como imprimir um fotolivro

Como imprimir um fotolivro | Veja como é realizada a impressão e quais cuidados tomar

maio 14, 2019

COMPARTILHE

Existem diversos tipos de fotolivros que você pode oferecer aos seus clientes e aumentar a sua renda, além de agregar valor ao seu trabalho. Os fotolivros deixam as suas fotos ainda mais encantadoras porque eles contam uma história e fazem com que o cérebro dos seus clientes reviva aquele momento eternizado ali.

Mas como imprimir um fotolivro? É isso que vamos te ensinar neste artigo!

Diagramação

Para entender como imprimir um fotolivro, primeiro é preciso diagramá-lo. Para isso, você irá fazer a curadoria. O que é isso? Você irá selecionar as fotos que melhor contam a história daquele momento. O ideal é fazer uma pré-seleção com um número maior de fotos e enviar para o seu cliente fazer a seleção final.

É importante usar, além das fotos dos personagens principais, imagens da decoração para ambientar quem for ver o fotolivro.

E lembre-se: a resolução das fotos é muito importante quando elas serão impressas. Fotos digitais de apenas 72 dpi possuem uma qualidade aceitável para serem vistas no monitor, mas não servem para impressão. Fotos para impressão precisam ter, no mínimo, 150 dpi. No entanto, para ter uma boa nitidez, o recomendável é 300 dpi.

Depois de selecionada as imagens, chegou a hora de fazer a diagramação. Ou seja, organizar as fotos no álbum para que elas narrem a história. O ideal é que o fotolivro tenha uma identidade visual do começo ao fim para que ele todo seja uma unidade.

Existem diversos programas pelos quais você pode diagramar o seu álbum. Entre eles temos o Photoshop e o InDesign. No entanto, para usar esses programas para fazer um fotolivro exige um conhecimento prévio de design.

O IpsisPRO Designer é um software desenvolvido especialmente para a montagem de fotolivros. Ele já vem com presets prontos para usar. O que torna a diagramação muito mais fácil e rápida. E você também tem a possibilidade de criar à vontade o seu álbum. Essa ferramenta vai otimizar o seu trabalho. Tempo é dinheiro!

Veja como é fácil usar o IpsisPRO Designer nesse tutorial.

Se você nunca diagramou na vida, não se preocupe. Te damos 10 dicas de diagramação que farão você encantar os seus clientes e vender mais!

Papel para imprimir um fotolivro

Para garantir a boa qualidade do seu álbum, entre as orientações de como imprimir um fotolivro está a escolha do papel certo. Dependendo do material, as cores podem se tornar muito mais escuras do que aparecem no monitor.

Normalmente, para impressão de fotolivros são utilizados papel Couché, que pode ser fosco ou com brilho. Outra opção interessante é usar o papel Kiara.

Além desses, há uma variedade de papéis que podem ser utilizados. Tudo dependerá da finalidade do seu álbum. Veja exemplos de fotolivros e aprenda a escolher o modelo ideal para o propósito do seu cliente

Impressora para imprimir um fotolivro

Após realizar a diagramação e escolher o papel, a próxima orientação sobre como imprimir um fotolivro é saber escolher a impressora certa.

Para esta finalidade, é preciso utilizar uma impressora jato de tinta que utilize 6 cores. Isso irá aumentar a qualidade da impressão e eliminar os pontilhados que costumam surgir quando são utilizadas impressoras de 4 cores.

No entanto, mesmo utilizando uma impressora de 6 cores, o seu fotolivro não ficará tão bonito quanto os vendidos no mercado. Isso porque as gráficas costumam usar um tipo especial de impressora a laser de grande porte chamado offset digital.

Confecção do fotolivro

Após imprimir as lâminas, vem as etapas de confecção do fotolivro: montagem das páginas, refile, encadernação e personalização da capa (mole ou dura).

Nesse momento é importante contar com materiais resistentes, já que o fotolivro é um conjunto de memórias que serão guardadas por muito tempo.

O acabamento também precisa ser de qualidade, senão passa uma imagem de desleixo, de material velho e quebrará todo o encanto das imagens contidas nele.

Blog IpsisPro como-imprimir-fotolivro-4-1024x683 Como imprimir um fotolivro | Veja como é realizada a impressão e quais cuidados tomar

 

Mas, afinal, como imprimir um fotolivro?

Por todos esses motivos listados anteriormente, na hora de imprimir um fotolivro, a melhor opção é contratar uma gráfica. Assim você poderá garantir ao seu cliente a entrega de uma obra-prima!

Por que escolher a IpsisPRO?

A IpsisPRO possui uma tecnologia diferenciada, garantindo a melhor qualidade de impressão e acabamento. Entre nossos fotolivros, oferecemos a opção de um modelo panorâmico, com abertura de 180°. Também temos opções mais em conta, como as foto revistas.

Veja abaixo outras vantagens de imprimir seus fotolivros com a IpsisPRO:

  • Qualidade em impressão e acabamento;
  • Software gratuito para diagramar;
  • Atendimento rápido e humanizado;
  • Expertise em gerenciamento de cor;
  • Suporte de fácil acesso;
  • Prazos reduzidos;
  • Menor preço do mercado;
  • Software gratuito para diagramar.

Além disso, a IpsisPRO é uma empresa que já conquistou diversos prêmios do segmento. Entre eles o Prêmio “Benny ” The Premier Print Awards da Printing Industries of América-(PIA), o Prêmio Excelência Gráfica Fernando Pini e o Prêmio latino-americano Theobaldo de Nigris.

Benefícios da impressão do fotolivro

Os fotolivros são perfeitos para quem faz questão de eternizar ocasiões especiais. Seja um casamento, uma gravidez, as férias do sonho, o aniversário do filho, as festas de fim de ano em família, aquelas fotos sensuais que a cliente tirou e amou. Oportunidade é o que não falta de você vender esse produto para seus clientes.

Veja alguns argumentos que você pode usar para convencer seus clientes a contar a história deles em um fotolivro:

  • Compartilhar com amigos e familiares situações felizes;
  • É possível levá-lo para qualquer lugar;
  • Imortalizar momentos alegres;
  • Ter um álbum personalizado e exclusivo;
  • Presentear alguém especial.

Quando as fotos estão apenas no meio digital, há grandes chances que elas se percam caso o computador estrague, a pessoa perca o celular ou dê alguma pane na nuvem. E não há sensação pior que perder as melhores lembranças.

Então, não deixe de oferecer esse produto aos seus clientes que remete a situações agradáveis e repletas de felicidade!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades

Newsletter