o que é diagramação de fotos

O que é diagramação de fotos? 15 dicas para caprichar seus álbuns

novembro 26, 2018

COMPARTILHE

Uma foto sozinha pode ser linda, mas se diagramada dentro de um fotolivro, juntamente com um conjunto de fotos, ela consegue ir além e transmitir toda a emoção contida naquele momento.

Para te ajudar a começar a oferecer esse serviço, vamos te explicar o que é diagramação de fotos e dar dicas valiosas para você compor um álbum harmônico e apaixonante.

Nesse texto vamos listar os 4 erros mais comuns ao diagramar. Será que você está cometendo eles? Veja também os principais softwares do mercado e nunca mais tenha problemas ao diagramar seus projetos.

O que é diagramação de fotos?

Ao realizar uma leitura, seja de um livro, jornal, site ou álbum fotográfico, os elementos que instigam e te prendem a leitura são elementos de diagramação.

Para que um material seja considerado bonito, os elementos precisam estar distribuídos de forma harmônica e as escolhas do diagramador (seja ele um fotógrafo ou um designer) é que irão ditar o ritmo e a forma como a história será contada.

Como fazer uma boa diagramação de fotos?

A primeira dica para que você torne o álbum do seu cliente mágico e único é tratá-lo como um livro. Você precisa contar uma história através dele e todas as histórias possuem começo, meio e fim.

Como fazer isso? Fique ligado nessas preciosas dicas:

Selecionando as imagens

O primeiro passo para criar um álbum fotográfico perfeito é escolher as imagens que irão compô-lo. Esse processo é chamado de curadoria.

Nessa hora, tenha em mente o objetivo por trás das fotos e não tenha medo de remover cliques redundantes ou com pouco impacto.

Deixe apenas as melhores fotos, guiando a narrativa através dos grandes momentos. Você não precisa mostrar tudo que aconteceu, apenas o que é mais marcante.

Aqui está uma diferença importante sobre o que é diagramação de fotos e um álbum sem nenhuma diagramação: com a diagramação, seu álbum deixa de ser um mero livro com fotos bonitas para contar uma história de verdade, que ganha vida a cada página.

Sequência das fotos

O álbum não precisa ser organizado apenas na sequência em que os fatos aconteceram. Procure saber um pouco mais sobre a história dos seus clientes, o que gostam e sobre a personalidade de cada um.

Se for um álbum de casamento, por exemplo, identifique os momentos representativos, os objetos que têm a ver com a história do casal e os parentes mais importantes.

Faça uma introdução impactante

As primeiras páginas dão a primeira impressão do álbum. São elas que convidam a pessoa para avançar e continuar vendo as fotos. Então, capriche!

Apresente o cenário

Já que você precisa criar uma narrativa, uma boa dica é escolher algumas imagens do local onde o ensaio fotográfico ou evento ocorreu. Isso é interessante para termos um contexto que enriqueça a compreensão de quem está vendo o álbum.

A apresentação do local permite que, ao folhear o álbum fotográfico, o espectador seja transportado para dentro da história e possa imaginar o clima daquele dia. Sendo assim, aposte na utilização de imagens que apresentem as locações e alguns dos seus detalhes.

Utilize algumas sequências de imagens

Tanto os ensaios fotográficos quanto os eventos, como o casamento ou aniversário, são ricos em ações que podem ser transformadas em sequências. A hora de apagar as velas, por exemplo, pode ser apresentada em antes, durante e depois. O mesmo vale para a noiva jogando o buquê ou uma chuva de pétalas em um ensaio sensual.

 

Blog IpsisPro o-que-e-diagramação-de-fotos-4-1024x731 O que é diagramação de fotos? 15 dicas para caprichar seus álbuns


Seja simples

Os softwares para diagramação de fotos possuem um milhão de recursos, o que torna fácil você cair na tentação de inserir vários ícones, máscaras e efeitos. Mas o excesso pode ser ruim e poluir o seu álbum.

Se achar que algum elemento gráfico combina muito com o seu cliente, use-o, mas com equilíbrio e harmonia. E não esqueça de repeti-los ao longo do álbum para criar unidade visual.

A prioridade da diagramação tem que ser a melhor apresentação possível das fotos escolhidas. As fotos tem que ser o foco do fotolivro e uma diagramação carregada pode ofuscá-las.

No entanto, toda diagramação dependerá do gosto do cliente. Caso ele goste de mais elementos gráficos, não tenha medo de usar.

Identidade

Fazer um álbum que tenha uma identidade e uma unidade do início ao fim é o trunfo principal! Se você usar os mesmos espaçamentos, tamanhos de foto, mesmo tratamento e estilo, você tem o melhor álbum do mundo.

Não crie um álbum monótono

Álbuns são visto por anos e anos. Se você criar layouts parecidos durante todo o seu álbum, ele ficará monótono e o álbum ficará esquecido.

Use layouts diferentes para cada página. Isso vai dar mais movimento para o álbum. Por exemplo: do lado direito, deixe uma foto única, na página ao lado, escolha mosaicos. Deixe uma lâmina com uma boa hierarquia usando essas diferenças no layout.

Mas não se esqueça da regra mais importante: quem manda é o cliente! O fotolivro precisa ter a cara dele.

Fotos coloridas X Fotos em preto e branco

Não há regras, mas podemos levar algumas coisas em consideração. Por exemplo, se o casamento for mais despojado, colorido, na praia ou em outro lugar da natureza, é possível utilizar a grande maioria de fotos coloridas.

Se por outro lado o casamento for mais clássico, o preto e branco surge como uma boa opção.

Mas mesmo nos álbuns mais coloridos, é possível utilizar o preto e branco a nosso favor. Por exemplo, fotos que retratem uma emoção quase sempre serão mais fortes em preto e branco.

Isso porque a imagem em preto e branco não distrai o espectador com cores de roupas, decoração, ou qualquer outra coisa. O foco fica todo na emoção!  

Espaços brancos

Valorize os espaços brancos! Os espaços em branco são de extrema importância para o descanso dos olhos. Imagine uma lâmina de decoração (pode ser de qualquer evento) sempre cheia de cores e elementos: ela deixará os seus olhos cansados e confusos. Por isso, o “espaço em branco” é necessário. Por meio dele, nossos olhos podem dar aquela descansadinha de tanta informação.

Se as fotos não preencherem uma página dupla por completo, como aquelas panorâmicas, organize-as para que sobrem áreas de “respiro” (espaços livres). Isso dá leveza ao álbum e uma melhor compreensão das imagens.

Deixe pelo menos uma lâmina com uma foto só

Essa foto será o grande “uau” do álbum. Seja com bordas laterais brancas ou ocupando toda a lâmina.

Capa

Se a capa for fotográfica, fuja do óbvio. Muitas vezes compramos um livro pela capa, uma capa de um álbum tem que chamar a atenção.

Blog IpsisPro o-que-e-diagramação-de-fotos-5-1024x927 O que é diagramação de fotos? 15 dicas para caprichar seus álbuns


Tenha conhecimentos sobre tipografia

A tipografia não é o principal do álbum, mas se você tem uma identidade do álbum que condiz com as fotos ou até mesmo com a tema da festa (em caso de aniversário infantis), você terá um álbum maravilhoso. Estude o uso apropriado das fontes para saber quais delas são as mais indicadas para cada tipo de álbum.

Mantenha-se sempre atualizado

Novas tendências, cores, materiais, impressões, laminações surgem o tempo todo e você precisa estar atento às novidades.

Estude sempre! Para diagramar cada vez melhor, busque sempre a base no design. Estudar conceitos e aplicações para ter a sua foto melhor visualizada no álbum faz toda a diferença.

Mas nunca esqueça: esse álbum é para a vida toda! Faça sempre uma diagramação atemporal e que tenha a ver com o seu cliente.

Diagrame com carinho

Para entender bem o que é diagramação de fotos você precisa ter em mente que diagramar álbuns não é só jogar as fotos em um layout que você ache interessante. É pensar e compor.

É interessante até mesmo você criar seu próprio estilo de layout. Por mais que você opte por soluções prontas, será possível adaptá-las ao seu estilo. Estabeleça os elementos que você mais se identifica e trabalhe com eles frequentemente, permitindo que as pessoas olhem para o álbum e reconheçam o seu esforço ali.

Principais erros na diagramação de fotos

Veja abaixo alguns cuidados que os fotógrafos precisam ter ao diagramar um álbum para não cometer erros básicos.

Fotos coloridas e em preto e branco em uma mesma página

A mistura de fotos coloridas e em preto e branco na mesma página prejudica a harmonia do álbum. Como o objetivo da diagramação é contar uma história, cada lâmina composta por duas páginas funciona como um capítulo daquela história. 

Apenas misture fotos coloridas com fotos em preto e branco se o cliente quiser assim.

Fotos desproporcionais em uma mesma página

A harmonia também deve estar presente na disposição das imagens em uma página. Imagens desalinhadas desequilibram o resultado final e produz alguns ruídos na página.

Cuide para não deixar aqueles pixels a mais para cima ou para baixo quando você for posicionar as fotografias em uma lâmina.

A mesma coisa acontece com os espaços em branco entre uma foto e outra. Use o mesmo espaçamento entre uma foto e outra. Quando não é uma sequência de fotografias e você não quer colocar lado a lado as fotos, deixe os mesmos espaçamentos em todos os lados.

Se quiser fazer algo assimétrico, faça proposital, não deixe que aparenta ser um erro seu.

Muitas fotos por lâmina

O ideal é trabalhar com uma média de quatro fotos por lâmina. Em algumas lâminas serão usadas menos fotos, como uma foto só pegando toda a lâmina.

Já em outras, podem ser usadas até seis ou oito fotos, como na lâmina de padrinhos. Mas faça isso em poucas páginas.

Assim o álbum não fica cansativo, pois cada lâmina tem um layout novo. O envio de muitas fotos deve ser evitado pois o álbum fica carregado e cansativo de ser visualizado.

Fotos com cores muito diferentes

Tome cuidado com as cores. Ao colocar várias imagens ao longo do álbum, preste atenção e tome cuidado para uniformizar as cores das fotos.

Muitas vezes, os fotógrafos utilizam mais de um corpo de câmera nas coberturas e acabam tendo diferenças de cor nas imagens descarregadas. Não esqueça de abrir as páginas no Photoshop e ajustar os tons de cada lâmina.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades