o que é um fotolivro

O que é um fotolivro? Pra que serve? Veja como vender mais e fidelizar clientes com esse tipo de álbum

janeiro 14, 2019

COMPARTILHE

Já imaginou ter um livro ilustrado com as imagens dos melhores momentos da sua vida? O fotolivro não é apenas um álbum de fotografias.

Neste artigo, você vai descobrir o que é um fotolivro e todos os benefícios que ele poderá trazer para a sua vida.

O que é um fotolivro?

Fotolivro é um tipo particular de livro de fotografia, em que as imagens predominam e que o trabalho do fotógrafo, editor e designer gráfico contribuem para a construção de uma narrativa visual.

Na prática, o fotolivro é um modelo moderno de álbum fotográfico. Nele, ao invés de coladas, as fotos são impressas direto nas páginas e podem até receber uma cobertura transparente de proteção, que chamamos de laminação. A laminação aumenta a durabilidade do fotolivro.

As pessoas que gostam de montar álbuns com fotos impressas têm no fotolivro uma forma de personalizar suas recordações, já que seu charme é a possibilidade de juntar momentos de modo criativo. Além das fotos, é possível inserir figuras, tags, textos, entre outros elementos gráficos.

As pessoas contam suas histórias nesses livros, sejam elas histórias de amor, de viagens, fases da vida ou festas. Seu maior propósito é poder eternizar momentos especiais de maneira original, empregando personalidade em suas páginas.

Para entender o que é um fotolivro é preciso ir mais a fundo e saber que muitos até consideram os fotolivros como uma forma de arte autônoma, comparável a uma escultura, uma peça ou um filme.

Nos fotolivros, as fotografias perdem sua característica fotográfica individual e se tornam partes de um evento dramático chamado livro.

Qual a diferença entre álbum e fotolivro?

As duas principais diferenças entre o álbum tradicional e o fotolivro são: estilo e durabilidade.

Estilo

Diferentemente de um álbum de fotografia comum, um fotolivro possui muito mais opções de personalização e você pode montá-lo da maneira que achar melhor, incluindo máscaras, imagens de fundo, scrapbook e outros elementos gráficos.

Além disso, geralmente o álbum é impresso em papel fotográfico em processo químico, enquanto o fotolivro é impresso em papéis variados, diversas gramatura e com a opção de receber ou não uma laminação.

Blog IpsisPro o-que-é-fotolivro-3 O que é um fotolivro? Pra que serve? Veja como vender mais e fidelizar clientes com esse tipo de álbum

Durabilidade

Devido à diferença de materiais, o fotolivro é muito mais resistente e durável do que um álbum. Isso acontece porque o material utilizado para fabricá-lo tem uma qualidade muito superior. Além disso, as páginas do fotolivro podem ser mais maleáveis e alguns modelos não possuem divisórias.

Qualidade

Com os álbuns, é necessário colocar suas fotos em saquinhos e elas podem acabar caindo e sendo danificadas. Já o fotolivro tem as imagens impressas diretamente nas páginas, aumentando a maneabilidade e a segurança do material.

Modelos de fotolivro

Conheça alguns exemplos de fotolivros e suas especificações.

Fotolivro Panorâmico

No Fotolivro Panorâmico, a capa é dura, personalizada e pode ter laminação fosca ou com brilho. O dorso é quadrado e as páginas vincadas ao meio, possui abertura panorâmica 180º.

Normalmente, possui de 10 a 40 lâminas, com opções de verniz U.V; laminação fosca ou brilho e papéis fotográfico. No caso da IpsisPRO, possui papéis exclusivos como Pyramid que é ultra-fosco e texturizado e o papel Lustre, levemente perolizado.

Blog IpsisPro Fotolivro-prime-2-1024x683 O que é um fotolivro? Pra que serve? Veja como vender mais e fidelizar clientes com esse tipo de álbum

Fotolivro Clássico

No modelo Clássico, a capa dura é personalizada e laminada fosca ou com brilho. O dorso é quadrado e o álbum conta com fotos separadas ao meio, onde deve-se evitar o uso de fotos sangradas nas duas páginas.

O fotolivro desse modelo possui o mínimo de  20 páginas podendo chegar a no máximo 180 páginas, com verniz U.V. couché fosco ou brilho. E gramatura de 210 gr/m².

Blog IpsisPro fotolivro_classico_ipsispro O que é um fotolivro? Pra que serve? Veja como vender mais e fidelizar clientes com esse tipo de álbum

Revistas Grampeada e Brochuras

O modelo Revistas Grampeada é impresso em papel couché e é preso pelo centro com grampos. Ele possui de 20 a 52 páginas em múltiplos de 4. O papel utilizado é o miolo couché 150 gr/m².

Já a Revista Brochura, é colada no centro das páginas e tem o dorso quadrado. É impressa em papél couché brilho e 210gr/m².

Blog IpsisPro fotolivro-revista-plus-1024x683 O que é um fotolivro? Pra que serve? Veja como vender mais e fidelizar clientes com esse tipo de álbum

Para que serve um fotolivro

Agora que você já entendeu o que é um fotolivro, vamos te explicar para que ele serve.

Além de guardar memórias e contar histórias de pessoas comuns, os fotolivros são utilizados por fotógrafos, designers e até mesmo empresas como forma de divulgar o seu trabalho.

Fotolivro para Fotógrafos

Para os profissionais de fotografia, é uma ótima maneira de montar um portfólio físico criativo, já que é possível personalizá-lo da maneira que você quiser.

Além disso, os fotógrafos também podem oferecer como produto em casamentos, aniversários, 15 anos, ensaios new born, entre outros.

Fotolivro para Ilustradores

Assim como os fotógrafos, se você quer iniciar na ilustração ou já é um ilustrador, também pode utilizar o fotolivro de maneira profissional, reunindo suas ilustrações e apresentando de forma criativa seus desenhos.

O fotolivro irá contar sua história profissional, apresentar seu trabalho como arte e não deixar que o seu portfólio fique robótico, como muitos que vemos no meio digital.

Fotolivro para Designers

Assim como os profissionais anteriores, designers podem colocar suas principais artes em um fotolivro para apresentar um criativo portfólio físico.

O apelo visual é um dos recursos mais importantes para que o designer conquiste o contratante, exerça influência sobre ele e leve-o a contratá-lo.

Fotolivro para Empresas

O fotolivro é ideal para empresas que querem manter um arquivo fotográfico de sua história ou qualquer evento que tenha participado.

Ele também pode ser utilizado pela equipe comercial em ações promocionais, quando não houver a possibilidade de apresentar o produto fisicamente. Basta saber escolher boas imagens para incluir no material.

Por que fazer um fotolivro?

Guardar e compartilhar momentos inesquecíveis

O grande charme e sacada desse livro é a possibilidade de eternizar momentos e recordações de maneira totalmente criativa.

Não tem nada mais gostoso do que receber visitas em casa e poder mostrar as fotos de casamento, aniversário ou daquela viagem maravilhosa.

Mais segurança

Com o avanço da tecnologia, não temos mais o problema de “queimar” o filme, mas muitas pessoas acabam guardando as fotos em arquivos no computador ou cartão de memória e há o risco de que você as acabe perdendo.

Ter as fotos impressas em alta qualidade possibilita que você mantenha suas recordações intactas.

Como o fotógrafo pode fazer um fotolivro

Montar um álbum de fotografia personalizado não é um trabalho difícil. Na verdade, existem diversas ferramentas para te ajudar nesta tarefa. Desde softwares profissionais de edição até aplicativos online.

Defina o software ou site

Existem inúmeras opções quando se trata de softwares de edição. Desde os softwares profissionais mais abrangentes, como o Photoshop, até ferramentas específicas para a montagem dos fotolivros, como o IpsisPRO Designer.

A escolha da ferramenta, no final, depende das suas preferências. Encontre o que funciona melhor para você!

Defina o tema do fotolivro

O próximo passo para montar seu álbum de fotos é definir o tema e estética do produto. Essa escolha depende muito do tipo do fotolivro, do evento e das fotos que serão utilizadas.

Fotolivros para casamento normalmente utilizam temáticas mais clássicas e românticas. No caso de aniversários infantis, é essencial se atentar à temática do evento. Temáticas vintage são populares para vários tipos de fotolivro! Bússolas, navios e outras temáticas do gênero ficam lindas em fotolivros de viagens.

Deixe sua criatividade trabalhar! A temática é importantíssima e pode valorizar muito o produto. No entanto, cuidado para não desviar o foco das fotografias!

Blog IpsisPro o-que-é-fotolivro-7-1024x577 O que é um fotolivro? Pra que serve? Veja como vender mais e fidelizar clientes com esse tipo de álbum

 

Selecione as fotos para o fotolivro

Normalmente, nem todas as fotos de um ensaio serão utilizadas no fotolivro. Afinal, os layouts possuem espaço limitado. Para escolher as melhores fotos, leve alguns fatores em consideração.

A opinião do cliente é importantíssima! Você precisa usar as fotos preferidas dele. Também devem ser selecionadas fotos que representam os momentos mais importantes do evento a ser retratado.

É interessante utilizar fotos que possuam composições variadas, para que seja mais fácil diagramar.

Diagramação do fotolivro

Um dos elementos mais importantes do fotolivro é a diagramação. Afinal, é o layout único e apresentação diferenciada das fotos que define esse formato. Para não errar, confira as dicas que demos no post “O que é diagramação de fotos? Dicas para tornar seus fotolivros mágicos”.

Os clientes da IpsisPRO podem contar com o software IpsisPRO Designer para diagramar seus fotolivros. Uma das vantagens da ferramenta é a possibilidade de, ao finalizar, solicitar diretamente a impressão.

E o melhor de tudo: o software é gratuito! Nesse artigo aqui, te ensinamos o passo a passo de como diagramar por ele e todos os recursos disponíveis.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades

Newsletter