Mirrorless vs DSRL

Mirrorless ou DSLR: Qual a melhor escolha?

julho 1, 2020

COMPARTILHE

Algumas questões que sempre são discutidas no meio fotográfico são: quais as principais diferenças entre as câmeras mirrorless e DSLR (Digital Single LensReflex)? Quais suas vantagens e desvantagens? Muitos fotógrafos permanecem na dúvida se o melhor é migrar de uma para outra ou tirar o melhor proveito que cada uma tem. A verdade é que ambas possuem lados bons e ruins, dependendo muito mais da função e preferência de cada profissional.

Blog IpsisPro Câmeras-1024x576 Mirrorless ou DSLR: Qual a melhor escolha?

A princípio, você precisa entender o que é cada uma. A DSLR é uma câmera digital que utiliza um espelho mecânico que reflete a luz que vem da lente para o visor. Assim, você tem uma visão real e direta daquilo que está sendo fotografado ou filmado.

Nas câmeras mirrorless, o espelho de prisma não está presente, o que não chega a ser uma desvantagem. A imagem capturada pela lente fotográfica é projetada em um visor eletrônico. Dessa forma, a luz passa direto pela lente e sempre vai para o sensor.

Entre as principais diferenças entre as duas estão o tamanho e peso. As câmeras DSLR são maiores e mais robustas, pois suportam espelho que recebe a imagem da lente. Em seguida, o prisma projeta no viewfinder. Alguns modelos pesam até 1,5kg e quase 10cm de comprimento.

Por não ter o espelho interno, as mirrorless conseguem ser menores e mais leves. Isso não significa que a qualidade da imagem seja inferior. Na verdade, são mais práticas para quem as utiliza no cotidiano e se locomove frequentemente.

Qual visor seria mais adequado?

Como você já conhece a estrutura de cada uma, pode surgir uma pergunta: visor óptico ou eletrônico? Para essa pergunta, a resposta está no seu estilo de fotografar. Se você pensar que com o visor ótico você gasta menos energia, aumenta a capacidade da bateria para trabalhos longos e é melhor para quem fotografa cenas noturnas, então você deve optar pela DSLR.

Já o visor eletrônico possibilita sobrepor na imagem que você visualiza várias informações sobre a cena. É possível também ver a exposição da cena em tempo real. Lembrando que dependendo da sua câmera, o visor eletrônico pode ter um pouco de atraso e isso dificulta na hora de fotografar coisas se movendo rapidamente.

A qualidade das imagens nas duas câmeras são diferentes?

Quanto à qualidade das imagens, tanto as câmeras mirrorless como as DSLR possuem excelência nesse quesito. De acordo com o E.Mania, “as DSLR produzem imagens com menos ruídos mesmo com altas taxas de sensibilidade ISSO, oferecendo resultados satisfatórios em locais de pouca iluminação. (…) As mirrorless hoje possuem um chip em seus sensores que suprime os pontos de granulação de forma surpreendente fornecem imagem com tacas baixíssimas de pontos na imagem, similar às DSLR”.

Blog IpsisPro Qualidade-de-imagens-1024x576 Mirrorless ou DSLR: Qual a melhor escolha?

E aí, você já consegue escolher qual melhor se adequa ao seu trabalho? Espero que tenha ajudado você.

Até a próxima!

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades