selo licenciavel google

Google Imagens insere selo licenciável para ajudar fotógrafos a vender

setembro 16, 2020

COMPARTILHE

Em tempos de crise, causada pela pandemia do novo coronavírus, o Google Imagens traz uma boa notícia para os profissionais da fotografia. Está em teste um novo recurso que adiciona um selo de “Licenciável” nas fotos. Isso servirá para ajudar os fotógrafos, editores ou artistas a venderem suas fotografias por meio dos resultados da pesquisa. Com isso, há a possibilidade de garantir um dinheiro extra com seus cliques.

Como funciona?

Blog IpsisPro licensable-images Google Imagens insere selo licenciável para ajudar fotógrafos a vender

Testado desde fevereiro, o novo recurso será um aviso aos pesquisadores que a imagem possui direito autoral e que está disponível para venda. Ao clicar no selo aparecem mais detalhes de como a fotografia pode ser licenciada. Para isso, é preciso que você adicione as informações de licenciamento em todas as fotos de seu site. Dessa forma, automaticamente, o Google Imagens irá mostrar o selo na miniatura das fotos nos resultados da pesquisa.

O usuário também pode filtrar as fotos por “licenses Creative Commons” para imagens menos restritas ou “Commercial & Other licenses” para imagens especificamente comerciais. “Acreditamos que este é um passo para ajudar as pessoas a entender melhor a origem do conteúdo que procuram no Google Imagens e como podem usá-lo com responsabilidade”, afirmou a empresa em um comunicado. Um dos colaboradores para o desenvolvimento da atualização foi o banco de imagens Shutterslock, já que o Google demonstrou seu compromisso em apoiar o ecossistema de criação de conteúdo.

Blog IpsisPro google-imagens-selo-licenciavel Google Imagens insere selo licenciável para ajudar fotógrafos a vender

E quando começa?

O recurso ainda não está oficialmente disponível, mas o Google já permite e orienta os interessados como adicionar as informações de licenciamento para fotos por meio de metadados. Dessa forma, o mecanismo de busca localizará as fotos a partir do momento que a ferramenta for lançada. Empresas de hospedagem de fotos ficaram animadas como o novo recurso. Então, se você deseja que suas fotos exibam o selo “Licenciável” no Google Imagens quando o recurso for disponibilizado, já comece a adicionar os dados de licenciamento em todas as fotos do seu site.

Fonte: IphotoChannel e Olhar Digital

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades