COMO_DIAGRAMA_FOTOLIVROS_INFANTIL

Como diagramar um fotolivro infantil?

setembro 22, 2018

COMPARTILHE

Neste post vamos mostrar algumas dicas de como diagramar um fotolivro infantil.

Neste texto, vamos falar sobre as melhores formas de como diagramar um fotolivro infantil.

Uma comemoração sempre é um momento especial na vida de alguém. Por isso, determinadas festividades podem ser eternizadas com os mais lindos fotolivros. E mesmo na era digital, é comum que esta eternização seja feita também em álbuns físicos, com dezenas de fotografias expressas nele, e muito bem ilustradas.

O álbum pode ser considerado o item de lembrança mais marcante. Você pode salvar as imagens em um HD e postá-las nas suas redes sociais, mas é com um fotolivro que você poderá tocar e voltar a sentir aquela sensação especial do momento eternizado.

Saber como diagramar um fotolivro infantil é um trabalho que requer muita dedicação, e cuidado também. É preciso que a distribuição das imagens seja feita de forma harmônica em que as fotos possam se interligar entre si, formando assim uma bela história.

 

Dicas ao diagramar um fotolivro infantil

Para quem está começando, a dica principal é fazer a combinação dos acontecimentos que pertençam ao contexto do evento.

Ou seja, mostrando uma história em todas as etapas, da preparação a recepção dos convidados, do momento do parabéns até as despedidas. Enfim, uma história com começo, meio e fim. Siga a ordem dos acontecimentos realizados.

Elementos gráficos

O projeto de um fotolivro de casamento, geralmente requer algo mais atemporal e clean, mas ao diagramar um fotolivro infantil, você pode ousar das cores e elemento gráficos de forma que façam parte do contexto das imagens, como elementos que tenham a ver com a decoração ou tema da festa, por exemplo.

Plano de Fundos

Saber diagrama um fotolivro infantil não é uma regra, pois as fotos vão dizer muito de como o projeto gráfico poderá seguir.

Um bom recurso para dar contraste na sequência de páginas para que não fique muito “sério” já que estamos falando de infância e alegria, é utilizar planos de fundo, mas tente usá-los de forma que se encaixe ao contexto da foto e não roube a atenção da foto em si.

Fotos cloridas e P&B

Fotos em preto e branco são um belo atrativo em um fotolivro, mas aqui vai uma dica: Se você quer inseri-las, coloque-as na mesma dupla de páginas, para que haja uma composição de fotos P&B. Da mesma maneira, as fotos coloridas também devem estar espalhadas pelas páginas duplas.

Quantidade de fotos por lâmina

É muito comum em ensaios infantis fotografar com sequências de fotos, mas evite ao máximo colocar muitas fotos em uma página só. Os espaços vazios na página serve como respiros para os olhos  e torna a leitura das fotos mais harmônica.

Roteiro

Caso você se perca a respeito de como diagramar um fotolivro infantil, uma boa dica é fazer a criação de um roteiro com toda a cronologia do evento para não se perder na hora de fazer a montagem de todas as fotos. Para quem está começando, isso evita a confusão na hora da montagem.

Fonte e título

O uso de fontes requer muito cuidado, evite fontes com difícil leitura ou usar muitas fontes diferente, pois isso pode deixar a  identidade do projeto indefinida.

Você também pode ser criativo ao dar nome ao fotolivroPode ser o aniversário do Mateus ou da Amanda, poderá brincar com o tamnho e peso das fontes para torná-lo bem atrativo.

Quer uma dica final? Conheça o IpsisPRO Designer, um software gratuito para diagramação de fotolivros que oferece diversos templates e planos de fundos. Fácil de usar, intuitivo e totalmente gratuito.

Clique aqui para saber mais sobre IpsisPRO Designer.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades