Composicao fotografica

Composição fotográfica: 05 Dicas que darão outra cara para suas fotos

dezembro 2, 2020

COMPARTILHE

Primeiramente, quando você pensa em uma boa fotografia, quais os pontos que vêm à sua cabeça? Certamente você não vai esquecer do bom enquadramento, das cores, das linhas, do tema escolhido e do que está de fundo. Todos esses elementos formam a composição fotográfica que nada mais é do que o arranjo equilibrado de tudo que será fotografado e dar a devida atenção e destaque aos seus pontos de interesse. Eis o segredo do sucesso, é que o faz chamar a atenção. E quando você consegue aliar todos eles, sua fotografia se destacará.

Fazer tudo isso não é fácil, ainda mais para quem está começando. Mas com um bom exercício de prática, você conseguirá ter um bom olhar e facilmente identificar uma boa composição fotográfica. É muito natural que durante uma foto, você rearranje elementos, troque objetos de lugar, exclua itens ou busque modificar o fundo, seja destacando-o, recortando-o, embaçando-o em busca do melhor ângulo. Aliás, nessa hora, a sua criatividade e percepção são fundamentais para uma boa composição.

Blog IpsisPro Fotografo Composição fotográfica: 05 Dicas que darão outra cara para suas fotos

Algumas recomendações ajudam você a fazer nessa missão:

Escolha o objeto principal da composição fotográfica

Esse princípio é fundamental para que você dê o devido destaque ao que quer fotografar; ele precisa estar claramente demarcado. Enquadre para que ele ganhe o maior interesse de quem vê a fotografia. Para isso, o ideal é que você exclua pontos quentes, use contrastes e utilize linhas e curvas que guiem o olhar do observador para o ponto principal.

Regras dos terços

Essa regra serve para todos os tipos de fotos e é uma das mais citadas quando falamos de composição fotográfica. Para isso, você deve dividir o quadro como um jogo da velha e colocar o objeto fotografado em qualquer um dos quatro pontos que a linha cruza, mantendo o objeto fora do centro, já que se ele ficar centralizado, tende a ter uma característica mais estática e menos interessante.

 

Blog IpsisPro Composicao-fotografica-02 Composição fotográfica: 05 Dicas que darão outra cara para suas fotos

 

Regra das metades

É quando você divide o quadro ao meio. Nessa regra, a intenção é criar uma foto nítida, direta e que realce o tema principal da sua fotografia, dando o devido destaque. Aliás, também apresenta um contraste limpo, utilizando-se de tons contrários, como claro e escuro, que serve para destacar determinada região da imagem.

Combine bem as cores em sua composição

Combine as cores da forma mais harmônica possível para que suas fotos fiquem visualmente mais interessantes. Então sempre combine duplas de cores complementares, faça uso de monocromia ou acrescente uma cor vizinha a um trio de análogas.

 

Blog IpsisPro Composicao-fotografica-01 Composição fotográfica: 05 Dicas que darão outra cara para suas fotos

 

Profundidade e camadas

Aqui você precisa incluir elementos a distâncias variáveis da câmera para adicionar profundidade a uma imagem. Isso faz com que você guie o olhar do espectador em relação a todos os elementos que estão na fotografia, que salte de um elemento para o outro. Você tem que ter em mente: primeiro plano, meio e fundo. E o objeto pode estar em qualquer um deles, que você poderá escolher com o seu foco.

Há muitas formas de fazer uma composição. Essas são apenas algumas delas. A prática ajudará bastante em todo esse processo.

Por fim, espero que tenha curtido mais este conteúdo *-* já ouviu sobre os mitos da fotografia? Acesse aqui para ver este conteúdo que está lindo!

Acesse também nosso site para conferir nossa linha de fotolivros. Tenho certeza que você irá amar. Venha conhecer 🙂

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades