como usar presets no lightroom

Como usar presets no Lightroom para evoluir no trabalho de pós-produção

fevereiro 15, 2019

COMPARTILHE

Uma boa dica para melhorar o trabalho dos fotógrafos que estão em início de carreira é utilizar presets de profissionais que estão a mais tempo no mercado. É possível encontrar presets grátis no Google ou até mesmo comprá-los de outros fotógrafos, inclusive daquele profissional que você tanto admira e se inspira.

Por meio dos presets, você conseguirá conhecer mais profundamente o trabalho do fotógrafo que criou aquele material. Assim, você irá entender como ele cuida e edita suas fotos.

Ter acesso a esse material será uma ótima fonte de inspiração e irá lhe ajudar a evoluir no seu trabalho de pós-produção. Logo você irá criar seus próprios presets.

Nesse tutorial, iremos te ensinar como usar presets no Lightroom e deixar as suas fotografias ainda mais profissionais.

O que são presets?

Os presets são pré-edições prontas, similares aos filtros utilizados nas redes sociais. Ao aplicar na sua foto, o preset dará a cor, o contraste, a temperatura e fará outras alterações ao modificar as configurações da imagem que está sendo editada. Assim, a foto ganhará uma nova cara e você pode aplicar o mesmo preset em várias fotos.

No entanto, ao aplicar um preset em uma imagem, ela não ficará exatamente igual à outra foto que você aplicar aquela configuração. Isso ocorre porque cada foto é tirada sob iluminação, ângulo, câmera e ambiente diferentes. Assim, esses presets precisam ser alterados de acordo com cada foto.

Abaixo, mostraremos como usar presets no Lightroom e quais ajustes são necessários fazer para deixar a imagem ainda mais bonita.

Como usar presets no Lightroom

O Lightroom é a ferramenta mais usada pelos fotógrafos para pequenos ajustes em fotografias. E é o software ideal para utilizar esses presets encontrados na internet. Veja o passo a passo de como aplicar esses filtros nas suas fotos por meio dessa ferramenta.

Passo 1 – Baixando presets

Para utilizar um preset, a primeira coisa a se fazer é baixar esse material. Em uma rápida pesquisa no Google, você encontrará milhares de presets para serem baixados gratuitamente. O site iPhoto, por exemplo, disponibiliza 30 coleções grátis de presets do Lightroom para fotógrafos.

É importante lembrar que se os arquivos estiverem compactados (.zip / .rar), é preciso descompactá-los primeiro antes de importar.

Passo 2 – Criando pasta

Após baixar presets no seu computador, você deverá abrir o Lightroom e ativar o modo revelação.

Crie uma nova pasta para importar os presets clicando no sinal de + que fica na lateral inferior esquerda, na aba predefinições.

Também é possível criar essa pasta escolhendo a opção “pasta nova” no menu que irá aparecer ao clicar com o botão direito.

Dê um nome a essa pasta onde ficarão seus presets.

Blog IpsisPro Importar Como usar presets no Lightroom para evoluir no trabalho de pós-produção

Passo 3 – Importando

O próximo passo de como usar presentes no Lightroom é a importação dos arquivos.

Clique na pasta com o botão direito do mouse para aparecer a opção “importar”. Você então irá na pasta do seu computador onde estão todos os seus presets para importá-los para o Lightroom.

Blog IpsisPro Pasta-pc-e-importar-1024x729 Como usar presets no Lightroom para evoluir no trabalho de pós-produção

Pronto. Eles já estarão disponíveis para você aplicar nas suas fotos.

Todos os presets que você baixou, comprou ou criou irão ficar no lado esquerdo, na parte inferior.

Passo 4 – Aplicando presets

Para aplicar um preset, basta você clicar duas vezes no preset que você quer usar. Automaticamente, a foto que está no centro irá aparecer modificada, com as edições pré-definidas pelo preset escolhido.

Como falamos anteriormente, sua foto não ficará igual à imagem do criador do preset. Então, para melhorá-la, você terá que olhar todos os ajustes que tem nesse preset.

Essa é uma forma de você conseguir aprender mais sobre o Lightroom ao ver os ajustes que foram feitos nesse preset.

Assim, você começará a entender também o que cada ferramenta do programa faz. Repare em tudo, nos ajustes básicos, na curva, na nitidez, na correção de lente e por aí vai.

Após aplicar o preset e fazer as correções necessárias, você pode apertar a tecla Y para comparar a imagem antes e depois do uso do preset.

Blog IpsisPro antes-e-depois-1024x952 Como usar presets no Lightroom para evoluir no trabalho de pós-produção

Após terminar de editar sua foto, basta salvar e exportar a imagem.

Prontinho, agora você já sabe como usar presets no Lightroom. Mas vamos te dar mais dois tutoriais de bônus.

Como criar um novo Preset no Lightroom

Depois que você aprender como usar presets no Lightroom, brincar bastante com a configurações realizadas por outros fotógrafos, é hora de criar os seus próprios presets.

Importe uma foto para o Lightroom e comece a mexer em cada item da imagem, deixando da forma que mais lhe agrada aos olhos.

Trabalhe com algum tom de pele de sua preferência. Crie efeitos que mostrem a sua personalidade fotográfica.

Está satisfeito com os seus ajustes? Então, salve e crie o seu preset. Para isso, clique no ícone “+” na aba de predefinições. Essa ação fará com que a caixa de diálogo Nova Predefinição de Revelação seja exibida.

Nessa caixa, nomeie seu preset para ajudar na identificação. Depois, salve em uma pasta específica para que você consiga encontrar facilmente. Nessa caixa, você também pode especificar quais configurações foram aplicadas na criação da sua predefinição.

Usando presets no Lightroom pelo celular

Você sabia que também é possível aplicar presets no Lightroom pelo celular? O editor de fotos da Adobe conta com um aplicativo para Android e iOS! E o melhor: algumas funções são grátis!

No entanto, o passo a passo de como usar presets no Lightroom pelo celular é diferente do utilizado para computador. Confira como aplicar esse filtro nas suas fotos abaixo.

Passo 1 – Abra o app do Lightroom para celular e importe a foto que você quer usar. Para isso, toque sobre o ícone à esquerda da câmera, no canto inferior direito da tela. Selecione a foto desejada na sua biblioteca.

Passo 2 – Agora, toque em “Predef.”, no fim da coluna inferior. Escolha o preset que você quer usar, de acordo com a descrição deles (“brilhante”, “vívido” etc).

Esses efeitos são gratuitos e já vêm inclusos no aplicativo.

Caso queira usar um preset baixado por você, basta importar a foto que está com o preset para o aplicativo.

Passo 1 – Abra a foto original com o preset e clique nos três pontinhos que estão no canto superior direito da imagem. Posteriormente, clique na opção copiar configurações. Dê ok na nova tela que abrir.

Blog IpsisPro Screenshot_20190110-224631_Lightroom-CC Como usar presets no Lightroom para evoluir no trabalho de pós-produção

 

Passo 2 – Importe e abra a foto que deseja aplicar o preset. Clique nos três pontinhos do canto superior direito e em seguida em colar configurações.

 

Blog IpsisPro Screenshot_20190110-225028_Lightroom-CC-1 Como usar presets no Lightroom para evoluir no trabalho de pós-produção
Passo 3 – Edita as configurações para a sua imagem atual. Você pode clicar no item automático que o app do Lightroom fará os ajustes que achar melhor. Ou pode fazer os ajustes manualmente.

Clicando em “claro”, você consegue mexer na exposição, contraste, realces, sombras, brancos e pretos.

No item “cor”, você altera a temperatura, matiz, vibração e saturação.

Você também pode mexer na nitidez e inserir efeitos clicando em outros ícones.

Blog IpsisPro Screenshot_20190110-225134_Lightroom-CC Como usar presets no Lightroom para evoluir no trabalho de pós-produção

 

Passo 4 – Após realizar as edições necessárias, clique novamente nos três pontinhos e em salvar no dispositivo.

Além de aprender com outros fotógrafos, usando presets você irá economizar muito tempo na edição de suas fotos.

Agora que suas fotografias ficarão ainda mais lindas, aprenda como montar um portfólio de fotografia para vender melhor o seu trabalho.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades

Newsletter