iso na fotografia

ISO [Por onde eu começo?]

julho 29, 2020

COMPARTILHE

É muito importante para os fotógrafos, principalmente os iniciantes, conhecer todos os recursos que uma máquina fotográfica possui. Afinal, eles serão essenciais para que suas imagens se destaquem e você seja cada vez mais conhecido pela qualidade do seu trabalho. Informação é fundamental em qualquer área. Hoje vamos falar de ISO.

Mas o que é ISO?

Então vamos lá: ISO (um padrão estabelecido pela InternationalOrganization for Standardization, Organização Internacional de Padronização, em tradução livre) é a sensibilidade de iluminação da câmera. Isso quer dizer que quanto menor o número, menor é essa sensibilidade. Consequentemente, é preciso muito mais luz para a fotografia ficar clara.

Se o ISO é maior, a sensibilidade do sensor aumenta também e com menos luz é possível captar a cena desejada. Mas quanto menor o valor, mais nitidez tem a foto, principalmente nos contornos. Ao mesmo tempo, quanto maior o ISO, mais granulada ela fica. O número considerado normal para o recurso é 100, em sua maioria o valor mais baixo, e o máximo de 16.000 (muita sensibilidade) ou até mais.

 

Blog IpsisPro 01-1 ISO [Por onde eu começo?]

 

Existe um valor adequado da ISO para fotografar?

Em relação ao valor, é preciso ficar atento a alguns quesitos, como a luz do ambiente, por exemplo. Se estiver com bastante luz, use o menor valor possível. Agora quando você estiver em um lugar fechado, com luzes artificiais, faça vários testes com diferentes valores para que você encontre a que melhor se enquadre. Faça isso alternando a fotometria da câmera (abertura e velocidade do diafragma). Sendo claro: se for fotografar uma pessoa na praia com sol, use o ISO 100, agora se for uma festa à noite, o indicado seria 800.

Fique ligado! Alguns fabricantes exibem que suas câmeras conseguem fotografar com ISO absurdamente altos. Isso, de certa forma, se mantêm fora do limite utilizável pela maioria absoluta dos fotógrafos. Quando isso acontece, a fotografia perde a nitidez, há redução de contraste e da saturação da imagem.

 

Blog IpsisPro 02-1 ISO [Por onde eu começo?]

 

Essas dicas se aplicam a fotos em movimento?

Para fotos em movimento, você precisará de um valor mais elevado para capturar com uma exposição aceitável. Assim, você eliminará o borrão de movimento ou vibração da câmera. Aumentando o ISO com a quantidade desejada e a exposição, você obtém efeitos de luz incríveis sobre o motivo desejado. Outro ponto que vale esclarecer é que o ISO deve ser o último recurso a ser alterado. O melhor é mantê-lo o mais baixo possível, já que ele altera a cena de uma negativa, através de ruído e perda de qualidade.

Lembre-se ainda de usar o obturador e o diafragma para equilibrar a luz da cena. Mas é preciso respeitar a sua intenção estética de borrar ou congelar, e de profundidade de campo. Caso não seja suficiente, recorra para o ISO. Agora que você já conhece como utilizar esse recurso, aproveite e registre lindas fotos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades