parasol

Parasol [Por onde eu começo?]

junho 4, 2020

COMPARTILHE

A busca pela melhor fotografia deve ser uma constante na rotina de um fotógrafo. É preciso encontrar diferenciais e conhecer os diversos recursos disponíveis no mercado para que sua carreira seja exitosa. E sabemos que sempre há equipamentos que ajudarão a melhorar o seu dia a dia no trabalho. Por exemplo: você já ouviu falar do parasol?

O que é e para que serve?

O parasol nada mais é do que um acessório localizado na extremidade da objetiva que tem como função bloquear feixes de luzes que prejudicam a qualidade da fotografia, evitando as refrações que causam distorções cromáticas nas imagens. Ou seja, ele ajuda quando existe alguma fonte de iluminação desnecessária ou indesejada no resultado da imagem, absorvendo a luz e tirando aquelas manchinhas (seja de ambiente natural ou artificial) que têm diversos formatos – redondos, pentágonos, heptágonos, etc –, e que são chamadas de flare – mancha mais definida – ou glare – grande mancha sem definição que torna a fotografia menos contrastada.

Há no mercado hoje diversos modelos de parasol, cada um desenhado exclusivamente para ser usado com uma objetiva. São três tipos diferentes: cilíndricos, cônicos ou retangular e flor ou pétala. Os cilíndricos são indicados para lentes teleobjetivas de distância focal variável e podem ser maiores e mais longos. Já os cônicos podem ser usados em lentes normais, mas são mais difíceis de achar. E, por fim, os de formato de flor devem ser usados com lentes grandes angulares e possui quatro abas, duas menores e duas maiores. Nesse caso, existe uma forma correta de conectá-lo à objetiva e há uma posição ideal para usá-lo, para que ele não atrapalhe as fotos: as abas maiores devem ficar na horizontal.

Outra grande utilidade do parasol é a segurança que proporciona. Ele protege a lente de danos físicos, principalmente na parte da frente, que fica bastante exposta. Em grandes eventos e com muitas pessoas, ele se torna essencial caso alguém esbarre em sua câmera e cause um grande prejuízo. Também protege de poeira, areia e neve; e respingos de água ou maresia, deixando você trabalhar sem se preocupar com avarias.

E aí, o que achou? Que tal utilizar o parasol para dar qualidade e segurança ao seu trabalho?

Por enquanto é isso. Até a próxima!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades