais que já estão há um tempinho.

A crise econômica no Brasil afetou os fotógrafos. Mesmo já tendo passado o pico da crise, vemos que os consumidores aprenderam a ser mais exigentes em relação aos profissionais que contratam.

O desafio é grande, mas existem formas de atrair e convencer esses consumidores de que o seu serviço é o que eles procuram.

Veja 10 dicas de como ampliar seus horizontes e fomentar o seu negócio.

Como conseguir clientes na fotografia

1) Defina seu estilo

Se você está começando nesse mercado, a primeira coisa que você precisa fazer é definir o seu estilo. É raro vermos consumidores buscando profissionais com múltiplas especialidades. Na verdade, eles querem alguém que seja fera naquele campo específico para o qual eles buscam um fotógrafo.

Além disso, quando você define um nicho de trabalho, é mais fácil você elaborar estratégias para chegar até os potenciais clientes, já que você saberá exatamente em que plataformas, grupos, locais essas pessoas estão, o que elas consomem e que tipo de eventos elas frequentam.

Por exemplo, se você focar em casamento, saberá onde achar suas noivas. Se prefere clicar aniversários de crianças, será fácil descobrir onde encontrar as mães. E assim por diante.

Identifique as suas habilidades e a sua preferência profissional. Deseja tirar apenas fotos de recém-nascidos? De casamentos? De festas de debutantes? De grávidas? De eventos? Com qual desses segmentos você lida melhor?

Quanto mais nichado for o seu campo de atuação, melhor ainda. Por exemplo, se você gosta de fazer fotos de criança em estúdio para inseri-las posteriormente, na pós-produção, em mundos fantásticos, você já encontrou o seu nicho. Sempre que alguém pensar em crianças com unicórnios irá lembrar de você. Você poderá se tornar referência na área.

Se você gosta de fotografar tudo, preste atenção no mercado da sua região. Veja quais setores estão saturados e quais possuem escassez de profissionais. Escolha o segmento com menor número de fotógrafos e invista seu tempo e dinheiro.

2) Tenha um portfólio atrativo

Para ter um portfólio atrativo não basta apenas publicar as suas fotos nas redes sociais. Você precisa ter um site específico para isso. Tenha um domínio próprio, faça um design arrojado, com navegação intuitiva. São os detalhes que dizem para o seu cliente o quão profissional você é.

Como você já definiu o seu nicho de atuação, será mais fácil estruturar seu portfólio para que conquiste o coração do seu público-alvo. Tenha em mente que fotografia é sentimento, então você precisa ganhar os seus clientes pela emoção.

No seu portfólio, você só deve colocar as fotografias daquele segmento. Por exemplo, se você é um fotógrafo newborn, em seu portfólio deve ter apenas as melhores imagens que você registrou de recém-nascidos. Nada de inserir outros assuntos no meio.

Outro ponto importante: QUALIDADE é melhor que QUANTIDADE. Ou seja, coloque apenas as suas melhores fotografias, aquelas que realmente se destacam, que são originais e únicas. Invista nessas imagens, mesmo que sejam poucas.

Você pode até inserir umas fotos mais tradicionais e padronizadas, mas uma ou outra que se destaque pela técnica, por exemplo. Nada de lotar seu portfólio. Um portfólio com 15 a 25 imagens já está de bom tamanho.

Neste artigo aqui, você encontra duas receitas de como montar um portfólio de fotografia impecável, que irá conquistar o seu cliente na quarta foto!

E lembre-se de manter o seu portfólio atualizado. Temos certeza que com o passar do tempo as suas fotos irão evoluir. Então, esteja sempre o abastecendo com trabalhos melhores e retire aquelas imagens que não te agradam mais. Assim, o seu portfólio continuará enxuto e elegante.

Caso esteja começando agora e não tenha uma base grande de clientes para criar um catálogo, ofereça sessões para os seus amigos. Tenho certeza que você irá conseguir materiais muito interessantes.

3) Faça parcerias

Uma das melhores táticas de como conseguir clientes na fotografia é a realização de parceria. Criar parcerias é oferecer o seu serviço fotográfico em troca da divulgação do seu trabalho.

Por exemplo, se o seu nicho são as gestantes, você pode procurar lojas que vendem roupas para grávidas ou móveis de bebê e oferecer fotos dos produtos. Em troca, a loja irá te indicar para as gestantes. Além disso, o seu nome aparecerá nos créditos dessas fotos, que essas lojas com certeza irão utilizar em peças de divulgação.

Se o seu nicho tem relação com festas, seja de casamento, de aniversário ou de debutantes, você pode fechar parcerias com buffets e casas de evento. Você pode pedir aos responsáveis dessas empresas para fazer demonstração de suas imagens e do seu portfólio aos clientes deles.

Essas parcerias costumam dar ótimos resultados em curto tempo.

E por que não fazer parceria com outros fotógrafos? Procure fotógrafos que atuam no seu segmento e se apresente. Peça para ele te dar alguns cartões de visita ou outros materiais de marketing para você entregar a algum cliente que, por algum motivo, não possa atender. Com certeza ele ficará muito grato e vai querer retribuir o favor.

Fotógrafos de nichos diferentes também podem indicar um ao outro. Por exemplo, se você atua no segmento de newborn, um fotógrafo de gestante pode te indicar para aquela futura mamãe.

4) Invista em Marketing Digital

Grande parte dos acessos à internet são feitos por consumidores que estão buscando profissionais, serviços, informações sobre marcas e produtos.

Por isso, uma forma de como conseguir clientes na fotografia é ter uma presença sólida na internet, assim como em redes sociais.

Para isso, você precisa criar um site, ter um blog que te ajude a ficar bem colocado nas buscas do Google, usar as redes sociais com frequência e também fazer anúncios pagos.

Entenda melhor como funcionam essas estratégias de marketing digital para fotógrafos.

Blog IpsisPro d5874b34534f594101a09d7a40b3f623 Veja 10 formas de como conseguir clientes na fotografia

5) Faça promoções nas redes

Dois fatores são relevantes para o consumidor na hora de escolher um fotógrafo: qualidade e preço. Por isso, você precisa ter valores acessíveis para o seu público-alvo.

Nesse ponto, uma forma de atrair novos clientes em épocas de baixa é fazendo promoções, que você pode divulgar em suas redes sociais.

Por exemplo, se você fotografa gestantes, em maio, mês das Mães, você pode dar 20% de descontos nos ensaios. Se fotografa casamentos, pode ofertar 30% de desconto para os casais que fecharem com você no mês de junho, mês dos Namorados.

Mas calcule direitinho esses descontos para que você tenha uma margem de lucro, mesmo que mínima.

Outra opção é sortear uma sessão de fotos em suas redes sociais. Você pode solicitar que as pessoas compartilhem uma imagem de divulgação do seu trabalho ou marquem os amigos para concorrer a sessão. Assim, mais pessoas irão conhecer você.

Cuidado: não abuse de promoções. Elas devem ser realizadas esporadicamente e dentro de um contexto. O excesso de promoções pode parecer que você está desesperado por clientes e prejudicar a sua imagem.

6) Envie e-mails

Outra dica de como conseguir clientes na fotografia é criar uma lista de e-mails de clientes, de pessoas interessadas, mas que não fecharam contrato com você, e até de parceiros. Envie duas atualizações mensais para esta lista. Faça isso de 15 em 15 dias.

Entre as atualizações, você pode mandar a promoção do mês, divulgar que você está sorteando uma sessão, enviar fotos de um ensaio diferente que você fez recentemente, enviar um post interessante do seu blog, divulgar as suas novidades.

A grande vantagem de se ter uma lista de e-mail é que essas pessoas já gostam do seu trabalho, já sabem um pouco mais sobre você e muitas até já confiam em você.

7) Promova um evento beneficente em apoio a uma instituição

Que tal criar um concurso cultural ou realizar mini sessões fotográficas para ajudar uma instituição da sua cidade ou região? Procure um lugar que você confia e, de preferência, tenha alguma relação com o seu trabalho. Por exemplo, se você fotografa crianças, que tal ajudar uma APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), uma creche comunitária ou um orfanato?

Junte os seus parceiros e convide os seus clientes para uma mini sessão revertida para doações. Se a instituição estiver precisando de alimentos, por exemplo, a mini sessão pode ser paga com uma cesta básica.

Durante esse evento, você pode pega o e-mail dos participantes e adicioná-los naquela sua lista do item anterior. Mande um e-mail de agradecimento e mostre um pouco do seu trabalho. Com certeza você conseguirá novos clientes e muitas indicações.

Caso você não queira organizar um evento, você pode oferecer os seus serviços para as mobilizações que tiverem na sua cidade. Você pode tanto fotografar o evento ou oferecer uma sessão fotográfica para ser sorteada entre os doadores da causa. Além de você contribuir para melhorar a vida de alguém, você ficará conhecido e bem visto na sua cidade.

8) Programa de indicação de clientes e cartão fidelidade

Essa é uma ideia de como conseguir clientes na fotografia que costuma fazer sucesso junto ao público. Funciona assim: quando um ex-cliente indica seu trabalho para um amigo que fecha contrato com a sua empresa, você o premia com uma mini sessão ou com um desconto na próxima vez que ele precisar dos seus serviços. É uma ótima forma de fazer com que os seus antigos clientes te indiquem.

Cria um material criativo explicando como funciona o seu programa de indicação de clientes e divulgue por meio das suas atualizações mensais enviadas por e-mail ou pelo privado das redes sociais.

Faça também cartões fidelidade para que o seu cliente volte a te procurar numa próxima vez que ele precisar de serviços fotográficos do seu nicho.

O seu cartão fidelidade pode funcionar da seguinte maneira: a cada duas sessões contratadas pelo cliente, a terceira é gratuita.

Você também pode dar descontos progressivos por meio do seu cartão fidelidade. Por exemplo, na segunda sessão, ele ganha 10% de desconto. Na terceira sessão, 15%, e assim por diante.

9) Entre em contato com a imprensa

Entre em contato com os meios de comunicação da sua cidade e região e se coloque a disposição para entrevistas. Produza pautas sugerindo matérias nas quais você possa ser fonte.

Em todos os trabalhos, sempre há uma boa história para contar. Se você fotografou um casal que tem uma história interessante, veja com eles se topam contar a história para um jornalista. Converse com o jornalista, ofereça que as fotos sejam usadas na reportagem e peça os créditos.

10) Construa um networking

Você não pode ser introvertido em nenhum trabalho em que você dependa de pessoas. Por isso, você precisa se relacionar!

Atualmente, muitos profissionais da área afirmam que para conquistar um cliente é 20% qualidade da fotografia e 80% marketing.

Os investimentos que você fizer em marketing vão trazer pessoas até você que irão te pedir orçamento. Mas o fechamento do contrato dependerá de como você irá se relacionar com esses clientes em potenciais, da sua simpatia e carisma.

Por isso, você precisa ser simpático com todos. Em eventos, interaja com as pessoas, converse com os cabeleireiros, garçons, fornecedores. Aceite os convites feitos pelas pessoas para ir a determinados lugares. Convide-as para participar de eventos com você. Seja gentil.

Envie fotos tiradas da casa de eventos para os responsáveis. Envie fotos do penteado para o salão de beleza. E assim por diante. Eles com certeza irão lembrar de você quando alguém pedir uma recomendação de fotógrafo.

E na hora de imprimir os seus fotolivros, conte com a qualidade de impressão e acabamento da IpsisPRO. Além de termos o melhor preço do mercado, estamos oferecendo 50% de desconto para mostruário até 31/07/19.

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