curso Ema Klabin

Fundação Ema Klabin abre inscrições para o curso “Fotolivro: projeto fotográfico no livro”

julho 23, 2019

COMPARTILHE

A Fundação Ema Klabin é uma instituição sem fins lucrativos, focada na divulgação de atividades culturais, artísticas e científicas, além de um museu aberto à visitação pública. A Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, que conta com mais de 1600 peças entre pinturas, móveis, peças arqueológicas e objetos de decoração.

Quem foi Ema Klabin?

Blog IpsisPro ema-klabin Fundação Ema Klabin abre inscrições para o curso "Fotolivro: projeto fotográfico no livro"

Foto: Acervo pessoal

Nascida no Rio de Janeiro, em 1907, foi uma empresária, mecenas e colecionadora de arte brasileira. Seus pais eram imigrantes lituanos e seu pai, Hessel Klabin, foi um dos fundadores da fabricante de papel e celulose Klabin.

Educada no Brasil e na Europa, presenciou os estragos da Primeira Guerra Mundial enquanto viveu na Suíça e na Alemanha. Quando retornou ao Brasil, dedicava parte do seu tempo a atividades filantrópicas e assistenciais, com um papel de destaque na construção do Hospital Israelita Albert Einstein, uma referência no país atualmente.

No final do anos 1940, após a morte do pai, passou a adquirir importantes obras de arte, formando uma coleção abrangente e diversificada. Com uma visão diversa daquela de um historiador da arte ou de um curador, preenchendo os ambientes de sua casa no Jardim Europa. que começou  construir em meados dos anos 1950.

A Casa-Museu

Como não tinha descendentes diretos, Ema Klabin assegurou em vida, criando uma Fundação em 1978 e destinando, após seu falecimento que ocorreu em 1994, todo o seu acervo pessoal, para que este fosse acessível ao público e assim surgiu a Casa-Museu Ema Klabin.

A casa está exatamente como era quando ela residia ali. Os mesmos móveis, objetos e todo o acervo reunido durante toda sua vida. Ela reuniu obras de artistas brasileiros, como Mestre Valentim, europeus, como o pintor francês Renoir, o russo Chagall, o holandês Frans Post, até objetos de arte da cultura oriental. Visitar este local é como fazer um passeio pela história da arte.

O curso

Há oferta de diversos cursos durante todo o ano e, a partir de março de 2020, oferecerão um curso que abordará a confecção do fotolivro, que pretende investigar os caminhos para desenvolver um projeto autoral fotográfico que será materializado em um livro.

Quem são os professores responsáveis?

Wladimir Fontes é artista visual, trabalha com fotografias, desenho, gravura em metal e madeira. Lecionou no Bacharelado de Fotografia do Senac; foi Professor de Mídia no Instituto de Artes da Unesp de 2015 a 2017. Doutor e mestre em Artes Visuais na linha de pesquisa Poéticas Visuais pela ECA-USP, com pesquisas voltadas ao projeto fotográfico em livro. Coordena periodicamente grupo de estudos sobre poéticas fotográficas.

Inês Bonduki é fotógrafa, editora e pesquisadora. É doutoranda em Artes Visuais pela ECA-USP, onde pesquisa sequência visual no suporte do livro de artista. Foi Editora de Fotografia da Revista São Paulo (2012-13). Desde 2016 realiza palestras e cursos livres em festivais e instituições culturais. Seu livro Linha Vermelha foi contemplado com o Prêmio Foto em Pauta 2016 e recebeu o Prêmio Conrado Wessel 2015.

Vamos a um resumo rápido aqui:

Curso: Fotolivro: projeto fotográfico no livro

Horários: Sábados 10h00 às 13h00

Valores e vagas: 08 encontros | R$ 490,00 | 14 vagas

Período: março: 14, 28 | abril: 11, 25 | maio: 09, 30 | junho: 13, 27

As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser feitas pelo site através do link http://bit.ly/32wMwkK

E aí, curtiu? Vai ficar fora dessa?

A Casa-Museu Ema Klabin fica na Rua Portugal, 43, no Jardim Europa, em São Paulo

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e eles que vão te explicar tudo direitinho

No telefone 11 3897 3232 ou no site www.emaklabin.org.br

Não perde mais tempo! A gente se vê lá ;D

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades