A força de uma boa persuasão

Persuasão em Marketing: A força de um bom convencimento

setembro 2, 2021

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Primeiramente, vamos buscar entender o que significa persuasão. O ato de persuadir, segundo o dicionário, quer dizer: levar (alguém ou a si mesmo) a acreditar, a aceitar ou a decidir (sobre algo); convencer (-se). E isso fazemos o tempo todo, principalmente na nossa profissão.

É preciso convencer – e provar, claro! – que o nosso trabalho é bom, que o cliente precisa fechar com gente e não com outro, que vale a pena investir o seu dinheiro, que é importante ter essa recordação e muito mais. Ufa! São muitos motivos para trabalhar a persuasão na profissão e na vida.

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O diálogo é essencial para convencer seus clientes.

No trabalho, a persuasão obedece alguns passos: primeiro convencemos o cliente de que o produto/serviço é o que ele precisa; em seguida, no preço; e, para finalizar, a qualidade do trabalho. Essa não é uma regra fechada, mas é o que normalmente acontece.

Aliás, nesse processo, é preciso ter cuidado, segurança, usar as palavras certas e ter uma boa linguagem corporal tornando-se eficazes. Enfim, algumas técnicas ajudam bastante no processo de convencimento e há inúmeros livros e lições que podem te orientar.

Separamos alguns conselhos que serão essenciais para você na hora de persuadir um cliente. Vamos a eles:

Tenha (e use) a inteligência emocional

É fundamental que tenhamos uma maneira de reconhecer, entender e gerir as emoções. Aliás, uma maneira de demonstrar sua inteligência emocional é ter consciência social das emoções e sentimentos das pessoas com quem você está lidando.

Isso ajuda você a sentir empatia e a mostrar que você vê de onde eles estão vindo, ajudando a construir um relacionamento e um vínculo mais forte, que são elementos essenciais no processo de persuasão.

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A Inteligência Emocional também é importante durante uma persuasão

Faça contato pessoal durante a persuasão

Sabemos que estamos no meio de uma pandemia, mas se puder e seguindo todas as recomendações sanitárias (uso de máscara, álcool em gel e um distanciamento), marque uma reunião presencial (e sempre perguntando se o cliente sente-se à vontade para o encontro).

Por mais que vocês troquem e-mails e mensagens por WhatsApp, um encontro é sempre melhor para conversar com o cliente e convencê-lo a fechar um trabalho. Não há nada que substitua o olho no olho. O contato humano é sempre mais eficaz.

Escute o seu cliente

Falar para persuadir é bom, mas ouvir é melhor ainda. Ser um bom ouvinte é meio caminho andado para fechar um negócio. Descubra o que ele está precisando, ouça as suas ideias e qual o objetivo. À medida que ele for falando, você vai dando as soluções. Esclareça suas dúvidas, desconstrua os obstáculos que possam haver. Por fim, mostre-se forte e que você está ali para solucionar, para atendê-lo.

Uma boa persuasão exige calma

Não seja apressado, faça tudo no tempo e medida certos. Fale devagar, passe segurança. O falar no tempo certo é fundamental, já que quando você fala rapidamente pode passar uma insegurança ou algo suspeito. Se falar devagar, pode parecer menos inteligente ou pedante. Então procure imprimir uma velocidade ideal. Não fique nervoso, afinal, ninguém conhece mais o seu trabalho do que você mesmo, certo?

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Uma persuasão exige calma e paciência.

Negocie e seja flexível

Ouça bastante e atenda a necessidade do seu cliente. Não seja inflexível, algo como “é isso e pronto!”. Isso é péssimo. É muito importante que você satisfaça também a vontade do cliente. Avalie preços, prazos, locais, tempo… Tudo isso é importante na hora da persuasão e negociação.

Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo sobre a persuação. Comente abaixo o que achou! Aliás, você sabia que um bom site também pode servir de atrativo para trazer uma boa clientela? Acesse nosso post sobre site responsivo!

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