como fazer um álbum de fotos profissional

Confira os ingredientes de como fazer um álbum de fotos profissional

janeiro 3, 2019

COMPARTILHE

Muito fotógrafos deixam de oferecer fotolivros para seus clientes por puro medo de diagramar. O passo a passo de como fazer um álbum de fotos profissional pode parecer complexo, mas é como uma receita de bolo. Basta usar os ingredientes certos, seguir cada passo e ter paciência para errar algumas vezes até acertar.

A primeira dica de como fazer um álbum de fotos profissional é que ele deve ter a cara do cliente. Para isso, você precisa entender mais a fundo a necessidade exata daquele que te solicitou esse serviço. Conhecê-lo vai te ajudar a corresponder às necessidades dele.

Depois disso, você está preparado para começar a montar um fotolivro. Basta seguir a nossa receita.

Ingrediente 1: O tema do ensaio é o guia da montagem do álbum

O tema do ensaio irá guiar toda a confecção do fotolivro. Ele irá influenciar o layout, as cores, os elementos gráficos e até mesmo a escolha do papel que será utilizado para imprimir as imagens.

Blog IpsisPro como-fazer-album-de-fotos-profissional Confira os ingredientes de como fazer um álbum de fotos profissional

Ingrediente 2: Selecione as melhores imagens

Com imagens impecáveis, é praticamente impossível não conseguir fazer um lindo álbum de fotografia.

No entanto, para que você aprenda como fazer um álbum de fotos profissional é importante entender que a posição da foto no álbum também conta muito.

Você pode posicionar as imagens no álbum de maneira a dar ênfase as fotos incríveis e esconder aquelas que você não gostou tanto.

Até mesmo uma foto mediana, se bem posicionada, pode trazer muito mais impacto.

O ideal é selecionar poucas imagens para que as pessoas possam curtir foto a foto e sentir a emoção que cada uma transmite.

Com poucas imagens, você consegue dar a todas as fotos o destaque que elas merecem.

Ingrediente 3: Conte uma história

Um álbum de fotografia é muito mais que uma coletânea de fotos, é um livro de história. Você precisa contar uma história através dele.

Às vezes, as imagens que você mais gostou são de momentos semelhantes. Na hora de selecionar as fotos, você vai ter que abrir mão de uma foto que você adorou para dar lugar a uma outra que acrescente mais a narrativa.

A ordem das imagens também conta muito na hora de narrar a história que você quer contar.

Com fotos de viagens, por exemplo, o ideal é iniciar com as fotografias do momento da partida. Em seguida, deve-se colocar os registros de tudo o que aconteceu no passeio e, por fim, as fotos do momento da despedida.

No caso das fotos de casamento, é interessante começar com as fotos do pré-wedding, depois colocar os retratos da arrumação dos noivos, da organização do espaço, da cerimônia e, por último, a festa.

Para aniversários, é importante pôr em ordem a arrumação da festa, a hora dos parabéns, as fotos com os convidados, as brincadeiras e o restante do evento.

Ingrediente 4: Tratando as imagens

Uma dica importante de como fazer um álbum de fotos profissional é o tratamento das fotos. É importante tratar as imagens para que elas fiquem ainda mais lindas e dê uma identidade visual ao álbum.

Assim, na pós-produção, você irá precisar mexer no balanço de cores, nos contrates e no brilho. Também é interessante fazer retoques de pele porque é algo que o seu cliente espera. Ele quer aparecer incrível no fotolivro!

No entanto, é preciso ter muito cuidado ao tratar as fotos. O trabalho de pós-produção precisa ser invisível. Se qualquer pessoa que folhear o álbum notar o quanto as fotos foram tratadas, há algo errado. Esse excesso não será visto com bons olhos.

 

Blog IpsisPro album-de-fotos-profissional Confira os ingredientes de como fazer um álbum de fotos profissional

Ingrediente 5: Diagramação

O passo posterior de como fazer um álbum de fotos profissional é a diagramação.
Durante esse processo, não é interessante que os elementos gráficos do álbum chamem mais atenção que a fotografia.

Para quem está começando na confecção de álbuns agora, o ideal é iniciar pelos layouts mais cleans. Assim, use páginas com fundo branco, evite bordas chamativas e crie layouts simples e bem alinhados. Prefira ousar mais na composição da Capa e Contracapa, por exemplo.

Mas lembre-se: toda diagramação deve levar em conta o gosto do cliente. Se o cliente pedir um álbum mais clean, arrisque você a fazê-lo. Se caso ele quiser um álbum mais chamativo, chame alguém que tenha mais experiência com design para te ajudar.

Quando você estiver mais confiante, poderá ousar com cores fortes, brincar com layouts diferentes e inserir elementos mais chamativos. Ao dominar bem a técnica da diagramação, você conseguirá ousar sem fazer conflito entre os elementos gráficos e as fotos.

No artigo sobre exemplos de fotolivros para cada trabalho, mostramos o modelo ideal para atender as expectativas do cliente em cada situação.

Ingrediente 6: Aprenda sobre fonte

A tipografia faz toda a diferença em qualquer projeto gráfico. Se você vai se aventurar no mundo da diagramação de álbuns, busque conhecimentos básicos sobre estilos de fontes. Esse conhecimento irá te ajudar a se diferenciar dos outros profissionais.

Lembre-se que a fonte escolhida será usada para passar uma informação. Ou seja, precisa ser legível e ter o tamanho ideal. Fontes muito pequenas não são legíveis. Fontes muito grandes pesam no layout.

Ingrediente 7: Crie seu próprio estilo de layout

É interessante você ir, aos poucos, selecionando os elementos gráficos que mais gosta e o estilo de layout que mais combina com o seu estilo de fotografar. Assim, cada um dos álbuns que você criar terá a sua marca. Quem olhá-los e conhecer o seu estilo logo irá perceber que foi criado por você.

Mas é preciso ter um estilo próprio de diagramar sem deixar de lado o gosto do cliente. O álbum tem que ter o seu estilo, mas precisa ficar a cara do cliente.

No artigo como fazer diagramação de fotos, damos 6 dicas cruciais que irão tornar o seu layout único e deixar seu álbum perfeito.

Ingrediente 8: Software para diagramação

Os parceiros da IpsisPRO contam com uma ferramenta de diagramação super simples e intuitiva: o IpsisPRO Designer.

Ele é perfeito para os fotógrafos que estão começando a aprender como fazer um álbum de fotos profissional, já que disponibiliza layouts já prontos.

O software também te dá a opção de exportar um formato em PDF para ser enviado para aprovação do cliente. Ele ainda permite que você possa enviar diretamente o fotolivro para impressão.

Para você aprender a explorar todas as funcionalidades oferecidas pelo IpsisPRO Design, confira um tutorial de como usar o software aqui.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades

Newsletter