Marketing para fotógrafos

Marketing para fotógrafos: Veja dicas para divulgar seu trabalho

junho 24, 2021

COMPARTILHE

Ao longo dos anos, o marketing tornou-se peça fundamental para os profissionais liberais. Para os fotógrafos, não há dúvidas que ele tem nos ajudado a conquistar cada vez mais espaço no mercado de trabalho tão concorrido e consolidando um nome na fotografia. Talvez você não tenha se dado conta, mas quando você posta o seu trabalho nas redes sociais, cria um portfólio, envia um e-mail para seus clientes, pronto! O marketing para fotógrafos já foi feito.

Aliás, para melhor entender e ver como ele pode nos ajudar, vamos à definição: marketing é a “arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A sua finalidade é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes”.

O marketing foi se moldando ao longo dos anos – antes era só jornal, rádio, TV – e, hoje, temos como aliada a internet: democrática, rápida, direta, de baixo custo e com potencial para transformar a profissão e carreira. Por isso, vamos focar no marketing digital, como maneira de criar, comunicar e entregar e agregar valor ao nosso trabalho.

Fique atento a essas dicas:

Marketing para fotógrafos envolve conhecer os seus clientes

Primeiramente, este é um passo fundamental quando trabalhamos com marketing: conhecer o cliente. Quais as suas necessidades, o que querem ver, como gostam de receber suas mensagens, preferências, o que buscam. É a partir disso que você irá definir como atingi-lo e conquista-lo.

Entenda a linguagem de cada meio. Faça ainda uma análise de mercado para entender atuação dos parceiros, fornecedores e concorrentes. Dessa forma, você conseguirá criar boas oportunidades. Faça o seu nome, conquiste a confiança do seu público, assim você conseguirá destaque e poderá influenciar opiniões.

Blog IpsisPro marketing-fundamental-fotografos Marketing para fotógrafos: Veja dicas para divulgar seu trabalho

Marketing é essencial para divulgação dos trabalhos fotográficos

Foque nas redes sociais, blog e sites

Já fizemos posts aqui falando das redes sociais. Elas são importantes aliadas para quem deseja mostrar os seus trabalhos, conquistar clientes e criar um nome na profissão. Invista bastante no Instagram, Facebook, Pinterest, Twitter, LinkedIn, Flickr, entre outras.

Abuse não só das fotos, mas também de conteúdo. Aliás, um blog ajuda você a ganhar mais destaque no Google para o seu público-alvo. Pense em temas interessantes ligados à fotografia, entrevistas e muito mais. Além disso, invista também em um bom site, pois ele também traz uma ótima alternativa para divulgação.

Trabalhar com metas e planejamento é fundamental quando falamos de marketing digital. Semanalmente, trace um plano do que você quer divulgar e o que pretende. Tenha sempre objetivos e metas. Por fim, saiba quais canais irá priorizar, tipo de linguagem, se irá investir em uma mídia paga, mensagem que quer passar, entre outros. Tenha tudo isso no papel e comece o seu trabalho.

Blog IpsisPro redes-sociais-1 Marketing para fotógrafos: Veja dicas para divulgar seu trabalho

Use bastante as redes sociais

Troque ideia com as pessoas

Não adianta você investir nas redes sociais se não há uma troca com as pessoas que seguem você. Portanto, tente dar maior atenção possível aos seus clientes. Ouça o que eles falam do seu trabalho, pergunte o que eles querem ver, faça enquetes, conte suas experiências. Dessa forma, eles se sentem valorizados e você consegue ter uma relação próxima com os seus clientes. Curta os comentários, comente e saiba ouvir críticas.

Blog IpsisPro estrategia-marketing Marketing para fotógrafos: Veja dicas para divulgar seu trabalho

A estratégia tem importância dentro do marketing

Enfim, esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre marketing para fotógrafos. Aliás, eu tenho uma ideia para te ajudar a divulgar e vender ainda mais seus trabalho usando o WhatsApp Business. Quer saber como? Veja mais aqui.

Já conhece a IpsisPRO? Possuímos a melhor plataforma do Brasil para diagramação e produção de fotolivros. Acesse nosso site para conhecer mais! Além disso, se cadastrando em nosso site, você ganha 20% de desconto para primeiro pedido.

Por fim, siga-nos nas redes sociais:

IpsisPRO – Instagram | Facebook | Pinterest | Twitter

IpsisPUB – Instagram

Fotografos Online – Instagram

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades