Helmut Newton

Helmut Newton – Grandes Nomes da Fotografia

dezembro 30, 2020

COMPARTILHE

Do nu à passarela: as fotografias de Helmut Newton

Existem muitos fotógrafos de moda no mundo, mas poucos com o talento como o de Helmut Newton, considerado um dos mais brilhantes do século XX e que influenciou outros tantos profissionais. Conhecido por criar um estilo muito particular de fotografia, teve sua carreira marcada pelo erotismo, em alguns casos com alusões sadomasoquistas e fetichistas. Aliás, por suas lentes passaram grandes personalidades mundiais, como Salvador Dali, Andy Warhol, Sophia Loren, Catherine Deneuve, Jodie Foster, entre outros.

Nascido Helmut Neustädter, em Berlim, em 1920, naturalizado australiano, no meio de uma família judia, estudou em colégio americano na sua cidade natal. A fotografia entrou na sua vida aos 16 anos, quando teve como mestre a fotógrafa berlinense Yva, que fazia trabalhos de moda, nus e retratos. No entanto, por ser judeu, em 1938, precisou sair do seu país para escapar dos nazistas. O destino foi Singapura. Seu primeiro trabalho por lá foi como repórter fotográfico no Singapore Strait Times, mas não ficou pouco tempo no periódico por ser considerado “indisciplinado e pouco interessado no trabalho”.

Posteriormente, em 1940, foi para a Austrália onde serviu o exército durante cinco anos. Quando terminou o serviço militar, se lembrou rapidamente da sua paixão pela fotografia e abriu um estúdio fotográfico em Melbourne. Na mesma época, casou com a atriz June Brunell, que também viria a ser fotógrafa com o pseudônimo de Alice Springs. Nesta época, ambos fizeram inúmeros trabalhos em parceria. Em 1957, o destino foi Paris, onde conseguiu um importante emprego: fotógrafo da revista Vogue. Foi aí que começou a influenciar as fotografias de moda e virar referência. Na revista, ficou por 25 anos e abriu portas para a mesma publicação em outros países como as edições norte-americanas, italiana e inglesa. Também passou a colaborar com revistas como a Elle, Marie Claire, Stern e Playboy.

 

Blog IpsisPro Helmut-Newton-02 Helmut Newton - Grandes Nomes da Fotografia

 

Erotismo

A princípio, o que deu destaque ao trabalho de Helmut foi o erotismo presente em suas fotografias. Para alguns, ele era provocador demais, ainda mais para a época, na década de 1970. As mulheres eram retratadas de forma forte, sem medos e dominadoras. Enfim, quem dava as cartas eram elas. Quando buscamos referência dos anos 70, muito do que vemos hoje em fotografia de moda está ligado a ele e isso se expandiu para outros campos como as passarelas, vitrines e ruas. Aliás, sua primeira exposição aconteceu em 1975, na Galeria Nikon, em Paris. Então, no ano seguinte, foi considerado o melhor fotógrafo pelo Clube de Diretores Artísticos de Tóquio, no Japão.

No entanto, depois da exposição, foi a vez do primeiro álbum fotográfico, que recebeu o nome de Femmes Blanches, que logo foi premiado pelo Instituto Americano de Artes Gráficas. Em 1979 foi considerado o fotógrafo do ano pelo Clube de Diretores Artísticos de Berlim. Nos anos 1980, mudou mais uma vez: agora para Mônaco, vivendo entre os Estados Unidos e o principado, neste último nomeado Cavaleiro das Artes, Letras e Ciências. Também na França recebeu o Grande Prêmio Nacional da Fotografia. Por fim, vemos que troféus não faltam na estante de Helmut Newton.

Um pouco mais sobre o trabalho de Helmut Newton

A revista Mensch destaca o trabalho de Helmut: “com um estilo próprio e marcante, onde suas fotos tem uma marca forte no erotismo com doses de fetichismo e sadomasoquismo. Porém nunca sem perder a classe. Suas fotos são sofisticadas, retrata muito a burguesia aristocrata onde belas e ricas mulheres se liberam em suas fantasias sexuais mais loucas. Em geral as fotos são em p&b e tem todo o clima noir do cinema europeu. Diferente de fotógrafos como HerbRitts, onde suas fotos traduzem uma simplicidade na produção, se dedicando ao corpo plasticamente perfeito e nu, as fotos de Helmut Newton são ricas em detalhes de produção e requinte. Tudo é muito rico e traz uma atitude, muitas vezes insinuante”.

Um ano antes de morrer, em 2003, editou uma autobiografia. Morreu em 2004 em um acidente aéreo. Aliás, sobre as fotografias no final da década de 1990, ele disse: “parecem as mesmas fotos que tirávamos nos anos 60 e 70. Nosso estilo causa o mesmo furor. Quanto a mim, sempre faço minhas próprias escolhas. Seja nas fotos, seja nos trabalhos que aceito fazer”.

 

Blog IpsisPro HN-01 Helmut Newton - Grandes Nomes da Fotografia

Blog IpsisPro HN-02 Helmut Newton - Grandes Nomes da Fotografia

Blog IpsisPro HN-03 Helmut Newton - Grandes Nomes da Fotografia

Blog IpsisPro HN-04 Helmut Newton - Grandes Nomes da Fotografia

Blog IpsisPro HN-05 Helmut Newton - Grandes Nomes da Fotografia

 

Enfim, curtiu esta matéria sobre Helmut Newton? Temos outros grandes nomes da fotografia em nosso blog 🙂 Araquém Alcantara por exemplo. Dá uma acessada no material clicando aqui *-*

Fotolivros incríveis e com uma qualidade impecável? Só na PRO você tem! Acesse nosso site, tenho certeza que você irá amar!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades