Pixel na fotografia

Pixel na fotografia: O que você precisa saber

novembro 18, 2020

COMPARTILHE

Toda vez que falamos de algo digital, uma palavra vem sempre acompanhada, inclusive no mundo fotográfico: o pixel na fotografia. Você sabe do que se trata? Quando compramos uma câmera, por exemplo, vem sempre acompanhada o termo “megapixels”. O que você deve entender logo de cara é que quanto mais pixels, maior a qualidade de uma imagem. Essa é a primeira lição. Nesse post, vamos tirar todas as dúvidas que podem surgir quando alguém falar disso.

Blog IpsisPro Pixels-1 Pixel na fotografia: O que você precisa saber

Mas afinal de contas, o que é pixel?

Para começar, vamos explicar o que significa a palavra pixel: é a junção das palavras PICture e Element, em inglês, que significam imagem e elemento, ou seja, elemento de imagem. Um pixel é a menor unidade que compõe uma imagem, seja de uma foto ou um frame (quadro) de um vídeo, e está presente em filmes, animações e capturas fotográficas, assim como nas telas de TVs, monitores, smartphones e sensores de câmeras.

Na fotografia, os pixels são pedacinhos pequenos que servem para formar a imagem. Isso quer dizer que quanto mais pixels, melhor a sua qualidade. E o que é megapixels? É a unidade de medida que apresenta o número total de pixels que se encontram em determinada imagem. Por exemplo: se sua câmera gera uma imagem de 1024×768 pixels, essa é resolução dela. Você também pode avaliar essa medida por meio do DPI – pontos de polegada, na sigla em inglês – para usar em impressões ou artes gráficas (aqui o ideal é que elas tenham pelo menos 300 DPI). Para não esquecer nunca, vários sites especializados usam esses exemplos:

– Uma máquina fotográfica com 2MP consegue captar uma imagem de 2 milhões de pixels.

– Uma máquina fotográfica com 0,5MP consegue captar uma imagem com 500 mil pixels.

Blog IpsisPro Pixels-2 Pixel na fotografia: O que você precisa saber

Como transformo outras medidas em pixels?

Algumas medidas podem ajudar na hora de enviar sua foto para impressão. Funciona assim:

10cm x 15cm – 1260×840 pixels

13cm x 18cm – 1470×1050 pixels

15cm x 21 cm – 1764×1260 pixels

20cm x 25cm – 2100×1680 pixels

Isso quer dizer que você tem sempre que levar em conta a quantidade de pixels que suas fotos têm para fazer bons registros, principalmente se você vai imprimi-las. A qualidade aqui tem a ver com a maior quantidade de pixels possível, como já falamos acima. Por isso, fique atento: em caso de tentar imprimir uma imagem com uma resolução VGA, por exemplo, que apresenta somente 0.3 megapixels, sua foto deverá ter 5,4X4 cm para não distorcer.

Agora que você já sabe tudo sobre o pixel na fotografia, temos certeza que você nunca mais se surpreenderá como uma foto distorcida ao imprimi-la, não é mesmo?

Blog IpsisPro Pixels-3 Pixel na fotografia: O que você precisa saber

Por hoje é só pessoal, espero que tenha curtido este conteúdo!! Não esqueça de olhar também nossos outros conteúdos. Temos uma matéria ótima sobre foco na fotografia. Vem dar uma olhadinha *-*

Não esqueça de acessar o nosso site também! Tem tantos fotolivros lindos que combinam com você, e um software de diagramação maravilhoso. Tenho certeza que você irá amar 😀

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades