inspiracao

Faltou inspiração. E agora?

maio 26, 2020

COMPARTILHE

A fotografia, assim como outras formas de arte – seja música, teatro, cinema, escrita –, tem como combustível a inspiração. Por meio dela, um olhar mais preciso, um ângulo inusitado, uma ideia “fora da caixa” podem fazer toda a diferença numa sessão fotográfica, dando aquele toque essencial e uma percepção que só o fotógrafo tem. Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil e torna-se um grande desafio fazer aquele registro, afinal não é todo dia que estamos inspirados.

E como me inspirar?

Sair do lugar comum é fundamental para que seu trabalho ganhe destaque e, mesmo quando faltar a inspiração, o ideal é ir em busca do diferencial, ir além do óbvio. Um primeiro passo para isso é pesquisar, ler e buscar referências. Compre livros e revistas, pesquise na internet, busque tutoriais no Youtube e veja como fotógrafos famosos estão trabalhando e realizando seus ensaios. Isso, certamente, irá abrir seus horizontes e contribuirá para que você tenha bons insights. Não esqueça de anotar todas as suas ideias, podem ser as mais legais até as mais absurdas. É importante é ter isso registrado para, quem sabe, um dia usar ou adaptar. Não se intimide, deixe a imaginação fluir.

Nunca esqueça que fotografar é contar uma história e, para isso, é preciso usar boas “palavras” que, no nosso caso, são cenários, personagens, figurinos, poses e muito mais. Explore isso. Tudo bem que agora não dá para apostar em cenários externos por conta da pandemia, mas improvise dentro da atual realidade. Uma parede diferente, elementos novos, objetos inusitados, tudo isso faz uma diferença incrível. E nunca se sinta confortável, desafie-se a cada trabalho, saia da zona de conforto. A monotonia nos faz estacionar e não é isso que queremos, não é mesmo? Agora não é hora de parar. Pelo contrário, é tempo de renovação, principalmente durante a pandemia. Busque oportunidades.

Pesquise também sobre novas técnicas, como elas estão sendo usadas. Busque sempre a renovação. Também conheça os seus equipamentos e todas as possibilidades que eles têm, certamente você sempre terá algo novo para acrescentar às fotografias. Por último, busque um novo olhar todos os dias. Tente perceber o que não é óbvio, o que não está tão à vista. Uma nova posição e um ângulo diferente podem trazer a inspiração que você acha que perdeu naquele dia. Concentre-se nos pequenos detalhes, eles transformarão o seu trabalho. Viaje na sua imaginação, afinal a criatividade é fundamental na nossa profissão.

Onde posso buscar inspiração?

Muitas vezes, a maior dificuldade em momentos sem inspiração, é justamente saber onde buscar por fontes interessantes que possam nos ajudar. E alguns sites funcionam como agregadores de conteúdo, ou sejam, eles juntam conteúdos de um mesmo tema, facilitando a nossa pesquisa. Eis alguns deles:

500px

Uma plataforma global online de compartilhamento focada nos fotógrafos. Um local onde os profissionais podem expor suas fotos e conseguir visibilidade mundial, além de oportunidades de fazer negócio diretamente pela plataforma, seja com clientes ou outros profissionais. Como muitos fotógrafos utilizam essa plataforma, ela se torna também uma grande fonte de inspiração.

Pinterest

Funciona como um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar seus conteúdos. É muito fácil de usar e encontrar inspirações nele por meio de palavras-chave digitadas no campo de busca. Você também pode criar pastas para reunir os posts que mais gostou e consultar depois.

Behance

Muito utilizado como plataforma de portfólio por fotógrafos e designers, funciona de forma semelhante ao Pinterest, entretanto, mais focada em áreas de especialidade como fotografia, video, entre outros.

Por enquanto é isso. Inspire-se e até a próxima!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades