plano de negócio

Que tal montar um plano de negócio? A gente te ensina como fazer

julho 22, 2020

COMPARTILHE

Vivemos tempos difíceis por conta da pandemia do novo coronavírus e agora é preciso ter uma visão mais profissional para se destacar no mercado. Aos poucos, a rotina está sendo retomada e, em breve, voltaremos a poder ampliar a nossa atuação e fotografar eventos menores – nada comparado com o que tínhamos antes da Covid-19. Então que tal investir na área e se profissionalizar? Independente da sua área de atuação, é muito importante pensar em um plano de negócio. A partir dele, você poderá gerir a sua empresa com mais segurança e de forma sustentável.

Você sabe o que é um plano de negócio? A gente explica: é um documento onde você detalhará tudo que envolve o seu empreendimento, cuja intenção é avaliar a sua viabilidade, assim como metas a curto, médio e longo prazo, conhecer seus principais concorrentes, definir ações e estratégias e outros pontos para uma gestão. O plano é fundamental não só para quem está começando, mas também para quem já tem um negócio, precisa analisar a sua empresa e se destacar no mercado com a reabertura das atividades. Ele é ideal também para que você planeje o seu caixa.

Os especialistas indicam alguns pontos principais para a elaboração do plano de negócio de um estúdio fotográfico. Confira:

Missão, visão e valores

Primeiramente, você vai começar a pensar a sua empresa. Defina esses três itens: A missão é o que você irá oferecer à sociedade, quais os benefícios para as pessoas. A visão é o seu sonho, o que você pretende alcançar. Por fim, os valores são tudo que a empresa acredita.

 

Blog IpsisPro 01-1024x1024 Que tal montar um plano de negócio? A gente te ensina como fazer

 

Público-alvo

Você irá definir quem irá procurar o seu trabalho, entender quem são e suas intenções. A princípio, busque saber o que eles querem, seus gostos, preços, qualidade, entre outros. Faça um raio-X preciso de quem você quer atingir.

 

Blog IpsisPro 02 Que tal montar um plano de negócio? A gente te ensina como fazer

 

Análise de mercado

Aqui serão definidos o nicho de atuação e o potencial do negócio. Lembre-se: só será lucrativo se você escolher um bom mercado. Defina aqui qual estilo fotográfico, demanda, quais os possíveis parceiros, entre outros.

Marketing

Já analisou bem o mercado? Agora é hora de traçar planos para atrair esse público. Hoje, mais do que nunca, uma boa ação de marketing é capaz de tornar o seu negócio um sucesso. Pense em canais que possam atrair clientes, desde TV, sites, blogs, sem esquecer das redes sociais.

 

Blog IpsisPro 03 Que tal montar um plano de negócio? A gente te ensina como fazer

 

Análise da concorrência

Esse é um ponto muito importante. Afinal, será avaliado quem são seus concorrentes diretos e indiretos. Veja quanto tempo estão no mercado, os diferenciais, o que falam sobre ele… É muito importante conhecê-los.

Plano financeiro

Por fim, essa parte é fundamental para você saber quanto irá precisar para abrir seu negócio e mantê-lo. A princípio, faça um levantamento de quanto precisará investir em equipamentos, os custos fixos do negócio, capital de giro, se precisará pagar funcionários. Todo esse levantamento é muito importante para manter as contas em dia e a saúde do negócio.

Blog IpsisPro 04 Que tal montar um plano de negócio? A gente te ensina como fazer

Com essas dicas ficou mais fácil montar e/ou dar um up no seu negócio! Boa sorte!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades