Ensaio Boudoir

Ensaio Boudoir: A naturalidade do corpo na fotografia

dezembro 9, 2020

COMPARTILHE

Afinal, o que seria um Ensaio Boudoir?

Muitas pessoas quando ouvem a frase “ensaio sensual” já ficam com cabelo em pé. Mas, calma, não há com o que se preocupar: não há nada de pornográfico. Na fotografia nós chamamos esse tipo de trabalho de ensaio boudoir ou fotografia boudoir. A palavra tem origem francesa e quer dizer “quarto lindamente decorado, utilizado pelas mulheres de alta classe e da realeza para se vestir, dormir, costurar, trocar de roupas, ter conversas privadas e até encontrar o seu amado”.

Com esse espaço tão próprio, a partir da década de 1920, as mulheres – principalmente as grandes sexysimbols da época – acharam esse o cenário ideal para suas fotos sensuais, sem muitas roupas, e, com o tempo, se tornou um estilo de fotografia íntima feminina. No início, as fotos eram tiradas nos próprios quartos das modelos, em cenários montados lembrando os antigos quartos franceses e até em suítes de hotéis de luxo.

Os móveis, as lingeries, as poses e a sensualidade feminina ajudam a construir esse tipo de fotografia. E, por mais que fosse um grande tabu na época, o ensaio boudoir ganhou grande popularidade, inclusive entre homens e casais. Muitas noivas também passaram a tirar essas fotos e presentear seus maridos após o casamento. Com o tempo, virou também presente de aniversário, dia dos namorados e aniversário de casamento.

 

Blog IpsisPro Ensaio-Boudoir-01 Ensaio Boudoir: A naturalidade do corpo na fotografia

 

Características

Desde que surgiu, o ensaio boudoir chama atenção por algumas características, entre elas, a sensualidade. Nesse tipo de fotografia, a nudez nem sempre é uma regra; se por acaso aparecer, será de forma sutil, com delicadeza, e bem pensada. Diferente do que acontecia antigamente, hoje muitas mulheres tiram suas fotos para elas mesmas. E o objetivo deste, seria enaltecer a sua beleza e a feminilidade, aumentar sua autoestima, mostrar sua liberdade e seu empoderamento.

Hoje também não é necessário um cenário suntuoso que lembre os antigos “boudoir”, mas um jogo de luz, uma temática, um ambiente discreto, onde o principal é a pessoa, mantendo-se, em sua grande maioria, ainda o quarto como cenário.

 

Blog IpsisPro Mulher-fazendo-pose Ensaio Boudoir: A naturalidade do corpo na fotografia

 

Como devo me comportar?

Para o fotógrafo, o primeiro passo é ser bastante profissional e manter a seriedade de um ensaio que precisa de confiança para que a mulher fique à vontade. Aqui a palavra de ordem é bom senso. Mesmo não sendo uma nudez, é preciso saber extrair a sensualidade da mulher de uma forma suave, valorizando-a e propondo poses que valorizem o seu corpo. Luz também é fundamental. Escolha um tom acolhedor.

Tenha também um bom portfólio e mostre para que ela se sinta segura e veja os diversos estilos que podem ser usados em seu ensaio. Não esqueça que, além de fotógrafo, você também é diretor, então estimule, brinque com a modelo, proponha expressões, tudo isso, claro, sem invadir a sua privacidade. Nunca esqueça que ele deve ser romântico, natural, leve e suave. E, por último, evite usar Photoshop: a naturalidade é fundamental no ensaio boudoir. O importante é valorizar a realidade, o corpo como ele realmente é.

 

Blog IpsisPro Ensaio-Boudoir-02 Ensaio Boudoir: A naturalidade do corpo na fotografia

Blog IpsisPro Mulher-na-Banheira Ensaio Boudoir: A naturalidade do corpo na fotografia

 

Enfim, e aí fotógrafo, curtiu nosso conteúdo? Temos diversos outros conteúdos caprichados para vocês, venha conferir clicando aqui!

Além disso, temos fotolivros ideais para seus ensaios boudoir ficarem mais incríveis ainda. Clique aqui pra dar uma olhadinha 🙂

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades