coronavirus

Coronavírus e a fotografia: caminhos e cuidados

março 17, 2020

COMPARTILHE

Um único assunto tem tomado conta das rodas de conversa e dos meios de comunicação nos últimos dias: o coronavírus (COVID-19), que atingiu o mundo inteiro e tem gerado preocupação. Surgida na China no final do ano passado, a doença se alastrou por vários países e tomou uma proporção sem precedentes. Como consequência, as bolsas de valores caíram drasticamente, as pessoas estão ficando em quarentena em suas casas para evitar a contaminação e propagação do vírus, medidas compulsórias foram adotadas e a economia mundial foi prejudicada.

E como fica o fotógrafo?

Grandes eventos de fotografia também foram cancelados para evitar aglomeração. Foi o caso do CP+, uma das maiores feiras do ramo que acontece no Japão, e do MWC, uma das maiores feiras de smartphones do mundo que acontece em Barcelona (Espanha).

Aqui no Brasil não tem sido diferente: a Wedding Brasil 2020, um dos maiores congressos de fotografia e filme do mundo, por exemplo, foi adiada para novembro. Além disso, com médios e grandes eventos sendo cancelados ou adiados, muitos fotógrafos viram seus trabalhos indo embora. Por mais que haja preocupação com a questão financeira, é uma medida que serve para que o número de casos não aumente e não prolongue esse momento crítico que estamos vivendo. Por enquanto, eventos privados, como casamentos, aniversários e festas particulares com menos de 500 convidados ainda podem acontecer, mas o recomendado pelos órgãos de saúde é que evite estar muito próximo de outras pessoas. Portanto, se você precisa trabalhar em algum evento, tome todas as medidas cabíveis.

Além disso, a China é uma das principais fabricantes de câmeras e acessórios fotográficos do mundo e, como o país foi um dos mais prejudicados pela doença, a consequência foi a paralisação de toda a produção de equipamentos. Mesmo as marcas que não têm sede no país dependem de peças chinesas – como os sensores digitais, por exemplo. O resultado disso foi o adiamento de vários lançamentos, como da nova DSLR D6 da Nikon. A previsão era esse mês, mas foi adiada para maio por conta do Coronavírus. E esse é só um exemplo, há vários.

Cuidados e precauções contra o coronavírus

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel frequentemente;
  • Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, de preferência com o braço, não com a mão;
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos pessoais, como copos, talheres, pratos e garrafas;
  • Evite aglomerações se estiver doente;
  • Utilize lenços descartáveis para higiene nasal;
  • Evite contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas ou que se enquadram nos grupos de risco (idosos, gestantes, diabéticos, fumantes…);
  • Limpe bem seu equipamento antes e depois do evento.

Busque alternativas

Para quem trabalha de forma independente é difícil – para não dizer impossível – ficar sem uma atividade, não é mesmo? O ideal é pensar em alternativas para driblar a doença e a crise para não ficar sem dinheiro. Tente montar, seja na sua casa ou algum local apropriado, um estúdio fotográfico.

A saída é criar a demanda. Ligue para os seus clientes, ofereça pacotes atraentes, tenha ideias criativas para temas, crie oportunidades. Por ser um ambiente fechado e com poucas pessoas, é bem possível conseguir trabalhos extras.

Mas não esqueça de tomar todas medidas que forem necessárias para que tudo ocorra com segurança. Lave bem as mãos entre as sessões, tenha álcool em gel no local, utilize um espaço que seja bem arejado e ventilado. Faça menos ensaios por dia e com intervalos suficientes para a correta higienização do ambiente e de seu equipamento. Peça que somente as pessoas que forem essenciais para o ensaio compareçam ao local, evitando assim a concentração de muitas pessoas em um mesmo ambiente.

É importante também oferecer lenços de papel para que seus clientes possam espirrar ou tossir. Caso não seja possível montar um estúdio, que tal fazer fotos em ambientes externos, como parques? Como é um espaço livre, aberto e sem aglomerações, os riscos diminuem.

Não cancele. Reagende

É natural que, com tudo o que Brasil e o mundo vem passando nos últimos dias, clientes que já fecharam ensaios e eventos com o fotógrafo queiram cancelar por medo ou incerteza. E o que fazer nesses casos?

O primeiro passo é sugerir ao cliente que remarque o ensaio ou evento para uma nova data. E isso sem cobrar nenhuma taxa adicional. Assim, os dois lados se ajudam. O cliente terá o serviço contratado e o fotógrafo terá recursos para cumprir com seus compromissos. Mas se, mesmo assim, o cliente insistir no cancelamento, seja compreensível, pois muitas vezes ele não tem outra opção por diversos motivos.

Concluindo…

Tome todas as medidas de prevenção que esse tempo difícil passará logo. Use a criatividade para driblar todas as barreiras que o coronavírus nos impôs. No mais, preze pela sua saúde, de seus parentes e também dos seus clientes! Tomando todos os cuidados e fazendo tudo com consciência, em breve superaremos mais essa crise. Vamos juntos!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades