Modo-AV-e-A-Camera

Modo AV e A da Câmera Fotográfica: Saia do modo manual!

abril 21, 2021

COMPARTILHE

Que tal sair do óbvio e explorar novas formas de fotografar? Além disso, vamos conhecer um pouco mais a sua câmera fotográfica e suas possibilidades? É o que vamos fazer hoje ao falar de uma maneira pouco usada pela maioria dos profissionais, mas que grandes referências mundiais da área já utilizam e recomendam: os modos A nas câmeras Canon e AV nas Nikon.

Blog IpsisPro Modo-AV-e-A-002 Modo AV e A da Câmera Fotográfica: Saia do modo manual!

É muito comum encontrar na internet a recomendação de tirar as fotografias no modo manual, mas nesse post você irá descobrir como garantir fotos incríveis sem perder tempo fazendo tudo manualmente, e de forma mais eficiente e economizando tempo.

Mas precisamos fazer um alerta: para usar os modos AV e A, você precisa entender os três pilares da fotografia – nós já falamos aqui – e saber tirar proveito da composição fotográfica.

Blog IpsisPro Fotografo Modo AV e A da Câmera Fotográfica: Saia do modo manual!

Que maravilha! Como faço para usar os modos AV e A?

Primeiramente, veja se o cenário está corretamente iluminado e exposto. Afinal, quando você consegue fazer isso e utiliza de forma certa a velocidade do obturador, a abertura do diafragma e a sensibilidade do ISO, bingo! Você está pronto para acessar os modos Av e A, nos quais a prioridade está na abertura do diafragma.

Com essa função, você pode controlar a profundidade de campo (a zona de nitidez que se estende na frente e atrás do ponto real de foco). Aqui, somente o ajuste do obturador é manual. Por fim, os demais itens, como a velocidade do obturador, são configurados automaticamente pelo computador da câmera.

Blog IpsisPro Fotografo-com-Camera Modo AV e A da Câmera Fotográfica: Saia do modo manual!

Esse controle é fundamental para algumas situações. Um exemplo é para retratos, usado para forçar o fundo a estar sempre desfocado utilizando uma grande abertura como 1.8f. Além disso, com esse efeito, você consegue separar o sujeito do que está por trás, dando uma nitidez acentuada.

Ele também serve para que você tire a atenção do fundo, disfarçando os objetos tornando-os difusos e indistinguíveis. Essa é uma boa alternativa para quem está começando e ainda tem a possibilidade de explorar ajustes mais criativos, como fotos com fundo bem desfocado.

Aliás, vale lembrar que você precisa testar os diferentes modos na hora de usar a sua câmera fotográfica. Para alguns, o modo manual é mais eficiente. No que falamos nesse post, pode ser ideal na hora de um clique rápido. Por fim, estamos dando mais uma alternativa para que suas fotos sejam cada vez melhores. Teste! Experimente!

Blog IpsisPro Modo-Av-e-A-001 Modo AV e A da Câmera Fotográfica: Saia do modo manual!

E aí fotógrafo, curtiu esse post? Tem algum conteúdo de sua preferência que deseja ver aqui? Conta pra gente 🙂 Conheça o site da IpsisPRO. Fotolivros profissionais você só encontra aqui.

Siga-nos nas redes sociais:

IpsisPRO – Instagram | Facebook | Pinterest  | Twitter

IpsisPUB – Instagram

Fotografos Online – Instagram

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades