dicas de diagramação 2

Veja 10 dicas de diagramação para agradar seus clientes e vender mais fotolivros

março 18, 2019

COMPARTILHE

Construir o fotolivro perfeito para o seu cliente é um passo importante para expandir o seu espaço no mundo dos fotógrafos profissionais. Oferecer esse produto agrega valor ao seu trabalho e irá deixar os seus clientes ainda mais encantados.

Pensando nisso, neste artigo trouxemos algumas dicas de diagramação que irão deixar seus álbuns ainda melhores e irão valorizar as suas fotos.

No entanto, antes de começar a diagramar, é preciso conhecer o seu cliente. Converse com ele sobre suas preferências de cores, bordas, fontes. Peça para que ele lhe mostre um álbum que tenha achado interessante. Ou mostre a ele alguns exemplos de fotolivros bem diferentes para que ele lhe diga o que lhe agrada ou não.

Essa etapa irá lhe economizar tempo e retrabalho já que aumentará consideravelmente as chances de aprovação na primeira amostra.

Para a construção de um fotolivro é importante ter sempre em mente que, embora existam tendências e regras gerais, o álbum perfeito é aquele que tem a cara do seu cliente! Ele precisará olhar para o seu álbum e enxergá-lo ali.

Posteriormente, faça uma pré-seleção das imagens mais bonitas e que contem melhor a história que o fotolivro pretende retratar e envie para o cliente escolher as fotos finais.

Na última etapa antes da diagramação, trate as imagens selecionadas pelo cliente para entrar no álbum. Faça um bom tratamento de Photoshop e use uma cor bonita, atraente e interessante para as fotos. Tente deixar as cores das imagens em harmonia.

Após feito isso, chegou a hora de diagramar!

Dicas de diagramação

1) Capa

Para capa, o ideal é usar imagens que tenham respiro e estendê-la para que ocupe a capa e a contra-capa (parte de trás) do fotolivro.

Blog IpsisPro exemplo-de-capa-contracapa-1024x682 Veja 10 dicas de diagramação para agradar seus clientes e vender mais fotolivros

2) História em capítulos

Para começar a montar as suas páginas, lembre-se que você está retratando um capítulo muito importante da história de vida de uma pessoa.

Então, organize o álbum em capítulos. No caso de fotolivros de casamento, por exemplo, esses capítulos podem ser o making off da noiva, do noivo, a decoração, a cerimônia, a festa e assim por diante.

Além de deixar o fotolivro visualmente melhor, você estará construindo uma narrativa adequada para a leitura.

3) Páginas

Uma das dicas de diagramação das páginas de um álbum é evitar usar mais que 4 fotos em uma mesma lâmina!

Blog IpsisPro dicas-de-diagramação-lamina Veja 10 dicas de diagramação para agradar seus clientes e vender mais fotolivros

Use dentro de uma mesma página fotos que combinem entre si. O ideal é que sejam fotos no mesmo ambiente e com o mesmo look, por exemplo. Isso deixa a página mais harmônica.

Também é interessante alternar fotos dos envolvidos no álbum, como por exemplo da noiva e do noivo.

4) Área de respiro

A área de respiro é também muito conhecida como espaço em branco. Ela serve para dar leveza ao álbum e à leitura das fotografias. Você pode utilizar essa dica quando houver uma sequência muito carregada de imagens.

5) O princípio da repetição

Alguns elementos podem ser explorados no álbum, como tipografias, cores, elementos gráficos, espaçamentos. O importante é manter um padrão desde o início até o fim do álbum para que ele forme um todo, uma unidade e tenha identidade.

6) Cores

As cores são fundamentais para sua diagramação! Combine-as e use-as a favor do seu trabalho. É interessante utilizar a paleta de cores do evento como base para a construção do álbum. Assim, ele terá a cara dos seus clientes e ficará harmônico com as fotos que estão dentro dele.

7) Tipografia

Aqui vai uma das mais importantes dicas de diagramação: escolha a fonte que deseja trabalhar, mas lembre-se que ela deve ser evidente para o leitor. Ela precisa transmitir a mensagem com clareza!

Não encha sua diagramação de textos, pois poderá cansar o leitor e tirar o foco das imagens, que devem ser as protagonistas.

O ideal é utilizar fontes maiores e slogans menores. Também opte pelas fontes scripts com fontes sem serifa. Espaçamentos grandes entre as letras sem serifa sempre dão um ar de limpeza.

Abuse do contraste. Utilize fonte e imagens com cores diferentes!

8) Simetria e assimetria

Simetria é ter dois lados iguais. Tudo que é simétrico é belo. Na diagramação, se as lâminas são construídas todas simétricas, ela com certeza ficará bonita.

No entanto, apesar de um álbum simétrico ser bonito, ele é monótono! Quando seu cliente pegar o álbum, a partir da quarta página ele já não conseguirá mais prestar atenção nas fotos.

Um álbum bonito, atraente e que irá segurar o leitor até o final precisa ter também assimetria. Ou seja, dois lados diferentes. A assimetria está aí para quebrar a monotonia dos álbuns.

Assim, entre as importantes dicas de diagramação está o equilíbrio entre lâminas simétricas e assimétricas.

Você pode começar a diagramação utilizando a simetria. Quando notar que o álbum começou a ficar monótono, faça uma página mais assimétrica e assim por diante.

Mas lembre-se que mesmo em páginas assimétricas, é preciso ter o alinhamento!

O vídeo abaixo da PhotosTV traz dicas e exemplos muito interessantes de como utilizar bem a simetria e assimetria na diagramação de álbuns.

9) Álbuns cleans

Os álbuns cleans são versáteis e uma boa opção para quem está começando na diagramação.

No entanto, é preciso evoluir já que o mercado está exigindo coisas diferentes. Fazer apenas diagramações cleans deixará seus fotolivros iguais a maioria dos encontrados no mercado.

Encontre uma forma de imprimir sua marca nos álbuns que você constrói! É preciso encontrar caminhos e maneiras de fazer com que a sua diagramação fique diferente.

O fotógrafo que consegue mostrar diferença na sua diagramação, é um inovador. Pessoas inovadoras fazem sucesso.

10) Legibilidade

Um dos itens mais importantes da diagramação é a legibilidade. Se o material não estiver claro e legível, certamente o seu cliente perderá o interesse pelo fotolivro.

Impressão

Agora que você conferiu dez dicas de diagramação para aprimorar seu trabalho com fotolivros, você precisa ficar atento na impressão para que todo seu trabalho não vá por água abaixo.

Para que seu álbum brilhe de verdade, você precisa contar com uma boa impressão e um bom acabamento. Mas essa parte você pode deixar com a IpsisPRO! Um dos nossos diferenciais é a nossa expertise em gerenciamento de cor.

Nós garantimos o melhor produto final com o melhor preço de mercado. Conheça nossos produtos!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades

Newsletter