David LaChapelle

David Lachapelle [Grandes Nomes da Fotografia]

dezembro 30, 2020

COMPARTILHE

O mundo surreal e singular na fotografia

Quem acompanha o pop e a moda nas últimas décadas, certamente, já se deparou com os trabalhos do fotógrafo estadunidense David LaChapelle. Afinal, ele já fez registros de grandes artistas mundiais, como Madonna, Macy Gray, Gisele Bündchen, Moby, Mariah Carey, Uma Thurman, Elton John, Whitney Houston, No Doubt, Lil’ Kim, entre outros. Além disso, dirigiu videoclipes de Jennifer Lopez, Macy Gray, Avril Lavigne, Christina Aguilera, Blink-182, Moby – o aclamado Natural Blues, vencedor de um prêmio MTV para melhor vídeo do ano –, entre muitos outros. O pop e a moda, certamente, ganharam novos contornos graças ao trabalho de LaChapelle.

Nascido em Connecticut em 1963, LaChapelle estudou no Belas Artes na North Carolina SchooloftheArts. Após concluir o curso, foi para Nova York, onde estudou simultaneamente na Arts Student League e na School of Visual Arts e trabalhou como contínuo no antigo estúdio 54, de Nova York. Foi lá, no começo dos anos 80, que conheceu Andy Warhol, um dos mais celebres artistas das últimas décadas. Impressionado com o seu trabalho, Warhol o convidou para trabalhar na Interview Magazine, aos 18 anos. Também o apresentou para seus amigos famosos, dando ainda mais destaque ao trabalho do fotógrafo. Ele fez registros de celebridades de Hollywood, como ToriSpelling, Drew Barrimore, Leonardo DiCaprio e Cher, por exemplo.

 

Blog IpsisPro David-06 David Lachapelle [Grandes Nomes da Fotografia]

 

As correrias de David Lachapelle

No final dos anos 1980 e início de 1990, LaChapelle já era um dos fotógrafos mais requisitados de grandes artistas e das principais publicações de moda do mundo, como a Vogue italiana, GQ, Vanity Fair, Rolling Stone, Vogue francesa, Vibe e The Face. Mas também já fotografou para grandes marcas, como Sky Vodka, MTV, Ford, Diesel Jeans, L’Oreal, Ecko e muito mais. Em entrevista dada à Folha de São Paulo, em 2000, disse: “não curto muito exposições. Vivo fechado em meu estúdio, trabalhando o tempo todo”, mas isso não o poupou de expor em várias partes do mundo. Suas fotografias estão em diversos museus e galerias de arte, como a nova-iorquina Staley-Wiseand Toni ShafraziGalleries, a Fahey-Klein Gallery, e as europeias Art Trend, da Áustria, Camerawork, da Alemanha, SozzaniandPalazzodelleEsposizioni, da Itália, e BarbicanMuseum, em Londres, onde conseguiu um recorde de visitantes.

Prêmios não faltam na estante do fotógrafo. Entre eles, estão o VH1 Fashion Awards; o prêmio de melhor documentário no AspenFilm Festival; o de Realizador do Ano e melhor vídeo Rock nos MVPA Awards; e classificado como a segunda mais importante pessoa no mundo da fotografia pela American Photo Magazine.

 

Blog IpsisPro David-03-1 David Lachapelle [Grandes Nomes da Fotografia]

 

Referências

O trabalho de David LaChapelle possui um reconhecimento por conta do inusitado das imagens que cria. Dessa forma, acaba revelando um mundo surreal, por meio de fotos ultrassaturadas que misturam o glamour com uma fantasia cômica, de beleza e, para alguns, até bizarrice. Certa vez disse: “minhas imagens visam ficar o mais longe possível da realidade. Os sonhos devem fazer parte da nossa vida cotidiana”. Seu trabalho também é marcado pela “crítica à cultura de massa, pela ambiguidade, por ficção e fugas da realidade, criadas através do uso de performances, teatralidade, manipulação. É uma forma de comunicação e expressão com a intenção de gerar reflexão no público”, diz o site Cidadão Cultura.

Algo que ninguém pode questionar é a abordagem singular e inovadora de tudo que cria. Afinal, sua estética é supercolorida e mistura referências de arte clássica, barroca e pop. Alguns críticos norte-americanos o chamam de “Fellini da fotografia”. “Pela forma que mistura os ingredientes de sua produção, colocando as personagens em situações e em cenários insólitos, com cores exageradas, gestos imprevistos e composições caóticas. Outros críticos preferem passar longe de suas obras, achando que LaChapelle deveria ter sua licença de fotógrafo e de artista suspensa”, disse certa vez uma matéria da Folha de SP.

O que pensa David Lachapelle sobre fotografar

Sobre fotografar, LaChapelle disse certa vez: “sempre que falo com alunos, minha mensagem é de que ouçam sua voz interior, repudiando todo ruído e acreditando em sua força. Quando estou apto a fazer isso por mim, creio que essa mensagem flui naturalmente. O que me interessa de fato é estabelecer uma conexão, compartilhar com o espectador minhas obsessões, sentimentos, sonhos e visões. (…) Minha meta é comunicar, fazer fotos que narrem uma história, que tragam uma mensagem clara. Agora, mais que nunca, quero que essa mensagem seja positiva, porque há muita ironia e negatividade em nosso mundo”.

Aliás, que tal apreciarmos alguns de seus trabalhos? 😀

Blog IpsisPro David-01 David Lachapelle [Grandes Nomes da Fotografia]

Blog IpsisPro David-05-1 David Lachapelle [Grandes Nomes da Fotografia]

 

Blog IpsisPro David-04 David Lachapelle [Grandes Nomes da Fotografia]

 

Por fim, esperamos que tenha curtido nosso conteúdo sobre David LaChapelle. Temos outros grandes nomes da fotografia em nosso blog. Bob Wolfenson por exemplo. Dá uma conferida lá, pois tenho certeza que você irá adorar *-*

Fotolivros com ótima qualidade você só encontra na IpsisPRO. Venha conhecer nossos produtos! Clica aqui 🙂

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades