fotolivro

Como contar uma história com o seu fotolivro?

outubro 9, 2018

COMPARTILHE

Quando você faz uma sessão de fotos, é natural que você conte uma história com essas fotos, ou o próprio cliente queira que você faça isso em seus fotolivros. Este trabalho requer um cuidado redobrado por parte do fotógrafo, pois, diferente do vídeo que salva as imagens em sequência e com muito mais facilidade narra um acontecimento, as capturas fotográficas tendem a ficar deslocadas e pouco se pode aprender ao colocá-las lado a lado.

Então, se você vai fazer um ensaio fotográfico, acompanhe algumas dicas essenciais que farão toda diferença na hora de você contar a história do seu cliente com seu fotolivro:

1º Faça um bom roteiro e planeje sua ações

Quanto mais natural a foto, mais especial ela se torna e com um roteiro de como pode ser uma sessão fotográfica, fica mais fácil de se ater aos detalhes do fotografado já que você, fotógrafo, já tem em mente o que pretende fazer no espaço em que o modelo irá posar. Agora que você já tem noção por onde começar nas fotografias, comece a planejar como haverá este destaque. Pense em todos os elementos que o ajudarão a contar essa história que o seu cliente tem em mente, considerando o tema a ser fotografado.

Um casamento, por exemplo, é repleto de pequenos elementos que ajudam a criar uma narrativa. Enumere esses detalhes que precisam ser captados, para que assim consiga montar sua história na hora de compor o fotolivro.

Visite com antecedência todos os cenários possíveis, pois eles vão ajudar a dar o tom da sua trama. Também serão os responsáveis por definir o tipo de iluminação e outros detalhes fundamentais para compor as melhores imagens para seu fotolivro.

2º Conheça bem seus clientes

Para que você consiga captar a essência da história que o seu cliente deseja contar é necessário que você conheça muito bem a história dele. Procure conhecer a fundo aqueles que contrataram os seus serviços. Isso irá fazer com que você entenda melhor quais serão os destaques, o que não pode faltar, o que fotografar e como contar a história no seu fotolivro.

Peça para que eles expliquem a história que eles querem contar neste fotolivro, enquanto isso vá sugerindo alguns elementos que acredita que darão o tom da história. Sem esquecer de pedir para que eles contem algumas histórias que te ajude a compor a narrativa do seu fotolivro.

3º Trabalhe com sequências de fotos

Para ajudar a contar uma história a partir de um fotolivro é preciso que existam fotos em sequência que irão ajudar na construção da narrativa daquele ensaio ou evento. Mas, você também não deve exagerar nesse recurso, porque contar uma história com fotografias vai muito além da reunião de uma sequência de capturas em um momento específico.

Para utilizar bem a sequência opte por uma situação que tenha bastante significado. Então coloque-as lado-a-lado no seu fotolivro, como se fosse uma história em quadrinhos.

4º Foque no início e no final

É claro que é interessante que a história inteira esteja coesa no seu fotolivro. Mas o essencial mesmo é que a história tenha um bom começo e um bom final e que a ordem cronológica dos fatos seja respeitada.

Dessa forma você terá uma narrativa linear, que é a mais fácil de ser compreendida por quem for acompanhar essa história futuramente. Afinal, você acabou de construir uma caixa de memória que precisa fazer sentido para todos que verem o fotolivro.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades