Skip to content
o que é fotometria

O que é fotometria na fotografia? Aprenda a fotometrar e consiga imagens perfeitas

maio 7, 2019

COMPARTILHE

Você sabe o que é fotometria na fotografia? Independente de que área da fotografia você pretenda atuar, este é um conceito que você precisa conhecer para conseguir obter fotos perfeitas.

O meio utilizado para medir a fotometria é o fotômetro. Esta é uma ferramenta que você precisa dominar principalmente se for fotografar eventos, como casamentos e festas.

Isso porque nessas ocasiões é preciso fotometrar situações de luz inacreditáveis, principalmente por conta dos diversos tipos de decoração utilizando diferentes luzes, paredes espelhadas, locais com tetos muito alto, entre outras situações.

Para que você tenha total controle e autonomia das suas imagens, neste artigo vamos te explicar tudo sobre o que é fotometria e o que é fotometrar.

O que é fotometria?

A fotometria nada mais é do que o ato de medir a luz. Na fotografia, seu objetivo é calcular a quantidade de luz que entra na câmera para que a imagem capturada saia harmônica.

Sem o domínio das técnicas utilizadas para fotometrar, ocorre-se o risco que as fotos fiquem muito claras ou muito escuras. Em algumas situações, o fundo pode ficar extremamente iluminado ofuscando o assunto principal da imagem.

As técnicas de fotometria irão te ajudar a equilibrar a luz e deixar a foto exatamente do jeito que você imaginou.

Entendendo o fotômetro

O fotômetro é um aparelho que mede a intensidade da luz. Assim, o fotógrafo consegue ajustar a entrada de luz na câmera para que a imagem saia conforme o planejado. Por exemplo, se o fotômetro aponta que uma foto está muito escura, o fotógrafo pode abrir mais o diafragma, melhorar a iluminação da cena ou usar o flash. No artigo como fotografar com pouca luz, você aprende essas e outras técnicas que evitam que as fotos saiam escuras.

Existem dois tipos de fotômetros: os embutidos e os externos. A maioria das câmeras atuais possuem um fotômetro embutido nelas. Mas ainda assim alguns fotógrafos preferem utilizar os fotômetros externos, principalmente em estúdio.

Fotômetro embutido

O fotômetro embutido na câmera mede, principalmente, a quantidade de luz refletida pela cena. Ele calcula a quantidade de luz que o assunto principal da foto está recebendo.

Se a câmera estiver configurada no modo automático, o fotômetro realiza todos os ajustes sozinho, como as alterações necessárias na abertura do diafragma e nos valores do ISO. No entanto, nem sempre esses ajustes automáticos conseguem o resultado esperado por você.

Isso ocorre porque cada cor de roupa e objeto que compõem a cena refletem a luz de forma diferente.

Já no modo manual, você consegue ter mais controle da iluminação e é mais fácil conseguir os resultados esperados.

Para saber se sua câmera tem fotômetro interno procure em sua máquina por uma imagem como apresentada abaixo.

Fotômetro externo

Diferentemente do fotômetro embutido que mede a quantidade de luz refletida pela cena, o fotômetro externo mede a quantidade de luz que incide sobre a cena.

Também conhecido como fotômetro de mão, a principal vantagem desse equipamento é que o fotógrafo não precisa se preocupar com a intensidade de cor das roupas e do cenário.

Normalmente, o fotômetro externo realiza análises mais precisas, o que resulta em fotos mais perfeitas.

Já sua principal desvantagem é a necessidade de levar o fotômetro até o local onde a luz está incidindo. Além disso, quando muda a luz ou a modelo troca de roupa, é preciso fotometrar de novo, o que não é nada prático. Por esse motivo, o fotômetro externo é mais indicado para as fotografias realizadas em estúdio.

Como fotometrar

Blog IpsisPro para-saber-se-tem-fotometro-1024x406 O que é fotometria na fotografia? Aprenda a fotometrar e consiga imagens perfeitas

Este fotômetro acima vai de -2 a 2, onde o 0 seria o ponto ideal de luz. Os números -2 e o -1 (à esquerda) revelam que a foto está subexposta, ou seja, escura. Os números 1 e 2 (à direita) nos dizem que a foto está superexposta. Isso significa que ela está com muita luz.

Essas medidas são chamadas de pontos de luz. Cada ponto de luz indica que a quantidade de luz foi duplicada ou dividida ao meio. Por exemplo, quando você acrescenta um ponto de luz a exposição, passando de 0 a 1, a imagem ficará com o dobro de luz padrão.

Agora, se você passa do 0 para o -1, a imagem passará a ter metade da luz de exposição padrão.

Tudo na fotografia relacionado a exposição trabalha com pontos de luz. Se você for trabalhar com o flash, o flash também tem suas potências, como 1/1 (potência total) ou 1/2 (metade da potência). Se você optar por colocar o flash na metade da sua potência, a sua fotometria terá 1 ponto de luz a menos. Aprenda como fotografar com o flash.

Os pontinhos existentes entre 0 e 1, 1 e 2 e assim por diante indicam uma variação de um terço do ponto de luz. Por exemplo, entre o 0 e o -1, temos 0 – 1/3 de luz.

No vídeo abaixo, do canal Photos TV, o fotógrafo Romulo Lubachesky explica como fazer a fotometria correta e o que é a exposição e os pontos de luz na fotografia.

Exemplos práticos

Quando a fotometria está com a quantidade de luz padrão em uma foto noturna, ou seja, quando o fotômetro está marcando o ponto 0, a imagem sai mais ou menos assim:

Blog IpsisPro fotometria-ideal O que é fotometria na fotografia? Aprenda a fotometrar e consiga imagens perfeitas

Numa imagem cujo fotômetro está marcando -1 ou -2, em que ela é considerada subexposta, percebemos que há ausência de luz em toda imagem, como no exemplo abaixo.

Blog IpsisPro subexposta O que é fotometria na fotografia? Aprenda a fotometrar e consiga imagens perfeitas

Já na próxima imagem, percebemos que o resultado da fotografia foi a superexposição. Neste caso, o fotômetro irá marcar +1 ou +2.

Blog IpsisPro superexposta-1024x576 O que é fotometria na fotografia? Aprenda a fotometrar e consiga imagens perfeitas

Outra forma de dizer que a foto está superexposta, é falar que a imagem está “estourada”.

É importante ressaltar que não existe certo ou errado na fotografia. Existe uma expectativa que deve ser atendida. Se você tem a expectativa de fazer uma fotografia subexposta, você pode usar -10. Vai ser extremamente subexposta, mas se era essa a intenção, a foto estará correta.

Agora, se o seu objetivo era tirar uma fotografia clara e a imagem saiu escura, neste caso, podemos dizer que você errou a foto.

Por esse motivo, você precisa ter em mente exatamente o que você deseja fazer. Assim, você poderá controlar a quantidade de luz que você deseja na imagem pelo fotômetro.

Tipos de Fotometria nas Câmeras DSLR

Blog IpsisPro modos-fotometria O que é fotometria na fotografia? Aprenda a fotometrar e consiga imagens perfeitas

Para entender o que é fotometria, você precisa também conhecer os tipos de fotometria. As câmeras normalmente possuem 3 modos diferentes de medir a luz que chega no sensor: a medição central ou pontual, a parcial ou ponderada e a matricial. Veja abaixo como utilizar cada modo da melhor forma possível.

Medição Central ou Pontual

Quando a opção medição central é selecionada, o fotômetro dará ênfase na leitura da luz da área central da cena. A ferramenta não dará importância para as luzes que estiverem fora dessa região.

Quando usar?

Esse modo é ideal para ser usado quando você for fotografar retratos ou objetos que precisam ficar em destaque na cena.

Mesmo não dando tanta importância para a iluminação do fundo, o fotômetro conseguirá realizar uma medição que permita deixar o foco da imagem em perfeita harmonia com o cenário.

Medição Parcial ou Ponderada

Neste tipo de fotometria, a leitura de luz é realizada em uma área um pouco maior que apenas o centro da imagem. Neste modo, o restante do cenário fora da área principal também será desconsiderado.

Quando usar?

Esta função é perfeita para fotos em grupo, em que os elementos principais estão um pouco além do centro, mas não ocupam o quadro inteiro.

Neste caso, só é preciso tomar cuidado para que ninguém fique fora do campo de leitura da medição parcial. Caso alguém fique de fora, essa pessoa sairá com uma iluminação diferente do restante do grupo.

Medição Matricial

Neste modo, o fotômetro analisa o quadro inteiro da imagem. Ou seja, de toda luz que chega ao sensor, será feita uma média. A câmera apresentará, por meio do fotômetro, o que deve ser feito.

Se o seu fotômetro estiver no modo automático, será essa medição que ele irá realizar.

Quando usar?

Esta medição é ideal para fotos em ambientes bem iluminados, cujas fotos não terão muito contrastes.

No entanto, fique atento! Por ler a cena toda, sombras e luzes muito fortes podem confundir o sensor e desequilibrar a fotometria neste tipo de medição.

A princípio pode parecer confuso entender o que é fotometria e o que é fotometrar, mas com o treino e tempo, você vai se acostumar. Uma dica interessante para usar melhor o fotômetro embutido ou o fotômetro externo é ler o manual do seu equipamento. Assim, você conseguirá conhecer melhor a sua câmera e seu fotômetro e saberá exatamente os resultados que você irá obter em cada situação ou executando determinada ação.

Também é importante que você não se prenda ao fotômetro da sua câmera, já que ele também pode se enganar. Confie mais no seu feeling!

Dominando os conceitos sobre o que é fotometria e as técnicas para fotometrar, você conseguirá obter fotos mais perfeitas para seus fotolivros. Para garantir que seu álbum seja impresso com a mesma qualidade com a qual você fotografou, busque por gráficas com expertise em cor, como a IpsisPRO.

Além de garantir a qualidade em impressão e acabamento, também oferecemos suporte de fácil acesso. Contamos com os prazos e preços mais reduzidos do mercado!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades

Newsletter