5 livros que vão melhorar sua visão na fotografia

Livros sobre fotografia: Listamos 5 que você precisa ler!

julho 22, 2021

COMPARTILHE

A busca pelo conhecimento deve ser constante em todas as profissões, e em nosso caso não é diferente. Afinal de contas, um fotógrafo profissional, além de muita prática, precisa sempre buscar  o conhecimento e se atualizar para melhorar as suas práticas. E não há forma melhor forma de procurar isso do que nos livros sobre fotografia, não é mesmo?

Além de dados técnicos, eles contam histórias, mostram diferentes experiências, ajudam a aprimorar suas técnicas e, eventualmente, melhorando a sua atividade. Aliás, nós sabemos que existem uma grande gama de livros sobre fotografia. Aliás, selecionar os melhores é uma tarefa árdua, mas vamos te ajudar com algumas dicas de publicações que constam nas melhores listas.

Vem conhecer os cinco livros que todo fotógrafo deve ler ao longo de sua carreira.

#1 – Livros sobre fotografia: At work, Annie Leibovitz

Em primeiro lugar está o livro da grande Annie Leibovitz. A fotógrafa conta no livro as histórias e uma descrição técnica de como algumas de suas imagens mais famosas surgiram. Começando em 1974, com sua cobertura da renúncia de Nixon e culminando com os seus retratos controversos da Rainha Elizabeth II no início de 2007, Leibovitz explica o que os fotógrafos profissionais fazem e como o fazem.

O fotógrafo, neste caso, é a pessoa mais bem paga e produtiva do ramo. Estima-se  90 imagens que são discutidas em detalhes – os momentos em que foram tiradas, com informações técnicas específicas (qual a câmera, quais as configurações, qual a iluminação, e onde as imagens apareceram).

A turnê dos Rolling Stones em 1975, a famosa sessão de nudez com John Lennon e Yoko Ono horas antes de Lennon ser morto, as campanhas da American Express e da Gap, Whoopi Goldberg em uma banheira de leite, Demi Moore grávida e nua na capa da Vanity Fair, e a cobertura das coleções de alta costura em Paris com Puff Daddy e Kate Moss estão entre os temas deste trabalho original e informativo.

As fotos e histórias se organizam em ordem cronológica, passando do filme para o digital. Os fãs e amantes da fotografia de Leibovitz acharão suas histórias de como alguém aprende a ver – e então como fotografar – inspiradoras.

Blog IpsisPro at-work-annie-leibovitz-fonte-phaidon Livros sobre fotografia: Listamos 5 que você precisa ler!

At Work, Annie Leibovitz. Fonte: Phaidon

#2 – Livros sobre fotografia: Leia isto se quer tirar fotos incríveis, Henry Carroll

Esse é o livro ideal para quem gosta de registrar quadros de pessoas. Afinal, é um estilo de fotos sem clichês, sem enrolação ou um jargão profissional. É uma obra simples e direta sobre como fotografar as pessoas.

Ele é ótimo para os usuários de qualquer câmera com uma noção básica de fotografia. Em outras palavras, descreve as técnicas essenciais para fotografar as pessoas, seja na rua, em casa ou em um estúdio.

Aqui, o Henry Carroll reúne muitas dicas e informações, e fala ainda de composição, do cenário, a melhor e mais correta utilização das lentes, os retratos de grupos de pessoas e a iluminação.

Blog IpsisPro Leia-isto-se-quer-tirar-fotos-incriveis-Henry-Carroll-fonte-photos.enjoei.com_ Livros sobre fotografia: Listamos 5 que você precisa ler!

Leia isto se quer tirar fotos incríveis, Henry Carroll. Fonte: photos.enjoei.com.br

#3 – Livros sobre fotografia: Gênesis, Sebastião Salgado

Sebastião Salgado é um dos nomes mais importantes e reconhecidos da fotografia brasileira e mundial. Além disso, seu livro tem mais de 500 páginas de aterradoras imagens com todas as tonalidades possíveis do preto e branco.

Antes de tudo, “Gênesis” é a homenagem de Salgado a uma porção do planeta Terra que permanece virgem, driblando de forma quase milagrosa o desenvolvimento e a incursão da sociedade moderna. Os capítulos dividem-se em “Extremo Sul do Planeta”, “Extremo Norte do Planeta”, “África”, “Amazônia/Pantanal” e “Santuários do Planeta”.

Os cenários impressionantes que Salgado retrata ganham ainda mais força com o contraste que as lentes do mineiro buscam entre céu e terra, neve e mar. As luzes, as sombras e os movimentos desfocados são os instrumentos que o fotógrafo utiliza para emoldurar cada uma das imagens que compõem o trabalho.

Em resumo, seu objetivo com o projeto era captar a beleza do planeta e dar uma pequena colaboração para “reverter o dano causado e conservá-lo para o futuro”. “Gênesis” é o resultado de uma trajetória frutífera e também seu modo de conscientizar a sociedade sobre a importância de conservar o planeta.

Fonte: Uol

Blog IpsisPro Genesis-Sebastiao-Salgado-fonte-images Livros sobre fotografia: Listamos 5 que você precisa ler!

Gênesis, Sebastião Salgado. Fonte: images.squarespace-cdn.com

#4 – Livros sobre fotografia: O olho do fotógrafo, Michael Freeman

Primeiro livro de uma trilogia, “O Olho do Fotógrafo” de Michael Freeman, traduz para a fotografia algumas questões da percepção visual através dos princípios do design, da composição e também da experiência com a técnica fotográfica. Bem como os elementos importantes para obter os resultados visuais mais interessantes. Alguém já parou para pensar porque os designers costumam ser bons fotógrafos?

Ao contrário da maioria das publicações que tendem a se concentrar nas relações técnicas da fotografia, o livro aborda duas questões fundamentais para uma boa foto: o comportamento do fotógrafo e a disposição dos elementos do quadro na composição. Ambos muitas vezes ignorados ou deixados de lado durante o estudo da fotografia.

Embora o subtítulo possa parecer um tanto quanto prático ao sugerir um caminho para a criação de “fotografias digitais incríveis”, o livro apresenta através de uma narrativa descomplicada, metodologias que auxiliam a perceber e lidar com a imagem, proporcionando bases sólidas para a compreensão antecipada do que pode ou não ser mais atraente visualmente na construção de uma fotografia.

Assim, ilustrando seus exemplos com trabalhos fotográficos reais, Freeman mostra a importância de se interiorizar alguns conceitos da composição durante o registro de assuntos ativos, que exigem do fotógrafo tomar decisões em pouco tempo. Em resumo, uma ótima referência para quem quer dar um passo adiante na construção fotográfica, indo além da técnica.

Fonte: Resumo fotográfico

Blog IpsisPro O-olhar-do-fotografo-Michael-Freeman-photos.enjoei.com_ Livros sobre fotografia: Listamos 5 que você precisa ler!

O olho do fotógrafo, Michael Freeman. Fonte: photos.enjoei.com.br

#5 – Fotografia: O guia visual definitivo do Século XIX à Era Digital

Esse livro é um guia completo sobre a história e os progressos tecnológicos do registro fotográfico, com mais de mil imagens icônicas, acompanhadas de textos que esclarecem as situações em que as fotos foram clicadas.

Referência essencial para quem se interessa pelo assunto, a obra percorre a evolução da fotografia desde o daguerreótipo, em meados do século XIX, até a era digital, mostrando a sua importância para o universo das artes, do jornalismo, da moda e da publicidade, além de sua inegável influência na sociedade contemporânea.

Aliás, alguns clássicos da arte fotográfica passam por uma análise, como Mãe migrante, de Dorothea Lange; O beijo do Hôtel de Ville, de Robert Doisneau; Sharbat Gula (a garota afegã), de Steve McCurry; e Inferno no céu, de Akintunde Akinleye. O livro narra a fascinante história dessa arte e mostra o quanto ela influenciou as nossas vidas.

Além disso, o livro inclui o perfil de 50 fotógrafos visionários e seus trabalhos mais importantes. Entre eles estão: Alfred Stieglitz, Alexandr Rodtchenko, Man Ray, Cartier -Bresson, Cindy Sherman e Sebastião Salgado, entre outros.

Blog IpsisPro O-guia-visual-definitivo-do-Seculo-XIX-a-Era-Digital-fonte-amazon Livros sobre fotografia: Listamos 5 que você precisa ler!

O guia visual definitivo do século XIX a Era Digital. Fonte: amazon.com

Enfim, esperamos que tenha curtido o nosso conteúdo! Comente aqui embaixo qual é o seu livro preferido. Mas fique por aqui, ainda tem muito o que ver em nosso blog! Clique aqui para dar uma olhada em nosso post sobre o fine art. Aliás, conheça também o nosso site, a IpsisPRO. Acesse aqui para saber mais.

Por fim, siga-nos nas redes sociais:

IpsisPRO – Instagram | Facebook | Pinterest  | Twitter

IpsisPUB – Instagram

Fotografos Online – Instagram

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades