fotografia-e-seus-tres-pilares

Fotografia e seus três pilares – Saiba quais são eles

abril 7, 2021

COMPARTILHE

No mundo da fotografia, sempre ouvimos falar de três pilares principais: sensibilidade do ISO, abertura do diafragma e velocidade do obturador. A partir do conhecimento desses elementos, suas fotos ganharão destaque. Para quem está começando na profissão, é fundamental conhecê-los, saber a importância de cada um e, principalmente, explorá-los. Enfim, hoje vamos ajudar você com essas informações.

Blog IpsisPro Camera-fotografia Fotografia e seus três pilares - Saiba quais são eles

ISO Na Fotografia

Primeiramente, esse é um dos pilares mais conhecidos. O ISO é a sensibilidade da câmera e é bem simples. O seu papel é regular a sensibilidade do sensor, ou seja, quanto menos luz na cena neste caso, maior deverá ser o ISO. As câmeras fotográficas atuais variam de ISO entre menores de 100 e até maiores que 6.000.

Aliás, mesmo sendo simples, precisa de bastante cuidado quando regulá-lo. Na prática, quanto mais você aumenta o ISO da câmera, você está aumentando o nível de ruídos da sua fotografia e, por consequência, diminui a qualidade da imagem. Deste modo, é recomendado que você trabalhe com o ISO baixo, próximos do 100, para conseguir obter imagens mais bonitas e limpas.

Blog IpsisPro ISO-Camera Fotografia e seus três pilares - Saiba quais são eles

Abertura do Diafragma

Esse pilar é fundamental para regular a distribuição de foco da sua fotografia e está presente no interior da sua lente. Por ele, é possível tirar uma foto com foco uniforme, com nitidez perfeita ou com o fundo desfocado.

O diafragma abre e fecha para controlar a quantidade de luz que entrará em sua câmera. Em suma, ele funciona como nossos olhos: quanto mais aberto mais luz entra no campo da íris e quanto mais fechado menos luz entra na lente.

Aqui o segredo é saber usar a distribuição de foco. A lente tem um anel que você pode distribuir e ajustar o foco. Além disso, outro segredo para aprender é quanto maior o “F”, o diafragma fica “fechado – bem pequeno” e quanto menor o “F”, o diafragma mais “aberto”.

Então a regra é a seguinte: se você quer deixar a fotografia com fundo desfocado, deixe o “F” coma numeração menor e, se quiser tudo nítido, deixe o “F” com a numeração maior. Por meio do diafragma, é possível também afetar a profundidade do campo da imagem. Portanto, quanto maior a abertura do diafragma, menor será a profundidade.

Blog IpsisPro Diafragma-Camera Fotografia e seus três pilares - Saiba quais são eles

Velocidade do Obturador

Aqui vamos falar sobre a quantidade de tempo que o sensor da câmera fotográfica ficará exposta à luz. Falamos de velocidade porque se o obturador abrir e fechar rapidamente, o sensor ficará pouco tempo exposto e se for lenta, o sensor ficará aberto mais tempo e mais luz atingirá o sensor. Ele permanece sempre fechado e só é aberto na hora que você faz o clique, na qual ele aciona.

Blog IpsisPro Obturador-camera Fotografia e seus três pilares - Saiba quais são eles

Você pode configurar manualmente esse tempo, deixando assim, o sensor mais exposto ou menos exposto à luz. E qual o resultado disso nas fotos? São os efeitos de luzes dos carros em estradas, cachoeiras com as águas borradas ou um beija-flor flutuando com suas asas paradas.

Enfim, de posse dessas informações, você está pronto para tirar fotos incríveis?

Blog IpsisPro Mulher-tirando-foto Fotografia e seus três pilares - Saiba quais são eles

Por fim, esperamos que tenha curtido esse post. Agora que você está preparado para tirar fotos, que tal conhecer mais sobre a pós-produção de uma fotografia? Clique aqui para acompanhar 🙂 Temos certeza que você vai adorar amigo(a) fotógrafo(a)!

Conheça nosso site! Temos o fotolivro que você precisa e um software de fácil diagramação. Cadastre-se e ganhe 20% de desconto em seu primeiro pedido!

Siga-nos nas redes sociais:

IpsisPRO – Instagram | Facebook | Pinterest  | Twitter

IpsisPUB – Instagram

Fotografos Online – Instagram

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades