Robert Capa

Robert Capa [Grandes Nomes da Fotografia] – Blog IpsisPRO

novembro 25, 2020

COMPARTILHE

Fotógrafo de guerra por excelência

Você já se imaginou fotografando no meio de uma guerra? Parece algo que poucos topariam, mas saiba que em diversos conflitos armados da primeira metade do século XX, um fotógrafo se destacou por suas imagens fortes, precisas e, claro, muita coragem: o húngaro Robert Capa, que fez registros da Guerra Civil Espanhola, Guerra da Indochina, Segunda Guerra Mundial, guerras do mundo árabe, entre outras. Suas fotos eternizaram momentos que, mesmo tristes, foram fundamentais para entender o que se passava. Seu interesse em política, cultura e em estudos marxistas motivaram a escolha por esse tipo de fotografia.

O início da carreira de Robert Capa

Robert Capa, cujo nome de batismo é Endre Ernõ Friedmann, nasceu em Budapeste em 1913 em uma família judia, e teve de fugir dos nazistas para Berlim e depois para Paris. Em 1931, iniciou sua carreira como fotógrafo profissional e, dessa época, há registros seus do revolucionário e intelectual russo, Leon Trótski, durante um congresso em Copenhague, na Dinamarca. No entanto, com os nazistas perseguindo cada vez mais os judeus, Endre troca de nome e transforma-se em Robert Capa, personalidade criada por ele e por sua namorada, a também fotógrafa e jornalista, Gerda Taro. Aliás, eu primeiro registro de guerra foi a Guerra Civil Espanhola, quando Gerda morreu atropelada acidentalmente por um tanque de guerra.

Mesmo enfrentando a perda, Capa não desistiu e continuou fotografando. Aliás, uma de suas fotografias mais famosas e mais importante do século XX foi tirada nesta época: “morte de um miliciano” ou “o Soldado caído” – que mostra um soldado sendo atingido por uma rajada de metralhadora –, publicada pela revista Time, no ano seguinte. Em 1939, foi para os EUA e fez vários contatos com jornalistas, fotógrafos e escritores que o ajudaram a conseguir vários bons trabalhos. Na Segunda Guerra Mundial, se destacou pela sua coragem e ambição – mas também seus medos e motivações. Tudo isso está registrado no livro Slightly Out of Focus (Ligeiramente Fora de Foco).

Blog IpsisPro Robert-Capa-01 Robert Capa [Grandes Nomes da Fotografia] - Blog IpsisPRO

Perfeição desfocada

No dia 6 de junho de 1944, Robert Capa participou do desembarque da Normandia, o Dia D. Aliás, foi quando ganhou a reputação de fotógrafo de guerra mais famoso do mundo. Ele foi o único fotojornalista a desembarcar com os soldados americanos durante a invasão. Desse momento, ele tirou 11 fotos e, mesmo com as imagens tremidas e fora de foco, está na memória coletiva de muitos que viram esses registros, pois suas imagens percorreram o mundo. Após vários anos, muitos contestam a narrativa contada até hoje sobre a criação das imagens do Dia D e é parcialmente colocada em xeque, mas isso é outra história.

Para o biógrafo de Capa, Alex Kershaw, as dúvidas em torno da criação das fotos de Robert não mudam nada. “Elas são as melhores fotos do Dia D e foram reais. Elas são fantásticas”, disse Kershaw à DW. Em outras palavras para o escritor, isso não muda o fato de que Robert Capa é um dos mais famosos fotógrafos de guerra do mundo. “Ele foi um grande artista e fotógrafo”, diz Kershaw, uma “estrela do rock” de sua época.

O destino de Robert Capa

Logo após a Segunda Guerra Mundial, ao lado dos fotógrafos Henri Cartier-Bresson, David Seymour (Chim) e George Rodger, Capa fundou a agência fotográfica Magnum – até hoje uma das mais renomadas do mundo. Em maio de 1954, com 40 anos, Robert Capa acompanhou uma unidade francesa em ação contra os soldados vietnamitas comunistas. Após ter pisado em uma mina, acabou ficando mortalmente ferido. O amor pela fotografia permaneceu até nesse momento, pois contam que ele estava segurando firmemente a sua inseparável câmera.

Não há como questionar o amor que Capa nutria pela fotografia. É dele uma das mais famosas frases sobre a arte: “se suas fotos não estão boas o suficiente, você não está perto o suficiente”.

 

Blog IpsisPro Robert-01 Robert Capa [Grandes Nomes da Fotografia] - Blog IpsisPRO

Blog IpsisPro Robert-02 Robert Capa [Grandes Nomes da Fotografia] - Blog IpsisPRO

Blog IpsisPro Robert-03 Robert Capa [Grandes Nomes da Fotografia] - Blog IpsisPRO

Blog IpsisPro Robert-05 Robert Capa [Grandes Nomes da Fotografia] - Blog IpsisPRO

 

Enfim, esperamos que tenha curtido nosso conteúdo sobre este grande fotógrafo. Também já falamos de outros fotógrafos! Já leu nosso conteúdo sobre o Araquém Alcântara? Vem aqui dar uma olhadinha *-*.

Por fim, já viu também nossa linha de fotolivros? Não? Vem ver, tenho certeza que você irá amar 🙂 Clica aqui pra ver os produtos IpsisPRO

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades