Skip to content
porSolnaPraia

Dicas para fotografar na praia

julho 3, 2019

COMPARTILHE

Um cenário incrível. É isso que a praia nos reserva, seja fotografando apenas o ambiente ou em um ensaio com pessoas. Não a toa é um dos cenários favoritos em ensaios de casamento e moda. Mas será que é simples fotografar nas praias? Aaaah, mas não é mesmo. A areia e a umidade podem acabar dificultando o processo, que vai desde poluir a foto até prejudicar o seu equipamento. Assim, listamos dicas que podem te ajudar a evitar esses problemas. Vem com a gente!

Blog IpsisPro 610-1024x683 Dicas para fotografar na praia

Golden hour

Melhores horários para fotografar

Nem sempre é fácil encontrar a luz ideal na praia, seja pela falta de Sol ou pelo excesso dele, mas alguns horários do dia podem render boas fotos.

Fotografe na Golder Hour (o intervalo de 1 hora antes ou depois do amanhecer e 1 hora antes ou depois do pôr do Sol), porque nestes horários o Sol não está muito forte e nos dá uma iluminação bem suave e com belas cores no céu.

Aproveite os dias sem sol para fotografar a paisagem, por exemplo, porque são melhores para captar mais detalhes e sombras do cenário. E, caso seja necessário, podemos utilizar as milagrosas ferramentas de edição para “trazer mais luz” para as imagens.

O pôr do sol e a lua na praia são sucesso no instagram 🙂 Se você vai à praia e não fotografa o pôr do sol, então você não foi à praia. Simples assim. E sabe por quê? Porque é um cenário lindíssimo. Um show de cores que podem variar entre azul, roxo, amarelo, laranja e vermelho criando efeitos incríveis no céu e no mar.

Assim como o Sol rouba a cena durante o dia, a Lua  ganha esse papel a noite. Ela banha tudo à sua volta com um tom prateado ou levemente amarelado. Abuse desses eventos naturais e você vai conseguir fotos incríveis.

Abuse da praia e seus cenários

Tão importante quanto o objeto principal da foto é o espaço onde ele está inserido. Os planos de fundo ajudam a compor as imagens e podem salvar ou estragar completamente um clique e, mesmo sabendo disso, alguns fotógrafos não dão o devido valor a ele. A praia nos oferece diversos tipos de cenários e cabe a nós extrair o melhor de cada um deles.

Blog IpsisPro 2371-1024x683 Dicas para fotografar na praia

Capturar o horizonte é, talvez, o maior clichê de quem fotografa na praia e serve tanto como plano de fundo quanto como objeto princial da foto. Tente inclinar a câmera para criar dinamismo na imagem, tirando a estabilidade da linha do horizonte. Os resultados são bem interessantes.

Criar molduras naturais na praia é bastante fácil. Utilize elementos da paisagem como árvores, pedras e folhas. Aqui sua imaginação pode voar e criar os mais diversos resultados. Neste artigo, demos algumas dicas para conseguir fotos mais originais com técnicas simples.

Blog IpsisPro 32-1024x683 Dicas para fotografar na praia

A água e seus reflexos também são outros clichês de quem fotografa na praia porque é possível conseguir efeitos incríveis e de forma muito rápida. O fotógrafo espanhol Guido Gutiérrez Ruiz utiliza muito bem esse recurso. Explore esses efeitos e surpreenda-se com os resultados.

Preserve seu equipamento

Só nós sabemos o quanto nosso equipamento é precioso (e também que não são naaaada baratos, né?). Então, se vamos fotografar na praia, é importante ter em mente que muitas coisas ali podem ser prejudiciais a eles. Por exemplo, uma brisa leve ou uma caminhada fazem a areia subir. Por isso, é bom deixar tudo protegido em uma mochila ou bolsa para garantir que, quando não estiver em uso, fique em local seguro, evitando contato com a areia e consequentemente prejuízos.

Blog IpsisPro 2304-1024x684 Dicas para fotografar na praia

Se você perceber que tem um pouco de areia grudada no vidro da lente ou que ele está umedecido, sabe como limpar? NUNCA use o dedo para uma “limpeza rápida” porque isso vai piorar tudo. A melhor forma é utilizar lenços de papel, panos, álcool isopropílico e pincéis para a limpeza de seu equipamento. Na realidade, o pincel é a melhor opção, porque os outros podem acabar riscando a lente e a gente vai ter um ataque do coração e começar a chorar.

Mas e se eu fui fotografar na praia e agora tem grãos de areia dentro da minha lente? O que eu faço? ME AJUDA!

Diversas empresas fazem recuperação, manutenção e limpeza de equipamentos fotográficos. Não é muito barato, mas é melhor do que ter que comprar outro. Então, calma jovem! Nada está perdido 🙂

Mais alguns cuidados

A forma como você usa o equipamento também pode acarretar em prejuízos diversos. Tente trocar as lentes o mínimo de vezes possível, evitando desmontar muito o equipamento e, consequentemente, expor o corpo e lente da câmera. E como é sempre bom relembrar, se não for usar, deixe guardado, não deixe em espaço aberto ou pendurado no pescoço e, quando terminar, limpe todo o equipamento com auxílio do pincel.

Para finalizar

Não vacile deixando seu material em um lugar fora da sua visão. Se for deixar no carro, mantenha escondido fora da visão de quem passa por perto, por exemplo, no porta-malas ou em baixo dos bancos.

E, como nossas mães sempre disseram: aproveite bastante o tempo quente e as ondas do mar! Não vá muito para o fundo e use protetor solar 😀

Espero que com essas dicas, você consiga fazer fotos maravilhosas e proteger seu equipamento.

Boas fotos!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades

Newsletter