como montar um estúdio fotográfico simples

Como montar um estúdio fotográfico simples em 4 passos

maio 30, 2019

COMPARTILHE

A maioria dos que estão perseguindo uma carreira na fotografia sempre chega em um ponto difícil: a pessoa já gastou todo o seu dinheiro em câmeras, computadores, lentes e luzes e transformou sua casa em uma grande bagunça. Se você está nessa fase, veja como montar um estúdio fotográfico simples, aproveitando tudo o que você tem.

Por que montar um estúdio fotográfico simples?

Tenho certeza que você acaba ocupando grande parte do seu tempo buscando locais para fotografar quando o clima está ruim para fazer externas ou quando o trabalho exige que as fotos sejam realizadas em um estúdio.

Você também já deve estar cansado de trabalhar na sua própria casa e ser interrompido frequentemente. Não seria mais proveitoso trabalhar em um lugar um pouco mais profissional?

Fazer suas reuniões com clientes na cafeteria mais próxima da sua casa já não dá mais, né. Está na hora de você montar o seu primeiro estúdio. E, com nossas dicas, ele não irá te custar quase nada!

Como montar um estúdio fotográfico simples

Passo 1: Localização

A primeira coisa que você tem que pensar é onde será o seu estúdio. O ideal é que você busque por um espaço que seja útil para seus clientes. Sim, a localização também precisa ser boa para você, mas você é secundário. O mais importante é focar no deslocamento do seu cliente. Onde na sua cidade é acessível para todos?

Normalmente, espaços no Centro da cidade costumam ser os mais acessíveis, já que todas as pessoas precisam ir ao Centro vez ou outra. Existem pessoas que desistem de contratar determinados serviços por acharem que o local é muito longe ou fora de mão.

Outra vantagem de alugar um lugar na região central da sua cidade é que o seu próprio estúdio irá servir de divulgação do seu trabalho. Se você conseguir uma sala que dê para a fachada do prédio, você pode colocar um banner ou outra forma de publicidade na janela, por exemplo.

Mesmo que você fique no interior de um prédio comercial, imagina quantas pessoas circulam por ali todos os dias? Logo, todos irão saber que existe um estúdio de fotografia ali. Você poderá até fechar negócio com outras empresas que estão instaladas no prédio.

O problema em alugar espaços em locais centrais são os custos, que costumam ser um pouco mais elevados. No entanto, tenho certeza que seu estúdio vai te dar tanta confiança que esse pequeno custo a mais irá valer a pena!

Passo 2: Espaço

Para saber como montar um estúdio fotográfico simples você precisa ter em mente que existem estúdios de todas as formas e tamanhos. Se você é um fotógrafo de mesa ou trabalha em certos gêneros de pequena escala, então seu estúdio poderá se resumir a uma janela – para que você consiga aproveitar a luz natural -, espaço para uma mesa e um lugar para acomodar sua câmera.

Se seu trabalho é um pouco mais variado, então você precisa começar a executar alguns cálculos. Por exemplo, o objeto mais alto, o grupo mais amplo de assuntos ou objetos e, em seguida, o modo que você gosta de iluminar.

Blog IpsisPro space-1024x576 Como montar um estúdio fotográfico simples em 4 passos

Um espaço de 30 metros quadrados é mais do que suficiente. Nele você conseguirá colocar todos os seus equipamentos e sobrará muito espaço para você se movimentar enquanto fotografa.

Passo 3: Instalações

Se você trabalha com famílias ou clientes particulares, é importante ter um espaço acolhedor e convidativo. Assim, para montar um estúdio fotográfico simples, você precisa de bons banheiros e vestiários bem iluminados. Além disso, será necessário um espaço confortável para que os possíveis acompanhantes da pessoa a ser fotografada aguardem.

Passo 4 – Equipamento

Você realmente não precisa de diferentes tipos de kits fotográficos para montar um estúdio lucrativo.

Para começar, duas câmeras, lentes de 28mm, 50mm e 85mm, alguns speedlights, muitas baterias e um rolo de papel branco já são mais que suficientes. Ou seja: se você tem uma câmera e uma luz, você tem o suficiente para seguir em frente.

O restante dos equipamentos você pode ir adquirindo aos poucos. No artigo “Conheça os equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico e veja como economizar nessa missão” te damos dicas mais detalhadas sobre essa parte de como montar um estúdio fotográfico simples.

Blog IpsisPro como-montar-um-estúdio-fotográfico-simples-1024x683 Como montar um estúdio fotográfico simples em 4 passos

Custo

Uma das premissas de como montar um estúdio fotográfico simples é fazer as contas de quanto você poderá pagar de aluguel por mês. Nessa conta, leve em consideração a média mensal de clientes que você já atende. Acrescente ainda uma renda potencial de uma sessão adicional por mês.

Corte gastos! A contratação de um bom espaço de trabalho terá mais valor para você do que a compra de qualquer equipamento fotográfico. Com um estúdio fotográfico, você conseguirá fazer muito mais dinheiro do que comprando uma câmera profissional mais atualizada, por exemplo.

Para você que está a um passo para montar seu próprio estúdio, quais são as barreiras que atualmente o estão atrapalhando? Conte para a gente nos comentários!

E se você quer aumentar ainda mais seus lucros, ofereça fotolivros. Além de agregar valor ao seu  trabalho, você poderá cobrar pela diagramação do álbum.

Na hora de enviar para imprimir seus fotolivros, conte com a qualidade e melhor preço da IpsisPRO.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades