equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico

Conheça os equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico e veja como economizar nessa missão

janeiro 10, 2019

COMPARTILHE

Ter seu próprio estúdio fotográfico é um passo importante para que o fotógrafo  consiga vender melhor o seu trabalho. Isso porque esse espaço te permite usar a criatividade e fazer fotos perfeitas, já que a luz, o volume e a produção são controlados.

E se engana quem pensa que para montar um estúdio é preciso investir rios de dinheiro. Você pode montar o seu espaço na sua própria casa, gastando pouco. Vamos te provar isso neste artigo sobre os equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico.

E se você tiver uma graninha maior para investir, também te daremos a dica de quais equipamentos é interessante você pagar mais caro e quais acessórios irão agregar valor ao seu trabalho e ao seu estúdio.

O que irá fotografar?

Antes de começar a montar um estúdio fotográfico, é preciso levar em consideração o que você pretende fotografar nesse estúdio, o seu nicho e público-alvo.

A resposta a essa pergunta fará toda a diferença na hora de comprar os equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico, já que existem espaços específicos para diferentes objetivos.

Os tipos de estúdio de fotografia mais populares são:

– Estúdio de Retratos;
– Estúdio fotográfico para gestantes;
– Estúdio de fotografia newborn;
– Estúdio fotográfico publicitário;
– Estúdio fotográfico de produtos para publicidade;
– Estúdio fotográfico de comida;
– Estúdio fotográfico de formatura;
– Estúdio fotográfico para fotos sensuais;
– Estúdio fotográfico de moda;
– Estúdio fotográfico de animais;
– Estúdio fotográfico de veículos;
– Estúdio fotográfico artístico .

Estes são apenas alguns tipos, existem muitos outros. Você inclusive pode inventar um novo tipo de estúdio com ainda mais foco em um estilo de fotografia.

Definindo o local onde será o estúdio

A primeira coisa a se pensar quando você vai montar um estúdio é o local onde ele será alocado. Normalmente, os estúdios fotográficos possuem uma média de 30 metros quadrados. Mas caso você opte por montar o seu estúdio em casa, um espaço entre 10 e 15 metros quadrados é suficiente.

Mas como dissemos anteriormente, a estrutura do seu estúdio depende do tipo de fotografia que você pretende tirar.

Por exemplo, se quer fazer fotos newborn, você precisa de um armário grande para guardar baldes, cestos, tecidos.

Mas você não irá precisar de um espaço para fotos tão grande, já que os seus modelos serão pequenos bebês.

Blog IpsisPro equipamentos-necessários-para-montar-um-estúdio-fotográfico-3-1024x403 Conheça os equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico e veja como economizar nessa missão

Neste caso, é interessante também ter outras áreas além do espaço para fotos, como por exemplo, sofá para amamentação perto do local das fotos, mesa para trocar bebês, área para a família esperar sua vez de posar com o bebê.

Já um estúdio voltado para editorial, publicidade ou moda demandará um espaço maior, já que é necessário abrigar uma grande equipe de produção, como cliente, modelo, diretor de arte, atendimento de agência, assessores, maquiadora, decorador, equipe de vídeo para making of, entre outros.

Dificilmente você vai conseguir trabalhos de publicidade se não tiver um grande galpão para abrigar dezenas de profissionais.

Neste caso, o seu estúdio também precisará de MUITA iluminação e modificadores de luz.

Para te ajudar a ter uma noção do tamanho da estrutura que você irá precisar e da quantidade de dinheiro que terá que investir, o site Fotografia Mais preparou um gráfico:

Blog IpsisPro gráfico Conheça os equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico e veja como economizar nessa missão

 

Home Studio

Se você tiver pouco dinheiro para investir, é possível montar o seu espaço na sua própria casa. É claro, levando em consideração que você irá fotografar um dos nichos que estão dentro do círculo amarelo do gráfico.

Encontre um cômodo que não é utilizado para montar o seu estúdio. Esse cômodo pode ser uma sala, uma copa, uma garagem, um quarto. Ele deve ter, pelo menos, 10 metros quadrados.

O maior benefício em se montar um Home Studio é que ele não gera custos extras, como aluguel, luz, água, condomínio, entre outros.

Um ponto negativo é que pode se tornar um problema misturar a vida de fotógrafo com a família. Por isso, o ideal é que o espaço tenha uma entrada independente. Mas se não tiver, converse com sua família para que você consiga separar melhor a vida pessoal da profissional.

Blog IpsisPro equipamentos-necessários-para-montar-um-estúdio-fotográfico-2-1024x420 Conheça os equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico e veja como economizar nessa missão

Studio Móvel

Você também pode montar um estúdio móvel. Ou seja, ao invés de pagar aluguel e ter todos os custos fixos como água, luz, decoração, você pode ter os equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico preparados para montar o espaço na casa ou empresa do cliente.

Esse pode ser um diferencial seu e do seu negócio. Você pode inclusive cobrar mais por este serviço.

Equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico

Se você já tem experiência como fotógrafo de eventos ou books externos, possivelmente você já tenha quase tudo o que precisa para montar um estúdio.

Basicamente, para qualquer tipo de estúdio que você for montar, você irá precisar:

– Tripé de câmera
– Fotômetro
– Fundos fotográficos (os mais usados são de papel)
– Modificadores de luz como difusores, rebatedores e bloqueadores
– Pedestal de luz
– Iluminação
– Painéis
– Cadeiras
– Mesa
– Poltrona

Câmera

Entre os equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico está uma boa câmera, com alta qualidade para que as fotos possam obter bons resultados.

Muitas máquinas atuais possuem uma série de filtros disponíveis para modificar as fotos sem a necessidade de editá-las, além de controle de entrada de luz e lentes diferenciadas que podem ser adquiridas, porém encarecendo o preço do equipamento fotográfico.

Dependendo do tipo de foto que você irá fazer, valerá a pena investir um dinheiro maior para comprar uma câmera de última geração.

Por exemplo, se você vai trabalhar com publicidade, você pode precisar de fotos com SUPER ALTA RESOLUÇÃO (ou médio formato, como é chamado) com 50 megapixels ou mais.

Esse tipo de fotografia pede câmeras mais caras com grande resolução para captar imagens com um nível absurdo de detalhes.

A foto de médio formato é utilizada em outdoor, fachadas de prédios e até mesmo em reproduções pequenas, mas que demandam um alto nível de edição de detalhes.

Já para atender pessoas físicas, uma câmera de entrada é o suficiente para começar. Você não precisará de ISO’s altos para captar imagens em baixa luz.

No entanto, você vai precisar de um set de lentes com alto poder de nitidez. As mais usadas são as lentes fixas (prime). Elas são mais baratas que as lentes de zom!

Lentes

Para um fotógrafo, investir em lentes nunca é demais. Existem as mais diversas, para vários ângulos, distâncias e quadros. Se você quiser desfoque, novas aberturas e novas fotos, o essencial é investir em lentes. Elas são as responsáveis pelo olhar da sua foto.

Set Lights e Rebatedores

Outro aspecto essencial para montar estúdios fotográficos é a iluminação fotográfica, interferindo diretamente na qualidade das fotos que serão capturadas.

Para isto é necessário possuir ótimas noções de luz em foto, podendo utilizar set lights e rebatedores, controlando-a.

Os set lights são parecidos com luminárias e muitos deles necessitarão de folhas de papel vegetal para deixar a luz mais suave, escolhendo somente um ponto onde a iluminação ficará mais densa. Para um bom estúdio, estima-se que sejam usados cerca de três a quatro set lights.

rebatedores podem ser feitos com placas de isopor, posicionando-as em direções para criar pontos de luz que possam atingir a fotografia e iluminá-la corretamente, evitando sombras, caso não sejam propositais.

Planos de Fundo

Os planos de fundo são essenciais para que você possa chamar o seu espaço de estúdio fotográfico.

O mais básico é o fundo infinito totalmente branco. Ele é muito usado para diversos tipos de fotos, principalmente com modelos.

Caso você queira montar o seu estúdio aos poucos, inicialmente, você pode optar por usar tecidos de TNT como fundos fotográficos, já que é uma opção mais barata.

Placas penduradas ao teto também são possibilidades, assim como placas de madeira ou pinturas na parede, que é a opção mais inviável devido ao trabalho e gastos necessários, somente sendo indicado para um trabalho contínuo.

Tripés

Tripés são essenciais para posicionar a câmera em um só ponto e realizar várias fotos em sequência, normalmente controlando a angulação corretamente, sem que os ajustes de luz necessitem ser refeitos para a captura das imagens.

Painéis

São colocados atrás dos objetos que serão fotografados. Podem ser de tecido, madeira ou outro material. Podem representar cenários, como paisagens, por exemplo. Suas dimensões devem ser compatíveis com as dimensões do estúdio. Um tamanho genérico usado é 2 metros de altura por 2,5 m metros de comprimento e 2,6 m de altura por 3,3 m de comprimento.

Suporte para painéis

Quando são painéis de tecido, podem ser enrolados e guardados em uma estante. No caso de painéis de madeira, devem estar em uma parede e encostados na lateral do estúdio. O apoio para estes painéis deve ser de madeira.

Quais equipamentos vale a pena investir mais para agregar valor ao estúdio?

Uma área do estúdio que vale a pena você investir mais e comprar diferentes tipos de equipamentos é para a iluminação. Sem luz não há imagem. Luz é quase a matéria-prima do fotógrafo e, como cada fotógrafo tem um olhar, as luzes também variam conforme o gosto particular.

Entre esses equipamentos estão o flash dedicado e as luzes de cabeça (ou refletores). Há vários tipos: refletores flash, também conhecidos como tochas, refletores de luz contínua, luzes halógenas (mais amareladas), luzes de tungstênio, LEDs que variam entre cores mais quentes, como o amarelo, passam pelo branco e chegam a cores azuladas, etc.

A quantidade é vasta, pois cada tipo traz um clima, um efeito ou uma sensação para sua foto. Se for possível, logo ao montar o estúdio é interessante ter algumas luzes externas para que o trabalho tenha mais possibilidades e tipos de fotografia.

Blog IpsisPro equipamentos-necessários-para-montar-um-estúdio-fotográfico-4-1024x576 Conheça os equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico e veja como economizar nessa missão

Quanto custa a montagem de um estúdio fotográfico?

O valor gasto para a montagem de um estúdio de fotografia varia conforme o tamanho e tipo de negócio que o fotógrafo pretende montar.

Se você já tem câmera, lentes e flash, você pode começar um estúdio economizando. O básico para ter um estúdio profissional é um kit estúdio fotográfico básico com 3 fontes de luz (flash, tocha ou lâmpada), modificadores de luz (rebatedor e difusor), um fundo infinito (pode ser de papel ou tecido) e itens para produção fotográfica necessários ao seu tipo de fotografia.

Esse combo custa em torno de R$ 15 mil. No entanto, esse valor dependerá dos itens selecionados. Por exemplo, o preço do kit de luz contínua low end gira em torno de R$ 284. Uma mais intenso chega a R$ 630.

Os fundos fotográficos podem elevar o orçamento, sendo que um fundo fotográfico metálico de alta durabilidade, que é um dos mais usados, custa R$700,00.

Contudo, ele oferece uma ótima relação de custo e benefício que você irá perceber ao ver os resultados das fotografias.

Assim, para um estúdio mediano, o fotógrafo vai ter que investir cerca de R$20.000,00.

É possível investir ainda mais e ter um estúdio mais completo com set completo de iluminação, ambientes para clientes, decoração. Com isso, o seu orçamento certamente passará dos R$ 100 mil.

Não se esqueça de se planejar financeiramente para manter a estrutura mensalmente até que tenha um bom fluxo de clientes.

Uma forma de economizar é pesquisar preço em diversos estabelecimentos dos equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico. Assim, será possível encontrar tudo o que você precisa por valores mais baixos do que o padrão.

Alugando um estúdio

Caso você ainda não se sinta preparado para montar um estúdio, você também tem a opção de alugar um estúdio pronto quando houver essa demanda.

Assim, você pode ofertar fotos em estúdio mesmo sem ter o seu próprio estúdio. Caso o cliente aceite, você aluga o espaço para o trabalho.

Essa é uma possibilidade que com certeza pode ajudar fotógrafos iniciantes. Quando o que você gastar em aluguel chegar ao equivalente de gastos fixos em um estúdio próprio, está na hora de voltar neste artigo e montar o seu do zero.

Quer receber mais dicas sobre o mundo da fotografia e como conquistar cada vez mais clientes? Siga a gente nas redes sociais.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades

Newsletter