Obturador

Obturador: O famoso click da fotografia – Blog IpsisPRO

janeiro 6, 2021

COMPARTILHE

Sabe aquele click que ouvimos quando tiramos uma foto? Esse é o obturador, o assunto que vamos tratar hoje, afinal, ele é fundamental quando tratamos de fotografia. O obturador é como uma cortina dentro da câmera, que abre e fecha para a luz chegar ao sensor. Isso quer dizer que, quanto mais aberto, mais luz entrará e, consequentemente, mais clara será a foto. Já o contrário, quanto menos tempo, menos luz. Na fotografia de filme – algo que voltou à moda e que já falamos aqui – é o tempo que o filme é exposto à luz, já na digital é o período que o sensor “vê” a cena que será capturada.

O processo de captura funciona igual aos nossos olhos, com a imagem captada pelo globo ocular e depois decifrada pela retina, como o sensor da câmera dentro da gente. Vamos explicar: se você quer registrar um pulo, por exemplo, é preciso fazer registros com velocidades altas. Isso quer dizer que ele irá se abrir e fechar mais rapidamente para capturar apenas uma fração deste movimento. Nas fotos de longa exposição é o mesmo processo: o obturador fica aberto por um tempo maior para registrar o rastro das luzes ou elementos em movimento. Essas são aqueles tipos em que é possível “desenhar” com a luz. Ao abri-lo por mais tempo, um ponto de luz é movimentado diante da câmera. Por fim,  toda essa luminosidade passa pela câmera.

 

Blog IpsisPro Fotografia Obturador: O famoso click da fotografia - Blog IpsisPRO

 

Velocidade do obturador

Um dos ajustes mais comuns da câmera fotográfica é a velocidade do obturador, que tem relação com o tempo que ele ficará aberto, captando a luz e os movimentos da imagem. Ela é representada por uma fração, sempre com o número 1 em divisão. Aliás, ele representa um segundo completo e os números embaixo são aqueles que dividem o segundo. O que isso quer dizer? Que quanto maior o número de divisão, mais rápida é a velocidade de captura, garantindo menos luz e o congelamento dos movimentos da imagem, conforme falamos mais acima. E o contrário? Quanto menor o número de divisão, mais lenta é a velocidade, o que gera uma imagem com mais luminosidade e movimento.

Um exemplo comum no mundo da fotografia é o da bola de futebol: se você faz o registro com uma velocidade baixa, o sensor revelará um traço mostrando o movimento da bola. No entanto, se a velocidade é alta, a bola ficará congelada, fixando o momento na qual apertou o botão do obturador, resultando em uma imagem mais precisa.

Como usar cada velocidade?

A velocidade subdivide-se em três categorias:

Alta: O valor fica entre 1/250 e 1/8000 e representa uma abertura rápida do obturador. Isso quer dizer que a luminosidade é baixa, e usa-se mais em objetos em movimento.

Média: A velocidade varia entre 1/30 e 1/160 e servem para imagens que ficam entre as imagens congeladas e movimentos completos. Aqui tudo é mais equilibrado e bastante usado em ensaios fotográficos.

Lenta: Aqui o valor começa com 1/25 e podem ter muitos segundos, minutos e até horas. A cobertura é ampla de luminosidade e ela registra todo o movimento feito no intervalo programado. O cuidado é para que a imagem não fique tremida, por isso ela sempre precisa estar em uma base. Muita usada para registrar a natureza e o céu.

Para entender o obturador é preciso saber o que e como quer registrar. Tente calcular a luz e o movimento da sua imagem. Por fim, seja cuidadoso e experimente sempre.

 

Blog IpsisPro Obturador-01 Obturador: O famoso click da fotografia - Blog IpsisPRO

Enfim, espero que tenha curtido este conteúdo sobre o obturador *-* Mas fica aqui com a gente ainda, temos tantos conteúdos para mostrar a vocês 😀 Temos uma matéria ótima falando sobre foco na fotografia. Clica aqui para dar uma olhada.

Já conhece a IpsisPRO? Ainda não? Venha conhecer nosso site, temos fotolivros com qualidade e acabamento impecáveis, acesse nosso site 🙂

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades