como enquadrar fotos 2

Como enquadrar fotos? Faça imagens mais interessantes com essas 13 dicas

maio 10, 2019

COMPARTILHE

A composição fotográfica é determinante para que você consiga bons resultados em suas fotos. Para que você consiga criar composições interessantes, você precisa saber como enquadrar fotos.

Ao enquadrar uma foto, você está decidindo o que vai colocar na imagem, ou seja, sua composição. Se você vai pegar mais o céu ou mais o chão. Se vai colocar o rosto da pessoa na esquerda ou na direita e assim por diante.

Esse talvez seja um dos pontos-chaves da fotografia e um dos exercícios que mais desenvolvem o olhar fotográfico. Um simples passo para trás ou para o lado pode mudar completamente um foto.

Como enquadrar fotos

1) Regra dos terços

A princípio, quando se fala em como enquadrar fotos, a primeira coisa que vem à mente da maioria dos fotógrafos é a Regra dos Terços. Esse é o primeiro princípio para se obter uma composição harmônica.

A Regra dos Terços consiste em dividir a cena em nove partes iguais. Para isso, basta traçar duas linhas imaginárias na vertical e duas na horizontal. O cruzamento destas quatro linhas determina os quatro pontos focais. É em um desses pontos que você deve inserir o assunto principal da sua foto.

Blog IpsisPro regra-dos-terços Como enquadrar fotos? Faça imagens mais interessantes com essas 13 dicas

Como a tendência natural do ser humano é olhar para o centro da foto, ao colocar o assunto principal deslocado da parte central, você faz com que o observador olhe toda a foto, mesmo que inconscientemente, apreciando todos os elementos da composição.

Mas é importante ressaltar que essa regra é só uma das técnicas existentes de fotografia. É possível fazer fotos harmônicas colocando o assunto principal da imagem em outros locais. Tudo dependerá de outros fatores. Use a criatividade!

2) Enquadre as pessoas com elementos naturais

Fotografar também é uma forma de contar uma história. Para que essa história seja contada de forma interessante, é bacana situar o observador no local onde a imagem está sendo fotografada.

Para isso, é interessante incluir na cena os elementos que estão ao redor. Decorando sua foto com um enquadramento criativo torna sua imagem mais agradável aos olhos.

Aliás, no caso de você ficar em dúvida sobre quais elementos incorporar em sua foto, você pode fazer uma imagem com o plano de fundo desfocado. Essa também é uma forma de adicionar mistério a história que você está contando.

Blog IpsisPro como-enquadrar-fotos Como enquadrar fotos? Faça imagens mais interessantes com essas 13 dicas

Foto: Lola Elise

3) Crie um enquadramento dentro de outro enquadramento

Usar portas, janelas, arcos, espelhos entre outros elementos para criar um enquadramento dentro do seu enquadramento pode gerar ótimos resultados.

Essa é uma forma de você chamar a atenção do observador para aquilo que você quer realmente destacar. É um jeito de guiar os olhos do espectador para aquela direção em particular.

Esse tipo de composição costuma deixar as fotos muito mais interessantes e cativantes.

Blog IpsisPro enquadramento-dentro-de-um-enquadramento-1024x683 Como enquadrar fotos? Faça imagens mais interessantes com essas 13 dicas

Foto: Victor Ataide

4) Procure múltiplas camadas

Você pode capturar suas fotos por meio de camadas. Assim, você conseguirá separar de forma bem clara o que está na frente, no meio e ao fundo.

Blog IpsisPro multiplas-camadas Como enquadrar fotos? Faça imagens mais interessantes com essas 13 dicas
5) Fotografe o que está em movimento

As fotos em movimento são muito interessantes e únicas. Aquela cena não estará mais ali. Assim, nenhum outro fotógrafo conseguirá reproduzir sua imagem. Ela será realmente única!

6) Transforme o cenário em uma vinheta

Uma técnica utilizada por muitos fotógrafos é a criação de vinhetas. Essa é uma forma de chamar a atenção do observador para o assunto principal.

Normalmente, as vinhetas são feitas por meio de ajustes na iluminação, mas você pode fazer vinhetas com os próprios elementos do cenário. É possível usar galhos de árvores, folhas e outros objetos para fazer esse efeito.

7) Capturar mundos diferentes

Um enquadramento interessante é inserir em uma única foto dois mundos que parecem ser diferentes, mas que ao mesmo tempo estão juntos de alguma forma. Portas e janelas são perfeitas para transmitir essa ideia.

Blog IpsisPro dois-mundo Como enquadrar fotos? Faça imagens mais interessantes com essas 13 dicas

8) Crie gradientes com elementos da cena

Muito fotógrafos gostam de adicionar gradientes artificiais nas fotos por meio do Photoshop ou do Lightroom. Mas você pode fazer isso naturalmente, enquadrando uma das bordas com um elemento natural. Para fazer isso, você pode usar um galho de árvore ou uma parede branca.

Blog IpsisPro gradiente-1024x683 Como enquadrar fotos? Faça imagens mais interessantes com essas 13 dicas

Foto: Joelcio Dunayski

9) Utilize estruturas da cena que não são convencionais

Olhe tudo o que tem na locação com outros olhos. Tente achar objetos diferentes e os use como cenário. No começo costuma ser um pouco mais difícil, mas logo o seu olhar se adapta e se torna natural encontrar coisas inusitadas para compor as cenas das suas fotografias.

10) Fotografe através de elementos

Adicione um pouco de surrealismo as suas imagens fotografando através de elementos naturais. Você pode usar cortinas, tecidos, galhos que tenham abertura suficiente para colocar a lente.

Aproveite e experimente diferentes comprimentos focais, aberturas e distâncias.

11) Destaque o assunto

Outra dica de como enquadrar fotos é destacando o assunto. Esse efeito é muito interessante e não é complicado de fazer. Você pode utilizar o flash, espelhos, reflexos ou lentes f/2.8 para deixar seu objeto em destaque.

Blog IpsisPro destacada Como enquadrar fotos? Faça imagens mais interessantes com essas 13 dicas

12) A área de respiração

Outro princípio para uma boa composição, é deixar uma parte do fundo aparecer. Chamamos isso de área de respiração e ela deve estar posicionada à frente do assunto principal, no primeiro plano.

13) Use número ímpares

Ao invés de fotografar em pares, prefira enquadrar objetos em números ímpares. Os números ímpares tendem a criar uma sensação dinâmica na cena.

Por exemplo, três flores ou seis pedras vão parecer mais dinâmicas do que duas flores e quatro pedras.

Isso também funciona bem para grupos de pessoas. Em um grupo de 12 pessoas, por exemplo, prefira fazer duas fileiras, uma com sete e outra com cinco pessoas, ao invés de fazer fileiras com números pares de pessoas. Você também pode tentar que as pessoas formem um triângulo.

Os 6 planos de enquadramento

Para aprender como enquadrar fotos, você precisa conhecer os tipos de enquadramentos. Para fotografar pessoas, existem 6 planos de enquadramento. São eles:

  • Plano aberto ou plano situação: mostra a modelo de corpo todo assim como o cenário onde ela está inserida;
  • Primeiro plano: enquadra a modelo por completo, mas deixa de lado o cenário;
  • Plano americano: a modelo é capturada do joelho para cima;
  • Plano médio ou meio corpo: a modelo é fotografada da cintura para cima;
  • Close ou busto: o corte é realizado na altura do peito da modelo;
  • Superclose ou big close: enquadramento de parte do rosto da modelo.

Atenção ao corte!

Você não deve realizar enquadramentos que cortem os membros do corpo muito perto das articulações. Evite cortar cotovelos, joelhos, mãos, dedos, cabeça e pulsos.

Esse tipo de corte deixa nossa mente incomodada. Assim, ela tende a querer completar a pessoa. Em nosso subconsciente sabemos que há mais para aparecer. Por isso esse tipo de imagem costuma causar rejeição.

Assim, mãos sempre precisam de dedos, tornozelos precisam de seus pés e o mesmo vale para o pescoço, para evitar o efeito de uma cabeça flutuante.

Ângulos de câmera

Para aprender como enquadrar fotos como um profissional, é preciso conhecer os ângulos mais utilizados na fotografia. Os principais ângulos de câmera são três: normal, plongée e contra-plongée. Entenda um pouco mais sobre eles.

Ângulo Normal

É o ângulo na altura dos olhos, que acompanha a visão humana. Uma dica que faz a diferença nesse tipo de enquadramento é posicionar sua câmera no meio.

Então, se você está fotografando uma pessoa de corpo inteiro, usando essa técnica você vai evitar alongar ou achatar essa pessoa. Essa dica é ainda mais importante para fotos oficiais de casamento.

Plongée

Plongée significa mergulho em francês. O ângulo plongée é quando a câmera captura a cena de cima para baixo, mergulhando nela.

O Plongée absoluto é quando a foto é de cima, como fotos aéreas ou quando você sobe em algum local para fotografar de cima. Normalmente, o objeto fica exatamente embaixo da lente da câmera.

Quando usar?

Fotografando em plongée, você não fica presa ao fundo comum, padrão das fotografias. Você traz o chão como fundo. É indicado usar esse tipo de ângulo quando há elementos no chão que são interessantes para a composição da imagem.

A foto plongée traz inferioridade. Você está deixando a pessoa oprimida, diminuída. Esse é o sentimento que define o plongée. Mas ele também dá uma sensação de intimidade. Faz você mergulhar na cena. Você está ali dentro, próximo, perto. Ele traz ainda fragilidade, delicadeza.

Blog IpsisPro plongee-2-1024x683 Como enquadrar fotos? Faça imagens mais interessantes com essas 13 dicas

Contra-plongée

É quando a imagem é captada com a câmera fotografando debaixo para cima.

O contra-plongée absoluto é quando a câmera está bem embaixo. Na fotografia não é muito comum, mas no cinema a gente vê com frequência.

Quando usar?

Com o contra-plongée também é possível fugir do fundo normal e trazer o que está em cima como fundo, que pode ser uma casa, uma árvore ou até mesmo o céu.

O contra-plongée traz a sensação de superioridade e poder para a imagem. Em fotos de políticos e de pessoas poderosas em revistas é possível perceber que a câmera sempre está um pouco abaixo, pegando a personalidade debaixo para cima para dar essa sensação de poder.

Blog IpsisPro contra-pongee-1024x682 Como enquadrar fotos? Faça imagens mais interessantes com essas 13 dicas

Mas lembre-se que tudo é uma questão de conjunto. Não é porque você vai tirar uma foto debaixo para cima, que a pessoa vai ficar poderosa, por exemplo. Tudo depende das cores, da exposição, da direção do modelo. São vários os fatores que fazem a fotografia transmitir sensações diferentes.

Uma forma interessante de aprender sobre enquadramentos é observar como eles são feitos no cinema. Preste atenção nas cores, na composição, na luz e nos ângulos dos filmes que você assiste.

Com fotos tiradas em enquadramentos diferentes, você consegue fazer um fotolivro muito mais criativo e interessante! Neste momento, conte com a IpsisPRO para garantir a qualidade na hora da impressão do seu trabalho. Temos diversas opções de fotolivros que certamente você irá amar. Venha conferir clicando aqui.

Além disso, oferecemos um software gratuito para diagramação: o PRO Book Creator. Com ele, a diagramação é mais rápida e intuitiva. Você também consegue exportar o álbum em PDF para enviar para aprovação do cliente. Para facilitar a sua vida, ainda é possível mandar o material por meio da ferramenta para a impressão.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades