Sessao Fotografica Quanto cobrar

Sessão Fotográfica: Quanto cobrar?

março 24, 2021

COMPARTILHE

Definir preço para a força de trabalho não é tarefa fácil. Muitos profissionais, principalmente os liberais como os fotógrafos, acham muito difícil achar aquele valor ideal para fazer uma sessão fotográfica e se sentirem bem recompensados. Geralmente, o que acontece, é uma análise do mercado e conversas com colegas de profissão para achar um preço justo.

Para chegar a isso, é preciso analisar tudo que envolve uma sessão fotográfica, como equipamentos, horas de trabalho, número de fotos, tratamento e muito mais. Vamos sugerir alguns valores para que você tenha uma média.

Primeiramente, antes de definir o preço do seu trabalho, é bom levar em consideração um ponto bem importante: os seus custos fixos, que são os valores que você paga para trabalhar mensalmente, o que você gasta tendo clientes ou não, como:

-Equipamentos fotográficos e depreciação;

-Despesas de água, luz, telefone, aluguel (caso você loque uma sala ou estúdio);

-Cursos e atualizações; encargos e impostos;

-Hospedagem do site e verbas de marketing;

-Entre outros.

O valor que você cobra precisa cobrir, no mínimo, esses custos.

 

Blog IpsisPro Fotografo-tirando-foto Sessão Fotográfica: Quanto cobrar?

 

O Preço da Sessão Fotográfica

 

É muito comum que os fotógrafos de ensaio cobrem por pacote fechado e, raramente, por hora. O preço vai depender muito da fotografia, do tipo de ensaio, do local onde serão os cliques, a duração, os equipamentos utilizados, os acessórios, entre outros fatores.

Sempre leve em consideração se a sessão fotográfica será simples ou sofisticado, curto ou de longa duração, se irá exigir algum esforço a mais de você. Essas variantes são fundamentais para se chegar a um valor justo.

 

Blog IpsisPro Processo-de-edicao-das-fotos Sessão Fotográfica: Quanto cobrar?

 

E como saber isso? Conversando com o cliente. Tenha um bate-papo franco, transparente, explore as ideias do fotografado e exponha aquilo que você tem de melhor. Jogue suas ideias. Aliás, é muito comum que os fotógrafos tenham boas sugestões para sessões fotográficas, que pensem “fora da caixa”.

Um bom briefing pode ajudar na hora de construir o ensaio e pensar no valor a ser cobrado. Por fim, se ele quiser um álbum, inclua também no valor a ser cobrado.

 

Blog IpsisPro Sessao-fotografica Sessão Fotográfica: Quanto cobrar?

 

Como Eu Posso Definir Quanto Cobrar Do Cliente?

 

Veja também se você precisa se deslocar, porque isso também fará parte do orçamento. Nessa conversa é importante explorar também a quantidade mínima de fotografias que terá que fazer tratamento nas imagens. É fundamental que ele saiba o que vai receber, a quantidade exata e que as extras serão… EXTRAS! Se ele quiser mais fotos além do combinado, terá que pagar por elas.

Você também precisa sempre estar de olho no mercado. Converse com outros profissionais, faça orçamentos de sessões fotográficas em tempos em tempos, analise bem o seu nicho, só assim você conseguirá ter uma média de valor justo a ser comprado.

Estamos sempre falando de “justo” porque é isso que deve ser levado em conta: um valor que seja bom para você, que cubra o seu trabalho, e que agrade também o cliente. Agora você está pronto para oferecer seu trabalho por um bom preço.

 

Blog IpsisPro Fotografo-tirando-foto-02 Sessão Fotográfica: Quanto cobrar?

 

Enfim, esperamos que tenha curtido o nosso conteúdo sobre sessão fotográfica. Sabe como exportar fotos em alta no lightroom? Clique aqui pra ver nosso post sobre esse tema :).

Acesse nosso site para conferir nossos produtos. Baixe nosso software e faça os melhores álbuns. Além disso, ao se cadastrar, você ganha 20% de desconto no primeiro pedido. Corre lá!

Siga-nos nas redes sociais:

IpsisPRO – Instagram | Facebook | Pinterest  | Twitter

IpsisPUB – Instagram

Fotografos Online – Instagram

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades