diagramação de álbum infantil

Confira 12 dicas para diagramação de álbum infantil

março 7, 2019

COMPARTILHE

Os fotolivros têm a função de eternizar momentos marcantes da história de uma pessoa. Assim, cada tipo de álbum tem sua especificidade. Pensando nisso, fizemos esse artigo para dar dicas simples, práticas e bem bacanas para diagramação de álbum infantil.

Se você trabalha tirando fotos de crianças nas mais diversas situações, com essa diagramação diferenciada você irá conseguir encantar ainda mais as mamães que querem guardar cada fase dos seus filhos em imagens.

Diagramação de álbum infantil

1) Curadoria das imagens

Essa é uma das partes mais difíceis! É difícil selecionar algumas imagens no meio de tanto opção bacana, principalmente quando foi você mesmo quem fotografou.

Uma boa sugestão é começar retirando as fotos que ficaram desfocadas, tremidas, com uma iluminação ruim ou que você não tenha gostado. O cliente não precisa nem ver essas imagens.

Depois, selecione as fotos que você mais gostou e que contam melhor a história daquele momento, seja ele uma festa de aniversário ou um ensaio fotográfico. Coloque essas imagens em uma pasta separada como sugestão de melhores fotos para irem para o álbum.

Assim, você direciona melhor a escolha do seu cliente. Fizemos um artigo especial sobre o assunto para você aprender como enviar fotos para o cliente escolher promovendo o seu trabalho e vendendo mais.

2) Menos é mais

As mães vão querer fazer um álbum com 400 imagens. Mas é preciso mostrar para elas que o álbum fica muito mais bonito se tiver poucas fotos por página. Assim, ele ficará mais limpo e menos cansativo de olhar.

3) Tratamento

Na hora de tratar as imagens, faça com que elas fiquem mais coloridas o possível, pois isso irá ressaltar a alegria da festa. Se você utiliza o Lightroom, dê uns dois pontinhos de vibração em cada foto.

4) Paleta de Cores

Um recurso muito utilizado para montar o álbum é escolher uma paleta de cores. O ideal é utilizar as cores da festa de aniversário ou do ensaio. Lembrando que fica mais fácil de trabalhar se você escolher até quatro tons.

Você pode, inclusive, eleger uma cor para cada momento do álbum.

Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes.

5) Cor de fundo

Os fotolivros de crianças devem ser alegres, divertidos e cheio de energia como elas. Mas é preciso ter cuidado para que o fundo da página não se destaque mais que a própria foto.

A cor de modo geral é muito importante na hora da diagramação de álbum infantil. Não se usa as mesmas cores de quando se faz um álbum de casamento por exemplo, que por serem mais clássicos exigem cores neutras.

Nos fotolivros infantis você pode usar e abusar das cores, tendo os cuidados que já citamos por aqui.

Uma dica é usar no fundo uma cor que exista na própria foto em destaque!

Se você está começando agora a diagramar fotolivro infantil e tem medo de errar na dose, opte por usar tons pastéis, que possuem pouca saturação e são mais claros, não agredindo os olhos.

Blog IpsisPro diagramação-de-album-infantil-2-1024x717 Confira 12 dicas para diagramação de álbum infantil

6) Fontes

As fontes utilizadas devem ser sutis. Escolha uma ou duas fontes que sejam legíveis e as use em todo o fotolivro.

Fontes scripts é uma boa pedida para fazer o nome do aniversariante. Se você quer escrever o ano ou a data do aniversário ou qualquer outra informação que não seja o nome, utilize fontes mais simples. Uma dica é usar fonte como as san serif, que são fontes retas e sem as “perninhas” embaixo.

7) Crie uma estética para o seu trabalho

Como você quer contar as histórias de seus clientes? Criar um conceito e replicar na maioria dos seus trabalhos vai ajudar no alinhamento com o seu cliente. Isso não significa que todos os seus trabalhos serão idênticos, mas sim que terão características que irão remeter a você.

Além de ter uma marca registrada, criar o seu próprio estilo irá facilitar e agilizar na hora de realizar a diagramação dos fotolivros.

8) Álbuns contam histórias

Além de colocar o nome e a idade na data das fotos, que tal inovar e deixar a introdução ainda mais atraente com a história da criança?

Se for um álbum de um recém-nascido, por exemplo, você pode colocar informações como a data de nascimento, medidas do bebê e até o nome do hospital que a criança nasceu.

E você pode ir incluindo novas informações a cada álbum de acompanhamento, como as primeiras palavras, a primeira gargalhada e os primeiros passinhos.

Assim, todas as vezes que os pais verem o álbum vão poder relembrar cada detalhe das etapas de crescimento do filho.

9) Espaçamento entre as fotos

Uma dica importante de diagramação de álbum infantil é sempre manter o mesmo espaçamento entre todas as fotos em todo o fotolivro. Isso vai criar uma harmonia e uma fluidez durante toda a história que está sendo contada.

Também evite utilizar fotos tortas, pois passam a impressão de um álbum bagunçado, no qual as fotos estão perdidas. Procure sempre fazer com que as imagens estejam alinhadas.

10) Ordem das imagens

Na hora da diagramação de álbum infantil é importante focar na criança! Deixe as fotos com a família para o final.

Como o fotolivro tem a função de contar uma história, também é interessante dividi-lo em capítulos. Se for uma festa de aniversário, por exemplo, você pode fazer um capítulo para a chegada dos convidados, outro para as brincadeiras, outro para o parabéns e assim por diante. Isso vai ajudar a manter a harmonia do álbum.

11) Deixe pelo menos uma lâmina com uma foto só

Essa foto será o grande “uau” do álbum. Seja com bordas laterais brancas ou ocupando toda a lâmina.

12) Use layouts diferentes para cada página

Por exemplo, do lado direito, deixe uma foto única, na página ao lado, escolha mosaicos.

Deixe uma lâmina com uma boa hierarquia usando essas diferenças no layout. Isso vai dar mais movimento para o álbum.

Ainda ficou com algumas dúvidas? Se inspire nesse fotolivro diagramado pela designer Karina Paviotti do aniversário de um ano do Arthur.

Cuidados na diagramação de álbum infantil

Blog IpsisPro Diagramação-de-álbum-infantil-3 Confira 12 dicas para diagramação de álbum infantil

Verifique a resolução das imagens

Normalmente, as imagens devem ter 300 dpi. Também tenha cuidado na proporção entre o tamanho da foto e o formato da impressão da página. Caso contrário, poderá ocorrer corte da foto ou sobra da página.

Pense na composição do fotolivro como um todo

Por exemplo, em uma festa de aniversário, é mais atrativo usar um layout da decoração da festa do que usar um layout pronto.

Sempre que for fazer esse tipo de escolha, se faça a seguinte pergunta: daqui há 10 anos como o leitor observará o álbum?

Cuidado com o vinco

Não há problemas quando o vinco entre as páginas pega em partes do corpo como braço e perna. O que não fica legal é quando o vinco pega em qualquer parte do rosto da criança, dos pais ou dos convidados.

 

Não exagere

Só porque estamos tratando da diagramação de álbum infantil não significa que ele tenha que ser um pinheirinho de natal de tão enfeitado.

Faça um álbum alegre, colorido, divertido, mas que foque na criança e na decoração.

O software

A diagramação de álbum infantil pode ser um grande desafio para alguns profissionais, principalmente pela complexidade que algumas ferramentas apresentam.

Só que isso não é mais um problema. Uma ótima solução é o software IpsisPRO Designer. Por meio dele, você escolhe com facilidade os layouts para o seu álbum e organiza as suas fotos.

Na ferramenta, há diversos elementos gráficos que você pode adicionar para deixar o fotolivro personalizado. Veja um tutorial da ferramenta.

Além disso, você pode enviar o álbum diagramado diretamente para impressão! Olha que prático! Você também tem a opção de exportar uma amostra em PDF para enviar ao cliente para aprovação.

E o melhor de tudo: o software é gratuito!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades