Growth Hacking: Saiba mais sobre o tema

Growth Hacking: Você já ouviu falar sobre este tema?

setembro 9, 2021

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Crescer nos negócios está no sonho de qualquer empreendedor, não é mesmo? E existem vários métodos, estudos e técnicas para isso. Algo que está na moda atualmente é o growth hacking, uma forma de trabalhar o crescimento do seu negócio com base em práticas melhores construídas a partir de hipóteses e experimentos. Usado principalmente pelas empresas de tecnologia, o método tem ajudado muitos negócios a crescer e explorar seus potenciais. Por fim, o nosso papo de hoje será sobre o tema.

Vamos aos detalhes: o que é Growth Hacking?

Growth Hacking é uma forma de trabalhar o crescimento de seu negócio, com base na construção empírica de melhores práticas a partir de hipóteses e experimentos. Para quem pensa que se trata de ter uma ideia genial que mudará os paradigmas de resultado da empresa, está enganado!

Aliás, existe uma grande diferença entre o que se vende por aí e o que essa expressão significa na prática. As diversas metodologias que tratam do assunto servem apenas para facilitar esse entendimento, mas são criadas para o contexto genérico ou distante do seu. Sem dúvida é uma ótima referência, mas não necessariamente a mais pertinente para você.

Na prática, a linha de raciocínio é muito simples:

– Focar esforços no principal problema/alavanca da empresa;

– Pensar em melhorias para o esse foco e priorizar as melhores ideias;

– Modelar a forma mais simples de testar essa nova ideia e aplicá-la;

– Garantir que você aprender com seus sucessos e insucessos;

– Usar esse aprendizado para gerar novos testes.

Apesar de parecer mais uma metodologia, é interessante refletir sobre a ordem lógica das coisas. Não existe nada de novo ou complicado nessa linha de raciocínio, e a dificuldade reside muito mais na disciplina e execução.

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Esta ideia vai ajudar a alavancar seus negócios.

O que faz um Growth Hacker?

Da mesma maneira que um hacker é conhecido por encontrar e explorar falhas de segurança, o growth hacker é o profissional que encontra “passagens abertas” para crescer rapidamente os resultados de um negócio. Seu objetivo também é descobrir brechas, mas que propiciem um crescimento inteligente e acelerado para a empresa. Tudo dentro da lei e da ética!

A relação com hackers também dá a entender que growth hacking é pura tecnologia, programação e matemática. A prática costuma envolver essas áreas, porque geralmente elas proporcionam soluções mais rápidas e eficientes.

Mas o conceito é muito mais amplo e envolve estratégias de negócio. Portanto, o growth hacker não precisa ser um profissional de TI ou programação, embora esse conhecimento ajude a se alinhar com programadores que compõem o time.

Geralmente, o growth hacker é um profissional de marketing, que já tem uma visão voltada para o crescimento do negócio. Mas quem entra nessa área não deve pensar apenas em vender ou faturar, e sim cuidar do objetivo da empresa e da eficiência — mais rápido e mais barato — para alcançá-lo.

Além do conhecimento técnico e conceitual de marketing, o growth hacker precisa entender muito bem de: processos, metodologia de experimentos, tecnologia e desenvolvimento, análise de dados, e comportamento do consumidor.

Saber como as pessoas pensam ao longo da jornada de compra, como reagem e pelo que são motivadas é algo essencial para um growth hacker.

Entendendo isso, o profissional recorre aos seus conhecimentos de marketing para encontrar possíveis gatilhos de crescimento e, com método, faz experimentos para comprovar suas hipóteses. Aliás, se comprovadas, elas se tornam processos, repetíveis e escaláveis, de forma que a empresa não gaste tanto tempo e dinheiro naquela tarefa.

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O growth hacker visa o crescimento do negócio.

Quando adotar?

Além do momento onde é clara a necessidade de um mindset de growth hacking, também existem momentos de negócio onde isso é possível e até indicado. Para empresas pequenas ou profissionais independentes, os benefícios de pensar dessa forma sempre serão válidos, mas após determinado nível de evolução fica quase indispensável esse tipo de orientação.

Empresas estruturando os principais processos da operação: nesse momento inicial, onde a empresa ainda está construindo os processos que garantem a sua sustentabilidade, pode-se usar do mindset de growth.  Entender o que fazer, quanto recurso investir e qual a visão de futuro de cada processo são aplicações para esse momento.

Empresas ainda em estruturação, mas com operação rodando: nesse caso, a empresa já tem seus principais processos rodando, e a dúvida sobre criar novos processos ou otimizar os existentes paira sobre a empresa. Aqui recomenda-se que o mindset de growth ajude o operador a saber por qual caminho seguir.

– Empresas já estruturadas: empresas nesse momento já têm seus processos estruturados e vivem um contexto de busca por mais eficiência em cada um deles. Nesse contexto, torna-se praticamente indispensável o mindset de growth para garantir a maximização do uso dos recursos.

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O mindset é fundamental no growth hacking.

Alavancando o crescimento da empresa: 7 principais estratégias de Growth Hacking

À primeira vista, alcançar o crescimento proposto pelo growth hacking pode parecer uma tarefa assustadoramente difícil, mas é mais fácil do que parece. Isso porque várias das estratégias dessa metodologia já existiam, e eram postas em prática de maneira isolada antes de o termo nascer.

Reunimos abaixo as sete dicas principais que você precisa saber para alavancar o crescimento da sua empresa.

  1. Prepare sua estrutura

Primeiramente, para quem deseja alavancar o crescimento de um empreendimento por meio do hacking é preparar a estrutura organizacional. Estude bem o conceito, aprenda quais são as fases e invista em processos e fluxos de produção bem estruturados, capazes de suportar um crescimento vertiginoso.

Essa preparação deve ter função dupla: oferecer um ambiente propício para a criatividade e experimentação, e também preparar o terreno para conseguir atender o crescimento, quando ele vier, mantendo o padrão de qualidade.

  1. Aja rapidamente

Quem quer crescer dentro do empreendedorismo, não pode dormir no ponto. Por isso, é importante ter agilidade em sua tomada de decisão, avaliando as tendências e atuando para aplicar as mudanças.

Afinal de contas, de nada adianta fazer diversos testes se o resultado não gerar transformações na prática cotidiana. Conhecimento estocado não vale de nada e, se você esperar demais, corre o risco de o cenário mudar – e aquele resultado lá de trás perder sua validade.

  1. Busque os feedbacks

Na hora de tomar decisões sobre quais estratégias adotar e quais descartar, é preciso ter um panorama completo sobre o que funcionou. Para que isso aconteça, é preciso ter canais de comunicação integrados, capazes de reunir os feedbacks dos colaboradores para entender o que facilitou de fato o cotidiano e representou ganhos em produtividade.

Neste sentido, também é essencial ouvir seus clientes para entender como tem sido a experiência de compra e pós-compra.

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Feedbacks são sempre importantes.

  1. Antecipe-se às necessidades

Outra vantagem de uma boa comunicação é que o empreendedor passa a conhecer exatamente quais são as fortalezas e as fraquezas do seu negócio. A partir disso, ele consegue se antecipar às necessidades de consumo e de produção, prevendo quais podem ser os gargalos e as próximas tendências.

Enfim, quando você compreende o raciocínio de quem está produzindo e de quem está consumindo, fica mais fácil se colocar nesses lugares e agir de forma preventiva e proativa.

  1. Foque no conteúdo e SEO

O marketing de conteúdo se tornou o queridinho do momento – e isso não aconteceu à toa.A partir da produção de conteúdo vinculado à marca, você cria uma multiplicidade de caminhos que podem fazer o cliente chegar até a empresa.

Esse conteúdo, se otimizado de acordo com as técnicas de SEO, age como isca e permite que a empresa fique “parada”, só esperando que os clientes sejam fisgados.

  1. Mapeie a jornada de compra

Para que o marketing de conteúdo funcione de maneira efetiva, porém, é preciso conhecer bem como o consumidor se comporta até chegar na compra. Para isso, estude bem quem é o seu cliente e ofereça conteúdos com potencial de engajar por serem de seu interesse.

Só quem conhece muito bem sua jornada de compra consegue empregar, com efetividade, ações de remarketing que garantem uma maior retenção e uma publicidade direcionada para pessoas que já demonstraram interesse pelo produto.

  1. Otimize a experiência

Você já tentou de tudo: preparou a estrutura para agir rapidamente, ouviu os feedbacks e estabeleceu uma estratégia de marketing de conteúdo com SEO, levando em conta a jornada de compra do cliente.

Se ainda assim sente que o crescimento não está vindo na velocidade esperada, chegou a hora de fazer o teste derradeiro: entender como está sendo a experiência do consumidor. Entre de maneira incógnita em uma prospecção ou considere contratar avaliações de cliente oculto para determinar como o seu produto tem performado, e quais pontos podem ser otimizados para uma melhor experiência.

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A experiência do consumidor é fundamental para bons resultados.

Fonte: FIA, RockContent e Resultados Digitais

Enfim, esperamos que tenha entendido mais a respeito do growth hacking. Acreditamos que isto irá te ajudar muito a alavancar os negócios no mundo fotográfico. Precisa de ajuda para persuadir seu cliente? Clique aqui e veja nossas dicas!

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