dicas de como fazer fotos newborn

8 dicas de como fazer fotos newborn perfeitas

abril 18, 2019

COMPARTILHE

Um tipo de ensaio fotográfico que tem feito sucesso entre as famílias é o newborn. As mamães sabem que essa fase passa voando e por isso querem registrar cada caretinha, cada detalhe, cada pedacinho do bebê.

Para você que está começando nessa área ou que pretende trabalhar com recém-nascidos, trouxemos dicas de como fazer fotos newborn.

Existem dois tipos básicos desse tipo de ensaio: posado ou lifestyle. As sessões posadas normalmente são realizadas nas primeiras duas semanas de vida do recém-nascido e podem ser feitas tanto em estúdio como na própria casa do cliente, onde você pode levar todo o material e montar um mini estúdio. Para esse tipo de fotografia, é preciso soltar a criatividade e usar e abusar de acessórios e cenários.

Já as sessões lifestyle mostram o estilo de vida do bebê. São fotos mais espontâneas e casuais. A intenção é capturar momentos importantes da relação familiar, como a amamentação e o banho.

Também é possível mesclar os dois estilos. O ideal é alinhar com os pais o que eles esperam dessas fotos, quais são as expectativas e que tipo de momentos eles desejam registrar do filho. Após tudo acertado, é hora de marcar a data e colocar a mão na massa.

Para isso, confira abaixo algumas dicas de como fazer fotos newborn.

Dicas de como fazer fotos newborn

1) Prepare os pais

Um dia antes da data do ensaio, encaminhe para os pais uma lista de recomendações. Ela deixará os pais mais preparados, confiantes e seguros com o seu trabalho.

Nessa lista deve conter informações em relação à alimentação e sono do bebê. Ela precisa ter orientações para o dia das fotos e o que é preciso levar para o estúdio ou adquirir para o ensaio.

É importante também ressaltar que os pais não devem marcar outros compromissos para o dia, como visitas de familiares ou ida ao médico para que o bebê fique mais calmo e relaxado.

Alguns itens que você pode incluir nessa lista:

  • Alimentação: peça para a mamãe alimentar o recém-nascido o mais próximo possível do início da sessão. A amamentação pode acontecer enquanto você prepara o equipamento e o cenário, por exemplo. Assim, o bebê só deve ficar com fome novamente depois de três horas, evitando que o ensaio seja interrompido.
  • Serenidade: peça para os pais tentarem se manter serenos durante esse dia, acordar com calma e transmitir essa tranquilidade para os bebês, que são muito sensíveis ao ambiente externo.
  • Roupas: oriente os pais a deixar o recém-nascido o mais confortável possível. Para os seus ensaios, o ideal é que você leve algumas peças de roupa. Você também pode pedir para a mamãe selecionar algumas peças de roupa da criança que ela gosta mais.
  • Brinquedos: peça aos pais que eles levem o brinquedo preferido da criança para o ensaio. Assim, o bebê se sentirá mais à vontade e confortável.
  • Soneca: recomende aos pais que não deixem o bebê dormir algumas horas antes da sessão para que quando ele chegar ao estúdio ou você chegar na casa da família, seja mais fácil ele cair no sono e você possa fazer aquelas fotos lindas dele dormindo.
  • Para as mamães: usar esmalte claro e levar maquiagem para o estúdio.

2) Mantenha o bebê seguro, confortável e feliz

O item mais importante dessa lista de dicas de como fazer fotos newborn é tomar cuidado ao movimentar os bebês na hora de fazer as poses. Lembre-se que eles são frágeis e delicados, então é preciso ter atenção redobrada na hora de movimentá-lo.

Tome cuidado com as articulações deles e sempre peça ajuda da mamãe ou de outra pessoa. Mantenha alguém o tempo todo bem pertinho de vocês.

O trabalho deve ser suave e tranquilo para não estressar o recém-nascido. Para mantê-lo sempre calmo, peça para a mamãe, o papai ou outra pessoa segurar a mão dele enquanto você arruma o cenário ou configura a câmera.

É importante ressaltar que muitas fotos newborn que você vê na internet, por exemplo, passam por edição. Ou seja, o pai ou a mãe segura a criança para que ela faça a pose ideal. O braço ou a mão dos pais são retirados em edição no Photoshop.

Casa aquecida

Como a maioria das fotos newborn é tirada com o recém-nascido pelado ou apenas de fraldinha, você deve manter o seu estúdio aquecido para que ele não sinta frio.

Se o ensaio for ser realizado na casa da família, peça para os pais manterem a casa aquecida deixando portas e janelas fechadas. Se o dia estiver frio, leve também um aquecedor para manter a temperatura do ambiente agradável.

Todo cuidado é pouco, já que os recém-nascidos não conseguem controlar a temperatura do corpo sozinhos. O ideal é que a temperatura do ambiente esteja entre 26ºC e 30ºC.

Mas preste bastante atenção aos sinais do bebê. Se ele aparentar estar com frio ou calor, regule a temperatura.

Mãos quentes e limpas

Como dissemos, os recém-nascidos são muito sensíveis, principalmente ao toque.

Certifique-se que suas mãos estão quentes antes de tocar no bebê para não assustá-los.

E não se esqueça de lavar bem as mãos antes de começar a brincar com o bebê. Uma dica é levar um vidrinho de álcool em gel para a sessão.

Leve uma chupeta

Mesmo se o recém-nascido não fizer uso de chupeta, leve uma para o ensaio e dê a ele se os pais permitirem.

Todo bebê tem o instinto do reflexo de sucção. A chupeta ajuda a acalmá-lo e mantê-lo na posição.

Reforce com os pais que o uso da chupeta durante a sessão é curto e insuficiente para criar o hábito no bebê.

Músicas

O som ambiente influencia muito no humor do recém-nascido. Por isso, é interessante você baixar no seu smartphone aplicativos que oferecem músicas calmas. Isso ajudará o bebê a pegar no sono enquanto você tira as fotos.

Um som interessante para o momento é o som do útero. Esse tipo de som acalma os pequenos. Alguns exemplos são o In Utero (som de útero) e Rainy Mood (som da natureza).

Fotografia ao ar livre

Você pode sim levar o recém-nascido para fora e fazer fotos externas com ele. Mas tome cuidado. Só faça isso se o tempo permitir.

Se for uma grama bem cuidada e os pais permitirem, você até pode colocá-lo em contato direto com a natureza. Leve também alguns adereços mais simples para compor fotos mais divertidas e diferentes.

3) Trabalhe com poses

Como dissemos anteriormente, ensaios posados devem ser feitos nas duas primeiras semanas. Essa é uma das dicas mais importantes de como fazer fotos newborn. Isso porque nessas primeiras semanas o bebê é mais maleável e moldável, facilitando realizar as poses. Além disso, nesse período ele tem mais sono e dorme por um período maior de tempo.

Para esses ensaios posados, é interessante usar os mais diversos tipos de objetos, como cobertores, baldes, cestos, baús, chapéus.

As poses mais clássicas são a do cesto e a de bumbum para cima.

Blog IpsisPro dicas-de-como-fazer-fotos-newborn-2-1024x683 8 dicas de como fazer fotos newborn perfeitas

Blog IpsisPro dicas-de-como-fazer-fotos-newborn-1024x672 8 dicas de como fazer fotos newborn perfeitas

É importante usar toda a sua criatividade para que esse ensaio fique interessante, único e lindo. Muitos fotógrafos quando estão começando nessa área utilizam bonecas para treinar as poses que irão trabalhar com o bebê.

Veja abaixo algumas dicas de como fazer fotos newborn voltadas para as poses:

  • Tenha em mente a foto que irá tirar: assim, você consegue preparar o cenário já de acordo com a imagem que irá clicar.
  • Peça para alguém passar o dedo entre os olhos do recém-nascido: isso fará com que ele feche os olhos.
  • Faça leves cócegas no bebê: passe o dedo no queixo, no pescoço e no buço para fazê-lo rir.
  • Preste atenção no recém-nascido: saiba identificar os sinais que ele emite de desconforto.
  • Não deixe o bebê solto: recém-nascidos gostam de ficar encolhidos e encaixados.

No vídeo abaixo, o canal PhotosTV ensina como posicionar o bebê para fotos e como acalmá-lo.

Mãos do bebê

Uma dica interessante para te ajudar a executar as poses com o bebê é abrir as mãos dele. Pode dar um trabalhinho, mas deixará a foto mais harmônica. As mãos relaxadas dão uma sensação de delicadeza às fotos.

Converse com o bebê

Enquanto vai modelando o recém-nascido para que fique na pose que você deseja, vá conversando com ele. Isso fará com que ele se acostume com a sua voz e não o estranhe.

Fale em um tom baixo e calmo. Lembre-se que eles são sensíveis a ruídos.

Capture os detalhes

Mesmo nas poses, não deixe de capturar os detalhes do recém-nascido, como mãozinhas, pezinhos, expressões faciais, caretinhas e todos os movimentos.

Estas cenas carregam muita emoção e são extremamente valorizadas pelos pais do bebê.

Enquanto o bebê dorme… Use a macro!

As lentes macro irão permitir que você capture melhor os detalhes. Faça close-ups nos dedos do bebê, pegue imagens de pequenos pedaços de cabelo no ombro, dos lábios carnudos, das orelhas etc.

Por causa do foco sensível da macro, o melhor momento para conseguir essas imagens é quando o bebê está em sono profundo. Em 10 minutos você conseguirá fazer todas as fotos que precisa!

4) Adereço e cenário

Um erro cometido por muitos fotógrafos quando estão começando a fazer fotos newborn é querer levar todos os adereços que possuem em casa. Isso atrasa o ensaio porque você acaba se perdendo na hora de compor o cenário.

O ideal é você conversar com os pais antes sobre o que eles esperam das imagens, observar a criança e pensar o que combina com ela.

Saia de casa com uma ideia organizada sobre os tipos de fotos que você pretende tirar.

Leve de 3 a 4 composições diferentes e pronto. Busque utilizar itens especiais da família como um cobertor de malha da vovó ou um brinquedo preferido.

Observe com um olhar mais atento todos os cantos da casa. Explore os cantinhos e tenha cenários únicos e especiais. Você também pode usar um cesto do papai, um lençol com estampa interessante da mamãe, um bichinho de pelúcia do irmãozinho.

Selecione as peças mais fofas do próprio enxoval do bebê e os acessórios dele como lencinho, tiarinha, gorrinho.

Aproveite também para explorar todas as roupinhas do bebê. As peças mais fofas, os acessórios mais bonitos não podem faltar.

Isso agilizará o seu trabalho e fará com que tenha resultados mais certeiros.

Segue abaixo algumas sugestões de objetos que você pode utilizar para estimular a sua criatividade:

  • Pufe, cama ou sofá para colocar o bebê;
  • Pequenas almofadas (ou travesseiros) para colocar embaixo do bebê e ajudar a compor as poses;
  • Lençóis, toalhas, mantas, veludos, rendas de cores, texturas, estampas e materiais variados;
  • Materiais de diferentes texturas podem ser usados para fundo, como placas de madeira, rolos de PVC, tapetes e tecidos;
  • O ninho do bebê pode ser montado com cestas, caixas e potes;
  • Use acessórios como gorrinhos, gravatas, coroas, lacinhos, meias e cachecóis;
  • Você também pode usar itens de aparência antiga como malas, brinquedos, telefones;
  • Objetos da rotina dos pais como livros, discos, plantas, flores, frutas;
  • Equipamentos de esporte, música e qualquer hobby que os pais tenham;
  • Acessórios da família como óculos, peças de roupa e chapéus.
  • Voltando à questão da segurança do neném, higienize tudo o que for usar.

Essas são sugestões para ativar sua criatividade, mas não queira usar todos os itens em um único ensaio. Quer mais inspirações para fazer fotos newborn originais? Confira aqui.

5) Fotografe a mamãe

As mães de recém-nascidos não gostam muito de ser fotografadas e entendemos. Mas nossa quinta dica de como fazer fotos newborn é exatamente para você mostrar a ela a importância de registrar esse momento dos dois.

Elas amam tanto o bebê que passam noites acordadas velando o sono deles e cuidando para que não o falte nada. Mas vai ser muito ruim depois que se passarem alguns anos e o filhos forem olhar essas fotos e não verem as mães lá com eles. Por mais que eles saibam que elas sempre estiveram presentes, é importante ter essa cumplicidade e esse cuidado registrado.

Provavelmente, a mamãe estará com dores e se recuperando do parto ou da cirurgia.

Assim, seja gentil e cuidadosa com ela não inventando poses mirabolantes. Busque por posições fáceis, que não exijam muito esforço.

Os pais também devem participar desse momento e aparecer na foto tanto apenas com o filho quanto em família.

6) Fotografe os irmãos

Se o recém-nascido possui irmãos mais velhos, é importante que eles também participem das fotos. Captar essas imagens de intimidade e sentimentos entre os irmãos irá trazer ainda mais emoção para seu ensaio, principalmente se depois ele for virar um fotolivro.

O ideal é fazer essas fotos com os irmãos primeiro, já que as crianças maiores não conseguem ficar muito tempo sentadas em silêncio em um mesmo lugar. Depois, os libere para brincar em outro cômodo.

Quando terminar a sessão inteira, provavelmente, os irmãos já estarão dispostos para participar de mais uma rodada de fotos. Se você ainda não tinha conseguido a foto desejada ou teve uma nova ideia, esse é um bom momento para executá-la.

Ah, caso os irmãos estejam dando um pouco de trabalho para fazer as fotos, vale lançar mão das promessas de sorvete e doces. Elas são mágicas! E lembre-se de cumprir a promessa depois hein! Mas antes de fazer a promessa, verifique com os pais se eles permitem que os filhos consumam esses alimentos.

7) Tenha paciência

O bebê é o chefe! Essa é a verdade. Por isso, você precisa ter paciência e seguir o ritmo dele. Se você tentou de tudo e ele não quer dormir para que você consiga fazer as fotos posadas, não adianta insistir. Mude o foco e passe para as fotos de estilo de vida. Busque outros tipos de imagens.

É assim que funciona mesmo. A criança não colabora o tempo todo e a sessão é interrompida repetidas vezes.

Nem sempre a sessão sai como o planejado e isso não é negativo. Pode ser que o bebê o surpreenda e as fotos saiam ainda mais lindas.

Uma sessão de fotos newborn costuma durar em torno de 3 horas. Mas tudo dependerá do ritmo do bebê e do humor dele nesse dia. Por isso é importante que ele tenha um dia calmo, tranquilo e feliz.

8) Tenha uma metodologia

Para tudo que fazemos na vida, sempre é bom ter uma técnica e uma metodologia para nos guiar. Conforme você for fazendo ensaios newborn, você vai vendo o que funciona e o que não funciona, o que agiliza, o que facilita e assim vai criando a sua própria metodologia.

Quem está começando pode abusar do número 3 adotando a seguinte fórmula:

Bebê sozinho: faça 3 poses diferentes; 3 combinações de props diferentes; 3 close-ups diferentes.

Bebê com a mãe e o pai: 3 poses diferentes.

O mesmo vale para fotos do bebê só com o pai, só com a mãe e só com os irmãos.

Além de variar as poses, faça muitas fotos na mesma posição. Assim, você terá diferentes opções para escolher as melhores fotos depois. Lembre-se que você vai entregar bem menos fotos do que você tirou.

Para trazer a sua identidade para as suas imagens e fazer fotos originais, é interessante que você conheça o trabalho de fotógrafos renomados da área. Para isso, participe da Feira Fotografar !

Informações técnicas

Diafragma: Use aberturas grandes (menores valores de f/stop), que permitem a entrada de maior quantidade de luz para o sensor. Isso reduz a profundidade, desfocando as distrações e dando destaque para o bebê.

Zoom: Se estiver usando uma lente de zoom, tenha consciência que um baixo valor de f/stop combinado com a maior distância focal (zoom) provoca mais vinheta na fotografia.

ISO: Aprenda o limite de sensibilidade ISO da sua câmera e procure não ultrapassá-lo para não ter como resultado fotos granuladas.

Foco: Ao fotografar o rosto do recém-nascido, busque focar nos olhos. Esse é o ponto mais importante do foco em um rosto.

RAW ou JPG: Opte por fotografar em RAW, já que ele possui o maior alcance dinâmico. Entenda melhor a diferença entre os dois formados.

Como se trata de uma fotografia com luz controlada, você não precisa de uma câmera high-end (top de linha) com ISO’s astronômicos.

Checklist

Entre as dicas de como fazer fotos newborn, preparamos uma lista de materiais que você precisa levar nos seus ensaios para que você não deixe nada para trás:

  1. Câmera e câmera de segurança (segunda câmera);
  2. Cartões de memória formatados;
  3. Lentes;
  4. Alguns brinquedos barulhentos e engraçados;
  5. Pufe;
  6. Suporte de Fundo e braçadeiras;
  7. Aquecedor;
  8. Escadinha;
  9. Uma almofada de amamentação (para posar);
  10. Almofadas impermeáveis;
  11. Uma muda de roupa para você (no caso de um desastre);
  12. Adereços (cestos, caixas, chapéus etc.);
  13. Grandes cobertores para fundos;
  14. Cueiros;
  15. Um tapete ou um cobertor para você se ajoelhar.

Contratos e autorização para exposição das imagens

Esse é um item muito importante. Você precisa deixar seu contrato de prestação de serviço com informações bem claras para que não haja espaço para discordâncias no futuro.

Você também deve pedir para o seu cliente assinar um termo de autorização de uso de imagem, principalmente para o bebê, já que você vai usar as fotos em seu portfólio, em blogs e sites, ou qualquer tipo de publicidade que você venha produzir.

E não fique só nas fotos! Mostre aos seus clientes como é importante eles terem um fotolivro de qualidade com as imagens do ensaio para poder ver quando quiser, ter as fotos sempre a mão para mostrar para as visitas e até mesmo para ficar de herança para o recém-nascido, quando ele crescer e construir sua própria família.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades