marketing-digital-para-fotografos

5 principais estratégias de marketing digital para fotógrafos

abril 11, 2019

COMPARTILHE

Todo fotógrafo tem que parar em algum momento e se perguntar: “Estou fazendo o suficiente para promover o meu trabalho?”.

Se você ainda não tem uma estratégia de marketing digital para fotógrafos em prática, a resposta para essa pergunta é NÃO. Você não está fazendo o suficiente.  

As estratégias online estão tomando conta dos planejamentos de todos os setores e modelos de negócios. Sendo assim, não ter um plano de marketing digital em execução pode fazer você deixar de alcançar dezenas de novos clientes.

O marketing digital para fotógrafos é uma das melhores – senão a melhor – tática para quem deseja ter mais alcance, atraindo novos seguidores para sua marca e mais negócios.

Tudo isso aliado a um valor de investimento que cabe no bolso de qualquer um, afinal, você é quem decide quando e quanto investir.

O mercado está mais competitivo do que nunca e há milhares de novos fotógrafos oferecendo seus serviços a cada mês, entretanto, a demanda é alta e você pode se diferenciar da concorrência mostrando paixão e talento, por meio das ações de marketing digital para fotógrafos.

É importante ter em mente que é preciso usar o marketing digital para fotógrafos da maneira certa para se diferenciar.

A seguir separamos 5 sugestões de ações para você colocar em prática e não perder mais nenhum dia!

5 dicas de marketing digital para fotógrafos

1. Crie um site

Atualmente ter um site não é mais opcional ou diferencial: é obrigatório!

Você pode publicar sessões de seu trabalho no Instagram, no Flickr, Pinterest e em outras plataformas, mas isso não significa que não precisa de um site.

Seu site unirá todas as mídias sociais e atividades de marketing na web.

Além disso, dá a potenciais clientes um lugar para irem, se quiserem saber mais sobre você. Um site institucional também transmite seriedade e profissionalismo.

Não precisa ser um site particularmente complicado. No entanto, você deve garantir que o site reflita sua marca.

Ter um site é fundamental se pretende criar campanhas no Google Adwords e investir em ações de SEO para conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa relevantes. Nesse aspecto você também pode investir em SEO local.

2. Inicie um blog

O Inbound marketing e o conteúdo, juntos, vem tomando a dianteira quando o assunto é marketing na internet, e ter um blog é parte estratégica para a atração de novos usuários para o seu site.

O blog também é muito importante para colocar palavras-chave em seu site e rankear melhor no Google e para a construção de uma imagem de autoridade, que estabeleça seu nome como um especialista em seu campo. Na fotografia isso é ainda mais relevante.

Precisa de inspiração? Dê uma lida em “Como criar um plano editorial para a minha empresa?”.

3. Compartilhe mais

Há sempre o risco de suas fotos serem usadas sem permissão, quando você as compartilha online, especialmente nas mídias sociais. Entretanto, não deixe que isso o impeça de compartilhar mais do seu trabalho.

Quanto mais – e melhor – você puder mostrar o que pode fazer, mais clientes em potencial verão seu perfil e se interessarão por seu trabalho.

Para evitar o uso indevido das fotos você conta com a proteção dos direitos autorais.

4. Use as mídias sociais

Pode parecer ousado, mas acredito que sem as mídias sociais, não existe marketing digital para fotógrafos.

Facebook

Plataforma para a construção de uma comunidade, mas também uma ótima maneira dos clientes conhecerem você e seu trabalho.

O novo algoritmo do Facebook prioriza o engajamento digital. Para conquistar isso, marque seus clientes nas fotos em que aparecem, publique suas fotografias mais bonitas e inusitadas. Seja criativo também nessa hora!

Instagram

Como é uma plataforma muito visual, o Instagram deve fazer parte do marketing digital para todos os fotógrafos.

Como o Facebook, o Instagram permite que você exiba anúncios segmentados, que atinjam pessoas em sua cidade, ampliando suas chances de conquistar novos clientes.


É mais fácil criar seguidores no Instagram com o uso de hashtags e outros recursos. Leva tempo e dedicação para aumentar o número de seguidores e encontrar clientes por meio do aplicativo, mas você pode ter certeza de que é uma das plataformas mais eficazes para fazer isso.

Pinterest

O Pinterest é perfeito para fotógrafos de nicho – casamento, interiores e eventos.

Curiosamente, 80% dos usuários do Pinterest são mulheres e a maioria procura a ferramenta como fonte de inspiração para eventos.

É, portanto, uma ótima plataforma para construção de marca. O principal objetivo é inspirar os usuários.

Linkedin

O LinkedIn é verdadeiramente a plataforma para networking profissional, portanto, pode ser uma mina de ouro. Você pode aperfeiçoar seu currículo com seu histórico de carreira e usá-lo para promover projetos e alcançar pessoas.

Ele tem um público mais maduro que está interessado em criar relacionamentos significativos.

Os clientes também costumam usar a plataforma para encontrar talentos, por isso, se sua página for atrativa, poderá esperar possíveis ofertas de trabalho.

5. Faça anúncios pagos

Investir em anúncios, seja no Google Adwords, no Facebook Ads e/ou no Instagram Ads irá ajudar você a alcançar usuários reais que estão interessados ​​em seu trabalho. Esta é uma maneira de ganhar tração mais rapidamente, pois as plataformas de anúncios permitem que você segmente seu público e atinja personas que realmente se encaixam em seu perfil e que tem interesse em fotografia ou estão em busca de um fotógrafo, aumentando, portanto, sua vitrine e as chances de fechar negócio.

Para saber mais sobre o assunto, sugerimos dois artigos em especial:

Concluindo

Você pode alcançar resultados ainda mais significativos se, antes de colocar em prática as ações de marketing digital para fotógrafos, criar um planejamento estratégico de marketing para sua empresa, mesmo que ela seja formada por você e um assistente.

O Inbound Marketing propõe ações estratégicas para as variadas etapas do funil de vendas, desde a atração até a conversão em cliente.

Com um planejamento o retorno sobre o investimento realizado é potencialmente maior.

Você conversa com clientes em diferentes fases de compra e aumenta a capacidade de conversão.

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing robusto e completo, com estratégias para auxiliar sua empresa a ter um crescimento ainda mais acelerado.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades

Newsletter