Fotografo contador de historias

Por que o fotógrafo é um contador de histórias?

setembro 23, 2020

COMPARTILHE

Desde que a primeira fotografia foi registrada, em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, nascia ali uma nova maneira de contar uma história. Assim como os diretores de cinema e os escritores, só para citar alguns profissionais, os fotógrafos também ajudam a documentar histórias. Por meio de imagens, as pessoas podem viver – e reviver – momentos especiais, sentir aquela emoção que muitas vezes está guardada na mente e no coração. Afinal, são esses instantes importantes que fazem parte da vida de uma pessoa.

Tudo isso registrado pelo olhar de um profissional da fotografia, que tem sensibilidade e preparo para clicar esse instante, e é capaz de construir uma narrativa para aquele momento que será inesquecível para alguém, seja um nascimento, um casamento, uma festa de aniversário, batizado, um dia especial com a família ou com o amor, entre outros. O fotógrafo deve sempre ter em mente que aquela história é singular e que merece ser contada com toda a emoção que ela foi construída, afinal ali está a memória de um momento ímpar.

Para ser um bom contador de histórias, reunimos algumas dicas para que suas fotos realmente contem e registrem boas memórias.

Conheça um pouco mais das personagens principais da história

Converse com o (s) fotografado (s), ouça o que ele (s) tem a dizer, peça que ele (s) conte (m) o que motivou aquele ensaio ou evento. Isso é essencial para que você trabalhe melhor.

 

Blog IpsisPro 2 Por que o fotógrafo é um contador de histórias?

 

O equipamento é apenas um instrumento do contador de histórias

Não deixe que sua câmera seja a protagonista. Ela é apenas um instrumento, é a sua “caneta” para contar a história. O seu olhar e a sua percepção são os mais importantes.

 

Blog IpsisPro 1-1 Por que o fotógrafo é um contador de histórias?

 

Siga uma narrativa para contar a história

Pense em poses que contem a história desde o início. A preparação, o momento em si, as pessoas envolvidas, o ápice e a conclusão. No meio disso tudo, insira os detalhes, os “coadjuvantes”.

Trabalhe sem pressa

Envolva-se com o acontecimento para contar a história. Quanto mais próximo você estiver do ensaio, melhor será o seu resultado. Por isso, esqueça o relógio, mergulhe na história do outro, observe tudo que está acontecendo ao seu redor.

 

Blog IpsisPro 3-1 Por que o fotógrafo é um contador de histórias?

 

Temos certeza que com essas dicas, você será um grande contador de histórias. =D

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades