diagramação de álbum de casamento

Confira 12 dicas de diagramação de álbum de casamento

março 8, 2019

COMPARTILHE

Os fotolivros conquistam os clientes porque transmitem exclusividade. Eles contam a história do casal, mostram os acontecimentos do grande dia e eternizam as emoções vivenciadas pelos dois.

Assim, a disponibilização das fotos em um álbum personalizado pode ser a opção mais interessante e lucrativa para o fotógrafo, proporcionando uma vantagem competitiva para a sua imagem profissional.

Para você entender melhor sobre a diagramação de álbum de casamento, trouxemos 12 dicas para você fazer um fotolivro perfeito!

Diagramação de álbum de casamento

1. Conheça bem os noivos

A primeira dica para você acertar em cheio no seu fotolivro e deixar os seus clientes apaixonados pelo seu trabalho é conhecer bem os noivos, a história deles e seus gostos.

Identifique os momentos representativos, os objetos que têm a ver com a história do casal e os parentes mais importantes.

Afinal, eles são os personagens principais da história que você irá retratar.

2. Curadoria das imagens

Antes da diagramação das fotos, você precisa selecionar as imagens que irão para o fotolivro. Nesse momento, você precisa selecionar as melhores e mais lindas imagens.

Você não precisa mostrar tudo que aconteceu, apenas o que é mais marcante e que conta melhor a história deve permanecer.

Você também não deve ter medo de remover cliques redundantes ou de pouco impacto.
E, claro, os noivos devem ajudar na escolha das imagens que irão para o álbum deles.

Você não precisa enviar todas as fotos para os noivos. Envie a melhor de cada sequência.

Uma dica importante é pré-selecionar as imagens pensando na narrativa e na diagramação do álbum de casamento e colocá-las em uma pasta separada como sugestão para os noivos.

Ah, e você não precisa editar todas as fotos que irá mandar para o cliente. Faça só um tratamento superficial. Veja como enviar fotos para o cliente escolher promovendo o seu trabalho e vendendo mais.

Uma única imagem guarda consigo diversas informações, portanto, um álbum com fotos bem selecionadas transmite muitas lembranças que preservam os melhores momentos de uma vida.

Blog IpsisPro album-de-casamento Confira 12 dicas de diagramação de álbum de casamento

3. Cuidado com as cores

Após o cliente definir as fotos que irão entrar no fotolivro, você precisa tratá-las. Evite que o tratamento chame mais atenção do que a foto propriamente dita. Deixe que o protagonismo seja do momento fotografado

O importante nessa edição é ajustar os tons das imagens para que elas fiquem harmônicas entre elas.

Muitas vezes, os fotógrafos utilizam mais de um corpo de câmera nas coberturas e acabam tendo diferenças de cor nas imagens descarregadas. Por isso é importante uniformizar as cores das fotos.

Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes.

4. Conte uma história

Estamos tratando de uma história de vida que passou por um capítulo muito importante. E toda história é contada em capítulos!

Por isso, na diagramação de álbum de casamento você precisa definir capítulos. Entre os capítulos. Você pode separar um capítulo para o making off da noiva, outro para o do noivo, outro para decoração, cerimônia, festa, e assim por diante.

Além de deixar o álbum visualmente melhor, você estará construindo uma narrativa adequada para a leitura.

5. Apresente o cenário

Já que falamos de criar uma narrativa, uma boa dica é escolher algumas imagens do local onde o ensaio fotográfico ou evento ocorreu.

Isso é interessante para termos um contexto que enriqueça a compreensão de quem está vendo o álbum.

A apresentação do local permite que, ao folhear o fotolivro, o espectador seja transportado para dentro da história e possa imaginar o clima daquele dia.

Sendo assim, aposte na utilização de imagens que apresentem as locações e alguns dos seus detalhes.

Blog IpsisPro decoração-1024x512 Confira 12 dicas de diagramação de álbum de casamento

6. Utilize algumas sequências de imagens

Os casamentos e ensaios fotográficos são ricos em ações que podem ser transformadas em sequências.

Um bom exemplo é o momento da noiva jogando o buquê ou a primeira dança do casal.

7. Área de respiro

A área de respiro é também muito conhecida como “espaço em branco”. Ela serve para dar leveza ao álbum e à leitura da fotografia.

Se as fotos não preencherem uma página dupla por completo, como aquelas panorâmicas, organize-as para que sobrem esses espaços livres.

8. Princípio da repetição

Alguns itens podem ser explorados durante a diagramação de álbum de casamento, como o uso de elementos gráficos, máscaras e espaçamento. Para a escolha desses itens é muito importante que você tenha seguido a nossa dica 1 e saiba exatamente os gostos do casal fotografado.

Para usar esses elementos, o importante é manter um padrão desde o início do fotolivro.

As cores também podem ser utilizadas como um elemento. O ideal é escolher um tom que esteja na paleta de cor do casamento fotografado.

9. Escolha uma boa fonte

Muito cuidado ao escolher a tipografia dos álbuns fotográficos. Alguns clientes indicarão as preferências deles, mas é você o profissional responsável pela unidade visual do produto que será entregue.

Estude o uso apropriado das fontes para saber quais delas são as mais indicadas para cada tipo de álbum de casamento.

Hoje existem vários sites de venda de fontes e isso é um investimento para o fotógrafo que cuida de álbuns. Se desprender do que é gratuito e investir um pouco do seu tempo e dinheiro, fará a diferença no seu trabalho.

10. Crie o seu próprio estilo de layout

Estabeleça os elementos que você mais se identifica e trabalhe com eles frequentemente, permitindo que as pessoas olhem para o álbum e reconheçam o seu esforço ali.

11. Explore as fotos em preto e branco

Em algumas fotos de determinados momentos, é possível utilizar o preto e branco a nosso favor.

Por exemplo, fotos que retratem uma emoção quase sempre serão mais fortes em preto e branco.

Nesse caso, não vamos nos “distrair” com cores de roupas, decoração, ou qualquer outra coisa que tire o foco do que precisa ser visto: a emoção!

Os casamentos mais clássicos podem ser retratados inteiros em preto e branco. Mas, claro, verifique se essa é uma preferência dos seus clientes.

12. Vá além das fotos

Sempre procure complementar os seus álbuns. Se o álbum possui uma capa fotográfica, invista em um estojo de outro material.

O álbum deve fazer parte do evento e usar as mesmas cores da decoração, isso é uma ótima pedida!

Adorou nossas dicas de diagramação de álbum de casamento, mas não sabe qual software usar? Não se preocupe que agora temos a melhor dica de todas: nós oferecemos um software para diagramação de álbum de casamento gratuito.

Ele é super instintivo, prático e fácil de usar. Veja nesse tutorial sobre o IpsisPRO Designer!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades