técnicas avançadas de fotografia

6 técnicas avançadas de fotografia para você criar um toque pessoal em suas fotos

maio 20, 2019

COMPARTILHE

Em qualquer profissão, é fácil automatizar nosso trabalho e passar a fazer sempre mais do mesmo. Por isso, precisamos sempre estar nos atualizando e aprendendo coisas novas. Neste artigo, trouxemos técnicas avançadas de fotografia para tentar te ajudar capturar imagens diferentes, mesmo fotografando as mesmas coisas.

Esses truques irão te ajudar a construir a composição ideal, te despertando um novo olhar. Tenho certeza que inovando na sua fotografia, você só tende a crescer e conquistar novos clientes.

Técnicas avançadas de fotografia

1) Dupla Exposição

Às vezes, nos deparamos com imagens muito inovadoras, que parecem ter sido editadas no Photoshop, mas na realidade foram capturadas exatamente daquele jeito. Esse é o caso do efeito da dupla exposição.

A imagem final da dupla exposição é exatamente o que o nome diz: a sobreposição de duas ou mais fotos em uma só.

Essa é uma técnica antiga que era muito utilizada na época das câmeras analógicas. Por um tempo, elas pararam de ser reproduzidas porque as câmeras digitais não permitiam que esse efeito fosse realizado.

No entanto, os novos modelos de câmeras profissionais deram uma repaginada e apostaram na função de múltipla exposição.

Antigamente, para fazer esse efeito, bastava reutilizar um filme para gravar novos cliques em cima. Já as câmeras atuais buscam pontos com luminosidade baixa na foto e os substitui com outras imagens do conjunto.

Como fazer

Para fazer esse efeito é preciso que a câmera que você vá utilizar para fazer a foto tenha a função de múltipla exposição. Se ela não tiver essa funcionalidade, aí só será possível reproduzir esse efeito por meio de edição ou utilizando uma câmera analógica.

Veja o passo a passo:

Passo 1: Tire a primeira foto que será utilizada como fundo. O ideal é que o objeto principal seja fotografado em um local extremamente iluminado. Assim, a imagem ficará super clara e apenas os pontos mais escuros serão substituídos pelas fotos seguintes.

Passo 2: Ative a função múltipla exposição para selecionar a imagem que irá se misturar com a sua primeira foto. Lembre-se que a segunda e as demais fotos irão precisar ter uma composição balanceada de forma que elas possam ocupar devidamente os espaços incompletos da primeira foto.

Blog IpsisPro dupla-exposição 6 técnicas avançadas de fotografia para você criar um toque pessoal em suas fotos

Foto: Neyson Costa

2) Criando com o light paiting

Outra técnica avançada de fotografia é o light painting. No entanto, antes de aprender a fazer esse efeito, você precisa saber usar a longa exposição, porque uma depende da outra.

Na longa exposição, o obturador é programado para abrir e fechar após alguns segundos, mais lentamente que o normal.

Para realizar a técnica, você pode conferir a fotometria pela própria câmera e ajustar o tempo de exposição para um bom resultado. Veja mais detalhes de como executá-la no artigo sobre técnicas de fotografia para iniciantes.

Como fazer

A base do light painting é a longa exposição. Enquanto a câmera está captando a imagem em longa exposição, o fotógrafo usa luzes, normalmente coloridas, para criar a imagem final. Lembre-se que esse tipo de efeito só é possível fazer em locais muito escuros.

Veja o passo a passo:

Passo 1: Tenha um tripé. Ele é um acessório obrigatório já que é praticamente impossível manter a câmera na mesma posição por segundos usando as mãos.

Passo 2: Regule o obturador da sua câmera para um tempo acima de 20 segundos. A abertura da objetiva deve estar em torno de f/3.2. Use essas configurações apenas como parâmetro. As câmeras são diferentes. O ideal é que você faça testes com tempos e aberturas diferentes até encontrar os valores ideias da sua câmera e lente para esse tipo de imagem.

Passo 3: Ajuste o ISO para obter a fotometria correta. Se você ainda não entende muito bem sobre fotometria, aprenda tudo no artigo “O que é fotometria na fotografia?”.

Passo 4: Faça desenhos com uma luz ou mais nos locais que deseja revelar. Você também pode criar formas na frente da sua câmera. Todos os pontos de luz serão revelados enquanto a câmera estiver com o obturador aberto.

Blog IpsisPro lightpainting 6 técnicas avançadas de fotografia para você criar um toque pessoal em suas fotos

Foto: CC Rafoto

3) Free lensing

Uma das técnicas avançadas de fotografia é o free lensing, lente livre em tradução direta. Esse efeito permite que o objeto mais próximo seja isolado do restante da cena. Para fazer o free lensing você poderá usar uma lente simples de 50mm. Aprenda tudo sobre lentes fotográficas.

Como fazer

Passo 1: Coloque o foco da sua câmera na maior distância possível.

Passo 2: Desenrosque a lente da baioneta da sua câmera e deixe-a levemente desencostada.

Quando você começar a praticar esse efeito, provavelmente vai achar um pouco complicado, mas logo você pegará o jeito. Teste novos posicionamentos da lente na frente da câmera e divirta-se!

Mas fique atento: as câmeras e as lentes não são projetadas para esse uso, por isso é preciso tomar alguns cuidados. Evite ambientes com vento e seja rápido enquanto a câmera estiver aberta. Qualquer grão de areia pode sujar o sensor que capta as imagens. Também é importante tomar cuidado para não derrubar a lente.

Blog IpsisPro free-lensing-1024x576 6 técnicas avançadas de fotografia para você criar um toque pessoal em suas fotos

4) Melhor nitidez

Existem diversas formas de melhorar a nitidez de uma imagem. Se você já tentou todas as maneiras básicas para que sua foto fique mais nítida, mas ainda não está satisfeito com o resultado, tente usar o método de bloquear o levantamento do espelho. Isso irá evitar pequenas trepidações, o que irá influenciar na nitidez da sua imagem.

No entanto, ao bloquear o espelho, você não vai conseguir ver a foto na hora do clique. Por isso, você deve fazer o foco antes de bloqueá-lo.

Quando o espelho está levantado, a imagem vem diretamente para o sensor da câmera. Quando o espelho está abaixado, a imagem bate no espelho e triangula no pentaprisma do visor óptico para que você consiga ver o que está acontecendo. Por isso que ao fazer o bloqueio do espelho, você não conseguirá ver a imagem.

5) Use um pequeno espelho para fotografar

Você já tentou fotografar usando um pequeno espelho bem próximo da sua lente? Ele irá refletir o cenário para o qual ele estiver apontado para dentro da sua fotografia. O efeito dessa técnica avançada de fotografia é muito divertido e torna qualquer assunto mais interessante. O truque é ir movimentando o espelho para ir encaixando a imagem refletida na cena a sua frente.

Blog IpsisPro espelho 6 técnicas avançadas de fotografia para você criar um toque pessoal em suas fotos

6) Soft focus

Existe uma técnica muito simples para imitar um cenário de sonho, mas que é muito pouco explorada e se baseia em baforada. É isso mesmo! Dar uma baforada nas margens da frente da lente cria um efeito chamado soft focus ou foco suave. A foto captada na sequência fica com aparência de neblina, transforma-a em um cenário que remete ao sonho.

Conhecendo as técnicas avançadas de fotografia e até mesmo as básicas é possível fazer fotos incríveis. Mas na verdade elas existem para te ajudar a criar uma identidade em suas fotografias. Você precisa desenvolver uma linguagem que seja só sua, quebre as regras e seja original!

Aplicando as dicas que demos nesse artigo e usando a sua imaginação, você pode inventar as suas próprias interferências para suas fotos. Crie um toque pessoal para a sua fotografia!

E na hora de imprimir seus fotolivros, já sabe, né?! Qualidade e bom preço você só encontra na IpsisPRO. Conheça nosso trabalho!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades

Newsletter