Fine-Art

Fine Art: a Fotografia Como Obra De Arte

março 31, 2021

COMPARTILHE

A princípio, o que seria fine art? Vamos definir isso agora! Resignificar já faz parte do nosso cotidiano. Tem sido assim com o avançar do tempo, com o surgimento de novas tecnologias que acabam dando um novo significado àquilo que já convivemos. Com a fotografia não foi diferente. Antes, era preciso negativos e todo um processo para poder ter a foto física em mãos.

Em seguida, nada disso era preciso, pois as fotos digitais eram acessíveis a qualquer instante, na hora que quisermos. Hoje, as fotos impressas voltaram à moda e uma técnica promete transformar fotos em belas obras de arte. Estamos falando da técnica de impressão fine art.

Blog IpsisPro Fine-art-02 Fine Art: a Fotografia Como Obra De Arte

                                                                                       Créditos: Lucas Sepulveda

Mas o que seria esta técnica de impressão?

Primeiramente, antes de falar desse tipo de impressão, vamos primeiro explicar o que é a fine art – ou belas artes. São obras de arte criadas para atingir um nível estético de excelência para que sejam reconhecidas pela beleza que representam.

E existem diversas formas para representá-las, como escultura, poesia, dança, pinturas, teatro, música, arquitetura, cinema e, claro, fotografia. Mas, o que seria a impressão fine art? É o processo de transferir fotografias, pinturas ou artes digitais para papéis e outras mídias de qualidade.

Nesse processo, nada é simples, existe uma série de requisitos que precisaria fazer com total cuidado e atenção: como escolher o papel adequado, a tinta correta, calibramento do monitor, forma de armazenamento e muito mais.

Blog IpsisPro Mulher-posando-como-fantoche Fine Art: a Fotografia Como Obra De Arte

Ou seja, como tem a ver com belas artes, esse tipo de impressão é a arte de imprimir dentro de critérios que garantam a preservação, fidelidade e permanência, das quais se tornaram exigências de museus, galerias e colecionadores, já que os investidores não querem ver sua aplicação em arte se deteriorar e perder valor, não é mesmo?

Toda a impressão aqui, seja de fotografias, desenhos, pinturas e arte digital, é feita por um processo de deposição de pigmento mineral em papéis de fibra de algodão ou alfacelulose e outras mídias de qualidade, usando sempre um rigoroso gerenciamento de cor e equipamentos de última geração. Tudo isso sob o olhar atento e cuidados de especialistas.

Blog IpsisPro Homem-durante-banho-1024x683 Fine Art: a Fotografia Como Obra De Arte

Como imprimir utilizando esta técnica?

Um ponto super importante quando falamos de fine art é a qualidade da impressora, pois ela precisa retratar e reproduzir com detalhes toda a fidelidade das cores quando a imagem virar uma obra de arte. É preciso conseguir suaves gradações de tons em fotos. Isso quer dizer que quanto maior for o número de cartuchos utilizados pela impressora, maior a qualidade das impressões.

Para se ter uma noção: enquanto as impressoras em geral só permitem imprimir em CMYK, no fine art costuma-se acrescentar outras cores como cyan claro, magenta claro, até três tipos de cinza e outras cores incomuns, como laranja, verde, dependendo do tipo de impressora.

Esta maneira de imprimir permite que o pigmento se deposite em forma de pequenas gotas sobre o papel ou suporte no qual estamos imprimindo, fazendo com que tramas, padrões e formas se desenhem de maneira muito mais definida.

Desse jeito, obtém-se uma cópia impressa de alta qualidade digitalizada, com aspecto de reprodução manual. Enfim, agora você sabe: tem aquela foto que é especial, que acha que pode virar uma obra de arte? Pense em imprimi-la em fine art.

Blog IpsisPro Mulher-com-detalhes-de-moda-1024x1170 Fine Art: a Fotografia Como Obra De Arte

Por fim, esperamos que tenha curtido 🙂 Temos outros conteúdos também, clique aqui para ver sobre fotolivro de casamento. Você vai amar *-*

Já conhece nossos fotolivros? Venha dar uma olhada e comece a diagramar de forma fácil utilizando suas fotos incríves 😀 Acesse aqui para conhecer mais 🙂

Siga-nos nas redes sociais:

IpsisPRO – Instagram | Facebook | Pinterest  | Twitter

IpsisPUB – Instagram

Fotografos Online – Instagram

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades